You are on page 1of 37

Poluio Ambiental gua, Solo e Ar

Professor Plnio Lima

POLUIO Por poluio entende-se a introduo pelo homem, direta ou indiretamente de substncias ou energia no ambiente, provocando um efeito negativo no seu equilbrio, causando assim danos na sade humana, nos seres vivos e no ecossistema ali presente

Todo tipo de interferncia do homem causa danos ao meio ambiente

Tipos de poluio: 1. Ar 2. gua 3. Solo

Poluio do AR

Caractersticas da atmosfera

A atmosfera constituda de vrios componentes (gases) que so responsveis pela manuteno da vida na terra.

Constituda em quase sua totalidade de gases, poeiras e organismos vivos etc. Compondo assim o que chamamos de AR.

Poluio do AR

Entende-se por poluio do ar como sendo:


Modificaes sofridas pela atmosfera natural, que possam, direta ou indiretamente, causar prejuzos;

Criando condies nocivas a sade, segurana e bem-estar;


Prejuzos fauna e a flora, bem como a todos os recursos naturais.

Tipos de poluio do ar

NATURAL

ANTROPOGENICA

Fontes de poluio do ar

Naturais
As atividades humanas so responsveis por grande parte do dano que feito atmosfera, no entanto muitas situaes de poluio tm causas naturais. Vulces as erupes vulcnicas lanam para a atmosfera grandes quantidades de poeiras e cinzas, bem como enxofre e cloro. Plen as plantas produzem grandes quantidades de plen que so responsveis

por alergias e outros problemas de sade.


Tempestade de areia lanam areia e p a grandes distncias, colocando uma enorme quantidade de partculas na atmosfera. Incndios florestais responsveis pela emisso de monxido e dixido de carbono, bem como fumos e cinzas. Atividade de plantas e animais emisso de metano.

Antropogenicas
Apesar de existir poluio do ar com causas naturais, o Homem o grande causador de poluio atmosfrica e quem produz os poluentes mais perigosos.

As principais fontes de poluio so:


Fontes estacionrias Centrais termoeltricas, fbricas, incineradoras, etc. Fontes mveis Meios de transporte. Incndios florestais controlados ou outros causados pelo Homem. Queima domstica de lenha, carvo, gasleo ou outros combustveis para cozinhar ou para aquecimento.

Substancias volteis libertadas de tintas, vernizes, solventes, revestimentos,


eletrodomsticos, aerossis. Resduos em aterro libertam metano. Atividades militares liberam substncias radioativas e gases txicos.

Ilhas de calor "Ilha de calor urbana (ICU) um fenmeno presente nas reas urbanas e quer dizer a presena de temperaturas maiores do que as temperaturas encontradas fora da cidade. A ICU ocorre devido presena de construes na cidade, cujo prottipo a estrutura area conhecida por cnions urbanos, que significa o ato de construir barreiras de edifcios, bloqueando a passagem de brisas. A superfcie urbana apresenta particularidades em relao capacidade trmica e densidade dos materiais utilizados: asfalto, concreto, telhas, solo exposto, presena de vegetao nos parques, ruas, avenidas, bulevares; tambm alteraes impermeabilizao da superfcie etc. O efeito da poluio atmosfrica constituda de partculas e de gases tambm toma parte nas alteraes locais associadas s ilhas de calor urbanas. Uma srie enorme de reaes qumicas podem ocorrer, notavelmente as reaes fotoqumicas e as reaes envolvendo gua, sulfatos e nitratos e radiao ultravioleta associada formao do oznio;

ILHAS DE CALOR URBANO (ICU)

Parque industrial de Cubato

Santa Gertrudes Plo Cermico

POLUIO DA GUA

Qualidade da gua disponvel


A poluio das guas devido as atividades humanas aumentou vertiginosamente nos ltimos 50 anos.
De acordo com a legislao, a poluio da gua pode ser:

Pontual Descarga de efluentes a partir de indstrias e de estaes de tratamento de esgoto So bem localizadas, fceis de identificar e de monitorar

ou

Difusa

Escoamento superficial urbano, escoamento superficial de reas agrcolas e deposio atmosfrica Espalham-se por toda a cidade, so difceis de identificar e tratar

Utilizao da gua na Indstria


Incorporao ao produto; Lavagens de mquinas, tubulaes e pisos; guas de sistemas de resfriamento e geradores de vapor; guas utilizadas diretamente nas etapas do processo industrial ou incorporadas aos produtos; pelos volumes de guas incorporados aos Exceto Esgotos sanitrios dos funcionrios.
produtos e pelas perdas por evaporao, as guas tornam-se contaminadas por resduos do processo industrial, originando assim os efluentes lquidos.

Qual o motivo do gosto de terra na nossa gua durante o vero?


Nitrognio (N) e fsforo (F)
Usados sem critrio Excesso levado pela chuva para os lenis subterrneos e rios

Poluio por fertilizantes agrcolas

Ao morrerem so decompostos aerobicamente e cobrem a superfcie da gua

Reproduo acelerada de algas e fitoplncton!

Eutrofizao

Eutrofizao

EUTROFIZAO Natural Artificial

Poluio por esgotos domstico e industrial


Matria orgnica biodegradvel Bactrias, vrus, larvas e parasitas

Exploso na populao de microrganismos


Consumo de oxignio

Coliformes fecais doenas

Brasil: 30% das praias so imprprias (2000)

PARMETROS DE QUALIDADE DAS GUAS (PARMETROS SANITRIOS):


A qualidade da gua pode ser representada atravs de diversos parmetros que traduzem as suas principais caractersticas fsicas, qumicas e biolgicas. Os itens seguintes descrevem, os principais parmetros, apresentando o conceito do mesmo, a sua origem (natural ou antropognica), a sua utilizao e as interpretaes dos resultados de anlises. Tais parmetros podem ser utilizados para caracterizar guas de abastecimentos, guas residuais, ou mananciais e corpos receptores.

Parmetros fsicos: Cor


A colorao est relacionada presena de substncias dissolvidas na gua. Classifica-se como cor verdadeira, devido somente s substncias dissolvidas , e cor aparente, aquela associada cor e turbidez, ou seja, determinada sem separao do material em suspenso. Conforme PRODEMGE (1999), os principais constituintes responsveis pela cor so os slidos dissolvidos de origem natural ou antropognica, sendo considerados de origem natural, a decomposio da matria orgnica e a presena de ferro e mangans, e de origem antropognica, resduos industriais e esgoto domsticos. Os slidos dissolvidos de origem natural no representam riscos diretos sade, mas consumidores podem questionar a sua confiabilidade, enquanto que os slidos dissolvidos de origem antropognica podem ou no apresentar toxidade.

Disco de Secchi Medio da transparncia da gua

Parmetros fsicos: Turbidez


Conforme PRODEMGE (1999), a turbidez representa o grau de interferncia da passagem de luz na gua, conferindo-lhe uma aparncia turva. Os principais constituintes responsveis pela turbidez so os slidos em suspenso, que podem possuir origem natural ou antropognica. So considerados de origem natural: partculas de rochas, argila, algas e outros. Os de origem antropognica so: despejos domsticos, industriais, eroses ou por intermdio de microorganismos.

Turbidez da gua

Parmetros fsicos: Sabor e Odor


Conforme Sperling (1995), pode-se definir como sabor interao entre o gosto (salgado, doce, azedo e amargo), e o odor. O odor est basicamente relacionado com a sensao olfativa. Os principais constituintes responsveis pelo sabor e odor so os slidos em suspenso, os slidos dissolvidos e os gases dissolvidos. O sabor e o odor podem possuir duas origens: natural e antropognica. A natural, por matria orgnica em decomposio, microorganismo (ex. algas) ou por gases dissolvidos, como por exemplo cido sulfdrico (H2S), enquanto que, a origem antropognica simplesmente relacionada com despejos domsticos, industriais ou gases dissolvidos.

Importncia da gua
Um litro de leite Uma garrafa vinho

Um bife de 300 g

Um pedao queijo (500g)

POLUIO DO SOLO

SOLO

O solo geralmente identificado como a camada superficial da crusta terrestre, a interface entre a atmosfera, hidrosfera e geosfera. um recurso vital, dinmico, com propriedades fsicas, qumicas e biolgicas distintas, constitudo por partculas minerais de diferentes tamanhos, matria orgnica, gua, ar e organismos vivos (Rodrigues e Duarte, 2003).
POLUIO DO SOLO

Muitas vezes as atividades humanas causam ou agravam problemas do solo, incluindo a eroso e o esgotamento de minerais do solo. Tais atividades no promovem o uso sustentvel do solo, isto , no existe uma preocupao com a sua preservao de modo a que as geraes futuras possam usufruir deste, uma vez que usado de uma forma sustentvel capaz de se renovar ano aps ano por processos naturais (Raven e Berg, 2004).

IMPACTOS DO SOLO
Urbanizao; Extrao de recursos naturais; Aterro de resduos;

A existncia de locais contaminados representa uma ameaa real para os ecossistemas e populaes que neles vivem ou trabalham, podendo a sua influncia atingir distncias significativas devido, fundamentalmente, ao elevado potencial de mobilidade de muitos contaminantes e da interao solo/guas subterrneas por efeitos de percolao/lixiviao desses contaminantes

Exemplo: Desastre Rio de Janeiro 2010/abril

Tipos de contaminao de solo


Pontual: A contaminao local est geralmente associada explorao mineira, s instalaes industriais, aos aterros sanitrios e outras instalaes, tanto em funcionamento como depois de encerrados. Difusas: A poluio difusa est geralmente associada deposio atmosfrica, a certas prticas agrcolas e reciclagem e tratamento inadequado de resduos e guas residuais

Pontual

Difusa

Efeitos Poluentes
Em resumo pode dizer-se que os solos podem ser sofrer impacto poluente atravs de:

Alteraes na qualidade da gua superfcie e corrente;

Lixiviao de contaminantes de instalaes, em particular lixiviados de aterros;


Fugas de tanques;

Deposio com impregnao de lquidos poluentes;


Aplicao direta de resduos na terra, por exemplo lamas de esgoto; Produo e migrao de gs nos aterros conduzindo a alteraes na temperatura do solo.

Resultados

Eroso

Vooroca

Vooroca

Desertificao

You might also like