You are on page 1of 11

BC0101 AULA 10

OS LIMITES TICOS DA CINCIA

INTRODUO
I. TESES A SEREM DEFENDIDAS:
1. H limites ticos para a investigao cientfica, para a inveno e uso de tecnologia.
2. Produo e emprego de Cincia e Tecnologia so passveis de controle crtico e institucionalizado de seus limites morais.

II. RELEVNCIA DO PROBLEMA:


A Cincia a mais importante contribuio da inteligncia humana para o mundo contemporneo. Portanto, conhecer as teorias cientficas e entender o que a Cincia so partes constitutivas da formao da inteligncia de qualquer ser humano que deseje ser cidado da sociedade moderna.

II. O PROBLEMA DOS LIMITES TICOS DA CINCIA E DA TECNOLOGIA


1. A questo que investiga os limites ticos da Cincia e da Tecnologia aqui proposta para ser resolvida a partir de uma concepo ilustrada do mundo. Isso significa que as limitaes da Cincia e da Tecnologia so determinadas pelas limitaes do ser humano como um agente racional. A Cincia o resultado de um agir do ser humano, o qual avalia suas condutas conforme referenciais valorativos racionais. E a racionalidade se constitui num produzir contedos cognitivos que se processa em obedincia a certas regras formais.

2. Aqui se concebe a tica como um tipo de conhecimento racional que tem por objetivo a determinao das regras de conduta que prescrevem os atos que traduzem a noo de bem, ou felicidade, no agir humano. Nesse sentido, a responsabilidade moral dos cientistas indica a disposio que eles tm de justificar, de oferecer boas razes, para as formas de conduta que efetivamente possuem quando produzem suas teorias ou quando descrevem formas de conduta que poderiam produzir determinados resultados.

QUATRO TESES FUNDAMENTAIS:


1. A CINCIA E A TECNOLOGIA NO SO MORALMENTE NEUTRAS: h indcios que caractersticas como universalismo, iseno pessoal, ceticismo, originalidade, humildade, tolerncia expressam idias sobre como o mundo deveria ser. Essas caractersticas precisam ser justificadas. Enfim, as vises do mundo que subjazem s teorias cientficas precisam ser justificadas moralmente.

2. O PROGRESSO CIENTFICO NO UM BEM EM SI MESMO PARA A HUMANIDADE: o avano da Cincia e a inovao tecnolgica no significam que o conhecimento caminha sempre na direo dos fins justificveis conforme os critrios ticos.

3. A APLICAO DOS RESULTADOS DAS DESCOBERTAS CIENTFICAS E INOVAES TECNOLGICAS NO SEMPRE UM BEM PARA A HUMANIDADE: Os resultados podem ser indesejados para alguns dos concernidos.

4. H LIMITES MORAIS PARA A INVESTIGAO CIENTFICA E A INVENO TECNOLGICA: A inveno de teorias e de tecnologias deve ser controlada moralmente, conforme a possibilidade de ser justificada face a critrios morais. A justificao decorre da oferta de argumentos que evidenciem as possveis conseqncias, principalmente as conseqncias inesperadas, das investigaes cientficas e das inovaes tecnolgicas.

CONTROLE CRTICO DA CINCIA E DA TECNOLOGIA:


1. preciso avaliar as conseqncias das descobertas cientficas e das tecnolgicas. 2. necessrio que essa avaliao seja feita por cientistas e no-cientistas. 3. As informaes sobre as conseqncias das descobertas cientficas e das aplicaes tecnolgicas devem ser acessveis a todos os membros da sociedade.

CONCLUSO
preciso ter medo das conseqncias da descoberta e da aplicao da Cincia e da Tecnologia. No se pode perder a esperana que os resultados das novas descobertas podem ser colocados sob o controle daquilo que nobre no ser humano. O ser humano deseja conhecer, mas deseja tambm agir segundo critrios de moralidade.

You might also like