You are on page 1of 49

AO DE CRISTO E AO DA IGREJA

A LITURGIA COMO AO PARTICIPADA MINISTRIOS LITRGICOS

2
2

UMA DESCRIO DO QUE LITURGIA


"Com razo (...) a liturgia tida como o exerccio do mnus sacerdotal de Jesus Cristo, no qual, mediante sinais sensveis, significada e realizada a santificao do homem; e exercido o culto pblico integral pelo corpo mstico de Cristo, cabea e membros" (SC 7)
3

EXERCCIO DO SACERDCIO
DE CRISTO: (...) a liturgia tida como o

exerccio do mnus sacerdotal de Jesus Cristo, ... (Cf. Hb 10,5-10) DOS CRISTOS: e exercido o culto pblico integral pelo corpo mstico de Cristo, cabea e membros" (SC 7)

SACERDCIO DE CRISTO: PRESENA DO CRISTO


Jesus Cristo est presente e agindo no sacrifcio da missa, tanto na pessoa do ministro, 'pois aquele que agora se oferece pelo ministrio dos sacerdotes o mesmo que outrora se ofereceu na cruz, quanto sobretudo sob as espcies eucarsticas.
5

Presente est pela sua Palavra, pois Ele mesmo que fala quando se lem as Sagradas Escrituras na Igreja. Est presente finalmente quando a Igreja ora e salmodia " (SC 7)

SACERDCIO DOS CRISTOS:

"Dedicai-vos a um sacerdcio santo, a fim de oferecerdes sacrifcios espirituais aceitveis a Deus por Jesus Cristo (1 Pd 2,5) (Citao de Ex 19,5-6)

Vs sois uma raa eleita, um sacerdcio real, uma nao santa, o povo de particular propriedade, a fim de que proclameis as excelncias daquele que vos chamou das trevas para a sua luz maravilhosa" (1 Pd 2,9)

Portanto: Sobretudo na liturgia se exerce o sacerdcio de Jesus Cristo, do qual participam todos os batizados e, de modo particular, os ordenados.

PARTICIPAO NA LITURGIA
A Sacrosanctum Concilium fala da "plena,

consciente e ativa participao das celebraes, que a prpria natureza da liturgia exige e qual, por fora do batismo, o povo cristo, gerao escolhida, sacerdcio rgio, nao santa, povo de conquista tem direito e obrigao" (SC 14).
10

LITURGIA AO DA IGREJA
"As aes litrgicas no so aes privadas, mas celebraes da Igreja, que o sacramento da unidade, do povo santo, ... Por isso, as celebraes pertencem a todo o corpo da Igreja, e o manifestam e afetam" (SC 26).

11

LITURGIA AO DA IGREJA
por isso que a Igreja procura, solcita e cuidadosa, que os cristos no entrem neste mistrio de f como estranhos ou espectadores mudos, mas participem na ao sagrada, consciente, ativa e piedosamente, por meio duma boa compreenso dos ritos e oraes... (SC 48)
12

LITURGIA AO DA IGREJA
sejam instrudos pela palavra de Deus; alimentem-se mesa do Corpo do Senhor; dem graas a Deus; aprendam a oferecer-se a si mesmos, ao oferecer juntamente com o sacerdote, que no s pelas mos dele, a hstia imaculada. (SC 48)
13

S. Orai, irmos e irms... T. Receba o Senhor por tuas mos este sacrifcio, para a glria do seu nome, para nosso bem e de toda a santa Igreja.

14

LITURGIA AO DA IGREJA O Conclio Vaticano II deslocou o centro, de uma Liturgia centralizada na pessoa do sacerdote celebrante para a assembleia de povo sacerdotal.

15

3 dimenses da Ao Litrgica (Ao simblica-ritual)


FAZER
(Gestos, aes corporais)

SABER
(Sentido Teolgicolitrgico)

SABOREAR
(Atitude interior Espiritual-afetiva)

LITURGIA AO MINISTERIAL
A assemblia litrgica que se rene para a liturgia assemblia toda ministerial, organizada em aspecto hierrquico. Hierarquia, porm, baseada na expresso neotestamentria. A autoridade eclesistica baseada na autoridade de Cristo.
17

LITURGIA AO MINISTERIAL
Mas Jesus, chamando-os, disse: Sabeis que os governadores das naes as dominam e os grandes as tiranizam. Entre vs no dever ser assim. Ao contrrio, aquele que quiser tornar-se grande entre vs seja aquele que serve, e o que quiser ser o primeiro dentre vs, seja o vosso servo... (Mt 20,25-27).
18

ASSEMBLEIA MINISTERIAL
As aes litrgicas pertencem a todo o Corpo da Igreja e o manifesta e afeta; mas atinge a cada um dos seus membros de modo diferente, conforme a diversidade de ordens, ofcios e da participao atual. SC 26

19

HIERARQUIA E DIVERSIDADE MINISTERIAL A hierarquia da assemblia litrgica expressa, de forma evidente ou velada, em diversos artigos da Instruo Geral sobre o Missal Romano. (IGMR). Vejase os nmeros: 5; 16;17; 294; 335. Porm, a prpria diversidade ministerial da Igreja fonte de intensa comunho.
20

HIERARQUIA E DIVERSIDADE MINISTERIAL

Nas celebraes litrgicas, limite-se cada um, ministro ou simples fiel, exercendo o seu ofcio, a fazer tudo e s o que de sua competncia, segundo a natureza do rito e as leis litrgicas. SC 28
21

HIERARQUIA E DIVERSIDADE MINISTERIAL A


liturgia no comporta, pois, uma assemblia desordenada, no sentido de que nela cada um faz aquilo que mais lhe agrada. No se trata de uma assemblia improvisada, mas estruturada e hierarquizada, pois as aes litrgicas no so aes privadas, mas celebraes da Igreja, que sacramento de unidade, isto , povo santo reunido e ordenado sob a direo dos bispos (SC 26).
22

ARTICULAO DOS MINISTRIOS NA CELEBRAO A liturgia atribui grande importncia funo dos ministros na assemblia e os nossos documentos expressam tal realidade. A se enfoca com freqncia tanto a realidade ministerial da Igreja, como a sua contribuio para uma mais digna e significativa celebrao litrgica.
23

ARTICULAO DOS MINISTRIOS NA CELEBRAO

No difcil encontrar documentos que


tratam da diversidade dos ministros exigidos na liturgia; da importncia dos mesmos para uma mais intensa celebrao litrgica; da funo dos vrios ministros no momento celebrativo da assemblia;
24

ARTICULAO DOS MINISTRIOS NA CELEBRAO


do lugar que cada um deve ocupar na ao litrgica; da veste prpria de cada ministro na celebrao e ainda do testemunho que os ministros so chamados a dar diante de todos atravs de um comportamento digno e exemplar
25

ARTICULAO DOS MINISTRIOS NA CELEBRAO

Existem na Igreja atualmente trs tipos de ministrios litrgicos: 1- os ministros ordenados: bispo, padre, dicono; 2- os ministros institudos: leitor e aclito;
26

3- uma infinidade de outros ministros que vo surgindo de acordo com a vida e a necessidade de cada parquia ou comunidade: leitores, aclitos, comentaristas ou animadores, cantores e instrumentistas, sacristos, equipe de acolhimento, distribuidores da Eucaristia, ministros do batismo, dirigente de celebrao, dirigentes da via-sacra, da novena de natal, etc...
27

O MINISTRIO PRESIDENCIAL Tradicionalmente na Igreja, a presidncia da assemblia eucarstica confiada ao bispo diocesano, responsvel pela eucaristia nas vrias comunidades locais, os quais so auxiliados neste servio pelos presbteros.
28

A FUNO PRESIDENCIAL
Na Missa ou Ceia do Senhor, o povo de Deus convocado e reunido, sob a presidncia do sacerdote que representa a pessoa de Cristo, para celebrar a memria do Senhor ou sacrifcio eucarstico. (IGMR 27 ) O sacerdote oferece o santssimo sacrifcio na pessoa de Cristo, o que quer dizer mais do que no nome, ou nas vezes de Cristo. Na pessoa, isto , na especfica, sacramental identificao com o sumo e eterno sacerdote... [Dominicae cenae. 8].
29

A FUNO PRESIDENCIAL
pela maneira como exerce a presidncia que o ministro promove a participao ativa dos fiis. Deve auxiliar para que a celebrao litrgica, interior e exteriormente, se exprima assim como ela realmente : ao comunitria de Cristo-Igreja.
30

O SERVIO LITRGICO DO DICONO Talvez mais do que qualquer outro ministrio eclesial no Ocidente, o do dicono foi o que sofreu maiores modificaes na sua compreenso ao longo da histria. A IGMR n. 94 se apresenta como um dos poucos documentos a sublinhar a importncia do ministrio diaconal.
31

OS DEMAIS SERVIOS NA ASSEMBLEIA LITRGICA Leitores Aclitos Salmistas Cantores, schola cantorum, instrumentistas Comentadores, mestres de cerimnia Outras funes na assemblia eucarstica
32

OS LEITORES Atravs da voz daquele que l as Sagradas Escrituras na celebrao, Deus fala ao seu povo, e por meio da sua expresso vocal, o povo pode receber e compreender a mensagem salvfica de seu Senhor.

33

Duas observaes sobre os leitores


Nem todos podem executar esta tarefa na Igreja, mas somente aqueles que preenchem os requisitos bsicos necessrios ao ministrio, sejam eles de tipo tcnico ou espiritual. Podemos distinguir dois tipos de leitores: os que assumem esta funo atravs de um rito litrgico de instituio e os temporrios ou fortuitos, que realizam tal servio atendendo a uma necessidade imediata da comunidade.
34

A FUNO DO LEITOR Os artigos 194-198 da IGMR apresentam as funes do leitor na celebrao da missa. Alm de proclamar a Palavra, pode-se confiar a eles o encargo de ajudar na organizao da liturgia da palavra e cuidar, se for necessrio, da preparao de outros fiis que, por designao temporria, devem fazer as leituras na celebrao da missa [OLM 51]. Ordo Lectionum Missae
35

A FUNO DO LEITOR

Alm de proclamar a Palavra, pode-se confiar a eles o encargo de ajudar na organizao da liturgia da palavra e cuidar, se for necessrio, da preparao de outros fiis que, por designao temporria, devem fazer as leituras na celebrao da missa [OLM 51]. Ordo Lectionum Missae
36

O MODO A SER EXERCIDO O MINISTRIO DO LEITORADO Para que os fiis, ao ouvirem as leituras divinas, concebam no corao um suave e vivo afeto pelas Sagradas Escrituras, necessrio que os leitores, mesmo que no tenham sido institudos pare essa funo, sejam realmente capazes de desempenh-la e se preparem cuidadosamente. Esta preparao deve ser sobretudo espiritual; mas tambm necessria a preparao propriamente tcnica.
37

OS ACLITOS distinguem-se os aclitos institudos atravs de um rito litrgico, e os aclitos ocasionais ou fortuitos.
O aclito institudo para o servio do altar e para auxiliar o sacerdote e o dicono. Compete-lhe principalmente preparar o altar e os vasos sagrados, e, se necessrio, distribuir aos fiis a Eucaristia, da qual ministro extraordinrio [IGMR 98]
38

OS SALMISTAS
O ministrio do salmista, encarregado do canto ou proclamao dos salmos na assemblia eucarstica, recebeu ao longo da tradio crist significativa importncia.

39

OS SALMISTAS
O salmista no um leitor que profere o seu texto, mesmo quando ele deve ler o salmo. O salmista no nem mesmo um cantor, tambm se na maioria das vezes deva ele cantar o salmo. O salmista essencialmente um orante, que reza e conduz toda a assemblia a rezar junto com ele por meio do salmo cantado ou lido.
40

OS CANTORES E INSTRUMENTISTAS Os ministros do canto sacro realizam um verdadeiro ministrio litrgico. cf IGMR 103
Todos estes servios tm uma funo precisa no culto da assemblia, ... o canto e a msica NO so meros contornos da celebrao, cuja funo seria decorativa, eles ENTRAM na ao celebrativa.
41

OS CANTORES E INSTRUMENTISTAS
A Schola cantorum deve promover a participao dos fiis nos cantos executados [cf. MS 20.53; IGMR 103], e proferir de maneira clara e inteligvel as suas partes [cf. MS 26].

42

OS CANTORES E INSTRUMENTISTAS
Alm da formao musical, seja dado tambm aos membros da schola cantorum uma adequada formao litrgica e espiritual, de modo que da exata execuo de seu ofcio litrgico derivem no s o decoro da ao sagrada e a edificao dos fiis, mas tambm um verdadeiro bem espiritual para os prprios cantores *MS 24+.
43

OS CANTORES E INSTRUMENTISTAS
Os instrumentistas e seus instrumentos, devem ocupar um lugar tal a sustentarem o canto e serem ouvidos por todos. Como a natureza das partes presidenciais exige que todos as escutem, ...enquanto o sacerdote as profere, no haja outras oraes nem cantos, e calem-se o rgo ou qualquer instrumento [IGMR 32].
44

COMENTADORES
A funo do comentador liga-se diretamente promoo da participao ativa, consciente e plena dos fiis na missa. ...dirige aos fiis breves explicaes e exortaes, visando a introduzi-los na celebrao e disp-los para entend-la melhor. Convm que as exortaes sejam cuidadosamente preparadas, sbrias e claras. Ao desempenhar sua funo, o comentarista fica em p em lugar adequado voltado para os fiis, no, porm, no ambo [IGMR 105b].
45

OS MESTRES DE CERIMNIA
conveniente, ao menos nas igrejas catedrais e outras igrejas maiores, que haja algum ministro competente ou mestre de cerimnias, a fim de que as aes sagradas sejam devidamente organizadas e exercidas com decoro, ordem e piedade pelos ministros sagrados e pelos fiis leigos *IGMR 106+.

46

OUTRAS FUNES
Podemos tratar ainda de outras funes na assemblia eucarstica, como por exemplo dos ministros extraordinrios da comunho eucarstica, dos organizadores de procisses e coletas e daqueles encarregados da recepo dos irmos porta da igreja e dos que cuidam dos idosos e crianas.

47

ASSEMBLIA LITRGICA SEM O PADRE


Para a presidncia destas celebraes sejam chamados em primeiro lugar o dicono; na falta deste, o proco designe leigos, aclitos e leitores institudos. Faltando tambm estes, podem ser designados outros leigos, homens ou mulheres, os quais podem exercer tal funo por fora do seu batismo e confirmao. (Diretrio sobre as celebraes
dominicais na ausncia do presbtero, nn. 30-31
48

CONCLUSES
1) A Igreja apresenta-se toda ministerial desde os seus incios neo-testamentrios e s pode compreender-se deste modo. 2) Ministrios e servios litrgicos presentes e diversificados no corpo eclesisal jamais podem designar honra ou privilgio. 3) So inmeros os ministrios eclesiais: ministrios ordenados e ministrios noordenados (institudos e espontneos ou fortuitos)
49

You might also like