You are on page 1of 50

Grupo: Brbara Godoi Juliana Gea Mayara Bregantini Regiane Oliveira Sabrina Fidelis

R.A. 54.1898-0 R.A. 53.9280-8 R.A. 54.0712-0 R.A. 53.9279-6 R.A. 54.3914-8

FIAM FAAM
ARQUITETURA E URBANISMO

Tecnologia da Construo Aplicada ao Projeto Professor: Rubens Cunha

PR-MOLDADO
Uma estrutura feita em concreto pr-moldado aquela em que os elementos estruturais, como pilares, vigas, lajes e outros, so moldados e adquirem certo grau de resistncia, antes do seu posicionamento definitivo na estrutura.

A norma NBR 9062 define pr-moldado da seguinte forma: PR-MOLDADO um elemento executado fora do local de utilizao definitiva na estrutura, produzido em condies menos rigorosas de controle de qualidade, mas sujeito inspeo do prprio construtor. PR-FABRICADO Elemento produzido fora do local definitivo da estrutura, em usina ou instalaes que disponham de pessoal e instalaes laboratoriais permanentes para o controle de qualidade. Para que todas as vantagens do concreto pr-moldado sejam potencializadas, a estrutura deve ser concebida de acordo com o projeto.

PR-FABRICADO
BREVE HISTRICO
Surgiu no perodo da industrializao, com a necessidade da produo em srie.

Na Europa ocorreram diversos fatores que contriburam para o emprego do sistema prfabricado. Um deles foi a extrema necessidade de reconstruo, aps a Segunda Guerra Mundial, em 1945.
No Brasil o sistema tem avanado bastante, havendo porm muito terreno a recorrer. A ABCIC (Associao Brasileira da Construo Industrializada do Concreto) vem se empenhando pelo maior avano do pr-fabricado e tem comumente avaliado programas de governos estaduais que preveem o emprego da pr-fabricao na construo de obras para vrios fins.

BLOCO DE FUNDAO
O Bloco de Fundao um elemento de fundao rasa responsvel pela transferncia das cargas provenientes dos pilares e vigas baldrame para a fundao profunda (estacas). Seu dimensionamento varia basicamente com os esforos aplicados a ele e transferidos, com as caractersticas do solo onde o elemento est aplicado e com a soluo de estacas adotada, podendo ser caracterizado pelo nmero de estacas: Bloco de 1 estaca: tem a funo de transferir esforos normais (estrutura de cobertura, pilares, etc.) Bloco de 2 estacas: tem a funo de transferir esforos normais e de momento (giro, toro, etc.) no eixo das estacas, sendo possvel a transferncia de esforos de momento de pequena intensidade perpendicular ao eixo, quando usamos vigas baldrames. Bloco de 3 ou mais estacas: tem a funo de transferir esforos normais de maior intensidade e de momento em duas direes.

ESTACA HLICE
Constitue-se de trs etapas principais: perfurao, concretagem e armao. 1.Perfurao: Consiste na introduo, at a profundidade estabelecida em projeto, por rotao da hlice contnua, sem a retirada do solo escavado. Uma vez atingida a profundidade de projeto, iniciada a injeo de concreto pela haste central do trado, com a retira da simultnea da hlice contnua contendo o material escavado, e sem rotao. 2.Concreto: O concreto utilizado deve apresentar resistncia caracterstica fck de 20 MPa, ser bombevel e composto de cimento, areia, pedrisco e brita 1, com consumo mnimo de cimento de 350 kg/m3, sendo facultativa a utilizao de aditivos.

3.Armadura: Instalada aps a concretagem. Se a tenso mdia de compresso for inferior a 5 MPa, a armao desnecessria, podendo-se, entretanto, adotar uma armadura, por motivos executivos.
Vantagens Por no gerar rudos nem vibraes, tem sido opo para obras em reas residenciais ou com restrio de rudos. Alm dessa principal vantagem, o sistema proporciona alta produtividade, baixo custo, controle da qualidade do servio executado e utilizao de mo de obra especializada.

BLOCO CLICE
Os clices podem ser associados a fundaes do tipo blocos sobre estacas, sapatas e tubules e tem sua geometria definida junto com o dilogo de fundaes pr-moldadas Elemento estrutural capaz de realizar a ligao entre os pilares e as estacas. o uso do concreto pr-moldado se torna cada vez mais disseminado no meio tcnico, por atender a essas novas exigncias. O clice a parte do bloco que recebe o pilar pr-moldado, funcionando como um encaixe entre esses elementos, podendo ter as paredes lisas ou rugosas. O pilar fica em contato com o clice num trecho denominado comprimento de embutimento emb. Nesse tipo de ligao, trs situaes de clices so admitidas conforme figura abaixo:

O Pilares so engastados no clice A solidarizao entre o pilar e a fundao conseguida por meio de preenchimento com graute ou concreto nos vazios entre o pilar e as faces internas do clice.

BLOCO CLICE

BLOCO CLICE

BLOCO CLICE

BLOCO CLICE

VIGA BALDRAME
As Vigas Baldrames so vigas de formato retangular, moldadas no local (in loco) ou pr-moldadas, com a funo de receber cargas das paredes e transfer-las aos blocos de fundao. O uso das vigas baldrame tambm proporciona travamento entre os blocos de fundao, distribuindo os esforos laterais e restringindo parcialmente o giro em sua direo.

VIGA BALDRAME

PROCEDIMENTO EXECUO

Demarcao dos pontos de locao das fundaes, pelo topgrafo da obra; Conferncia dos pontos de locao, com o auxlio dos projetos; Conferir a locao da estaca ou tubulo, atravs do Projeto de Locao de Estacas, aceitandose uma tolerncia de 50 mm; Conferir a locao dos blocos sobre as fundaes, atravs do Projeto de Locao de Blocos, considerando o nvel da obra identificado e aprovado, aceitando-se uma tolerncia de 50 mm; Verificar o nvel do piso, nvel do colarinho e nvel do assentamento do pilar. Marcar no bloco os eixos ortogonais; Liberar os servios de montagem aps a conferncia da locao de todas as fundaes. O sistema de cravao deve ser dimensionado com intuito de levar a estaca at a profundidade prevista para a sua capacidade de carga, sem que haja danificao desta. Com esta finalidade, o uso de martelos mais pesados, com menor altura de queda, mais eficiente do que martelos mais leves, com grande altura de queda, mantido o mesmo conjunto de amortecedores. O sistema de cravao deve estar sempre bem ajustado e com todos os elementos constituintes, tanto estruturais quanto acessrios, em perfeito estado, a fim de evitar quaisquer danos s estacas durante a cravao. recompor a armadura at a cota desejada; Armadura no bloco: quando a estaca possui armadura com funo resistente ps cravamento, deve-se possuir um certo comprimento para a penetrao no bloco, ento demoli-se a cabea da estaca para adequar esta condio.

ESTRUTURA
Sistemas em esqueleto consistem de elementos lineares vigas, pilares, de diferentes formatos e tamanhos combinados para formar o esqueleto da estrutura. Possibilita o uso de grandes vos e para alcanar espaos abertos sem a interferncia de paredes. O conceito da estrutura em esqueleto oferece maior liberdade no planejamento e disposio das reas do piso, sem obstruo de paredes portantes internas ou por um grande nmero de pilares internos

VIGA BALDRAME
As Vigas Baldrames so vigas de formato retangular, moldadas no local (in loco) ou pr-moldadas, com a funo de receber cargas das paredes e transfer-las aos blocos de fundao. O uso das vigas baldrame tambm proporciona travamento entre os blocos de fundao, distribuindo os esforos laterais e restringindo parcialmente o giro em sua direo.

PILARES
Os Pilares so elementos estruturais de seo prismtica submetidos a esforos, principalmente, de compresso. No caso do pr-fabricado, so dimensionados para resistir alm da situao final solicitada, as situaes transitrias como desforma, estocagem, transporte e montagem, podem ser classificados de acordo com a aplicao em:
Pilar de Fechamento: So pilares de seo retangular aplicados nas fachadas da estrutura de galpes, a fim de proporcionar vos menores de fechamento, ajudando na estruturao de alvenaria, painis de fechamento de concreto ou fechamentos metlicos. So dimensionados para receber de 85 a 100% dos esforos de vento provenientes na fachada, tendo em geral, sees maiores que os demais pilares do galpo. Pilar de Prtico: Garantem o apoio das vigas de cobertura do galpo, suportando toda a carga exercida sobre elas, ou seja, teras e telhas. Esses pilares podem ser utilizados tanto em coberturas pr-fabricadas (vos de at 25,00m). Pilar Multipavimento: Pilares retangulares usados para edifcios com diversos pavimentos. So conectados s vigas atravs de ligaes articuladas para edifcios de alturas at 12,00m e com ligaes semi-rgidas para edifcios de maior altura.

PILAR

VIGAS
As Vigas Pr-Fabricadas so disponveis com sees retangulares, T e "I", com ligaes nos pilares em consolos Gerber ou misulados, so usadas nas solues de apoio de lajes e coberturas, alvenaria e pontes rolantes. Vigas Calha So vigas alocadas para escoamento de guas pluviais.

Vigas de Coberturas So vigas destinadas ao apoio das teras, sejam elas de concreto ou metlicas.

Vigas de Apoio de Lajes

LAJES
Existe uma variedade de sistemas para piso e cobertura pr-moldados, os cinco tipos principais: sistemas de painis alveolares protendidos; sistemas de painis com nervuras protendidas (sees T ou duplo T); sistemas de painis macios de concreto; sistemas de lajes mistas; sistemas de laje com vigotas pr-moldadas. A escolha do tipo de pisos definida pela disponibilidade de mercado, disponibilidade de transporte, facilidade de montagem, custo de servios, como: Capacidade portante para o vo: Sistemas de lajes com nervuras protendidas: para grandes vos e cargas em construes industriais, armazns, centros de Distribuio, Sistemas de lajes alveolares protendidas: para grandes vos com cargas moderadas, para apartamentos, escritrios, estacionamentos Sistemas de lajes com placas pr-moldadas: para vos menores com cargas moderadas, como por exemplo, residncias, apartamentos, hotis, Sistemas de lajes com vigotas pr-moldadas: utilizados para vos e cargas menores, principalmente para residncias.

LAJE ALVEOLAR

LAJE DUPLO T

Laje Duplo T so peas de concreto protendido fabricadas em pistas metlicas que proporcionam rapidez na execuo da obra e um timo acabamento de superfcie. As Lajes TT podem ser apoiadas em vigas pr-fabricadas, convencionais ou metlicas. Aps a montagem elas devem ser recobertas por um capeamento de concreto armado para solidarizar e dar rigidez ao conjunto.

TERAS
As teras so elementos pr-fabricados em seo transversal do tipo T, protendidas. Sua finalidade consiste em dar apoio as telhas, que juntas, formaro a cobertura do galpo. So dispostas em coberturas de edificaes industriais, apoiadas nas vigas de cobertura atravs da aplicao de calos nos locais especficos. As teras podem ser empregadas em edificaes com modulao de at 12,00 m. O espaamento entre eixos das mesmas, no plano da cobertura, pode chegar a at 3,00 m.

So dimensionadas para resistirem esforos provenientes de aes permanentes (peso prprio, acessrios eltricos e telhas) e acidentais.

ESCADAS
Estruturalmente so elementos de placa com aes perpendiculares ao seu plano. So produzidos com armadura passiva e necessitam de uma estrutura formada por pilares e vigas para se apoiarem. A soluo de escadas pr-fabricadas de concreto trs, alm de uma velocidade muito grande de produo, um conforto maior ao usurio, pois a grande rigidez das peas evita vibraes e rudos excessivos. Sua concepo arquitetnica mais econmica se d em lance nico ou em dois lances cruzados, porm podem ser concebidas em formatos de U ou L, atendendo as necessidades de cada projeto. Seu acabamento em concreto aparente, sendo possvel aplicao de revestimento por parte do cliente.

PAINEL DE FECHAMENTO
Painis pr-fabricados so utilizados para fechamentos internos e externos, para caixas de elevadores, ncleos centrais. Os painis pr-fabricados podem ser portantes ou de fechamento. A superfcie dos elementos lisa nos dois lados, e pronta para receber pintura ou papel de parede. Os sistemas de fechamento pr-fabricados oferecem as vantagens de rapidez na construo, de acabamento liso, de isolamento acstico e de resistncia ao fogo. A tendncia construir espaos abertos livres entre as paredes portantes e usar divisrias leves para definir o layout interno. Com essa tcnica possvel mudar o projeto futuramente, sem maiores custos. Os painis no estruturais para fachadas possuem funes de fechamento e de acabamento. So fixados na estrutura, que pode ser de concreto pr-moldado, concreto moldado no local ou metlica.

VANTAGENS
Possibilidade maior de focar o empreendimento; Melhoria na qualidade da gesto do projeto; Garantia de rapidez obra; Reduo e eliminao de diversos custos

DESVANTAGENS
Utilizao de formas para produzir a peca; Controle de qualidade rigoroso da produo;

Detalhamento do projeto e planejamento


antecipado e criterioso do empreendimento; Mo-de-obra especializada; Dificuldade no transporte das peas; Dificuldade na armazenagem adequada;

indiretos ou de difcil contabilizao; Maior confiabilidade no cumprimento do cronograma; Obra sem desperdcio, ociosidade e risco de desvios de compra; Menor estrutura administrativa, fiscalizao, laboratrio e controle; A obra fica menos suscetvel a variaes climticas; Reduo das horas do pessoal exposto ao risco; Garantia de qualidade; Obra limpa e menor dano possvel ao meio ambiente; Rastreabilidade do processo; Rotatividade menor da mo-de-obra; Maior organizao do canteiro de obras.

SCANIA - EXTENSO

BIBLIOGRAFIA
Gabriel Moreira, TCC Dimensionamento e utilizao de laje alveolar pretendida. Disponvel em:

www.feb.br/cursos_engcivsc/TCC_Gabriel_Migliore_(Dimensionamento_e_utilizacao_de_laje_alveolar_protendido. pdf. Acesso em 24/10/13.


LA. Falco Bauer, Materiais de construo Novos materiais para construo civil Volume 2 5 edio Manoel Henrique Campos Botelho, Concreto Armado Eu te amo Resistncia dos materiais e concreto armado

2 edio
Francisco Xavier Ado e Adriano Chequetto Hemerly, Concreto Armado Novo Milnio Prof. Ricardo Leopoldo e Silva Franca / Prof. Hideki Ishitani / Prof. Francisco Graziano PEF Departamento de

estruturas e fundaes
Cap. 2 Materiais e sistemas para protenso (Definies conforme NBR6118:2003 Projeto de Estruturas de

Concreto Procedimento)

You might also like