You are on page 1of 15

TICA E CAPELANIA

Pr. Samuel Alves

tica, um princpio cristo


Quanto ao mais, irmos, tudo o que verdadeiro, tudo o que honesto, tudo o que justo, tudo o que puro, tudo o que amvel, tudo o que de boa fama, se h alguma virtude, e se h algum louvor, nisso pensai. O que tambm aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus de paz ser convosco (Fp 4.8,9)

O que tica
O termo tica deriva do grego ethos (carter, modo de ser de uma pessoa). tica um conjunto de valores morais e princpios que norteiam a conduta humana na sociedade. Do ponto de vista da Filosofia, a tica uma cincia que estuda os valores e princpios morais de uma sociedade e seus grupos

Moral e tica
MORAL : so valores ou normas prticas que asseguram conduzir ou deveriam nortear a vida social de uma coletividade. TICA: a anlise e reflexo sobre o comportamento do homem na vida social de uma coletividade.

Cdigos de tica
Cada sociedade e cada grupo possuem seus prprios cdigos de tica. Ex: Num pas, por exemplo, sacrificar animais para pesquisa cientfica pode ser tico. Em outro pas, esta atitude pode desrespeitar os princpios ticos estabelecidos.

A tica em ambientes especficos


Existe tambm a tica de determinados grupos ou locais especficos. Ex: tica mdica, tica profissional (trabalho), tica empresarial, tica educacional, tica nos esportes, tica jornalstica, tica na poltica, tica ministerial, tica na capelania, etc.

Um sublime exemplo
Jesus o maravilhoso exemplo de tica. Paulo o descreve como aquele que foi totalmente altrusta ao esvaziar-se de si mesmo, para ser til aos outros Fl. 2. Por isso, a tica no leva o indivduo a ser egosta, individualista, mas altrusta. Levao a introduzir-se no contexto para a utilidade do todo, dos outros.

tica Profissional
um conjunto de normas de conduta que devero ser postas em prtica no exerccio profissional. Ex: Cdigo de tica do Banco do Brasil, Cdigo de tica Mdica, Cdigo de tica Ministerial da IDB, ... A tica profissional estuda e regula o relacionamento do profissional com sua clientela, visando a dignidade humana e a construo do bem-estar no contexto sciocultural onde exerce sua profisso.

A tica indispensvel ao profissional, porque na ao humana "o fazer" e "o agir" esto interligados. O fazer diz respeito competncia, eficincia que todo profissional deve possuir para exercer bem a sua profisso. O agir se refere conduta do profissional, ao conjunto de atitudes que deve assumir no desempenho de sua profisso.

A tica baseia-se em uma filosofia de valores compatveis com a natureza e o fim de todo ser humano. Por isso, "o agir" da pessoa humana est condicionado a duas premissas consideradas bsicas pela tica: "o que " o homem e "para que vive. Assim toda capacitao cientfica ou tcnica precisa estar em conexo com os princpios essenciais da tica
(Motta, Nair de Souza. tica e vida profissional. Rio de Janeiro, mbito Cultural, 1984, p. 69)

Na tica, portanto, no pode haver individualismo, egosmo, mas altrusmo, esprito coletivo.

Atitude tica passiva


Presente quando uma pessoa deixa-se governar por impulsos, inclinaes e paixes, balana conforme o momento.

Ex: Pessoa que se deixa levar pela boa ou m sorte, pelas opinies alheias, por medo e vontade dos outros, no tendo conscincia, vontade, liberdade e, portanto, responsabilidades.

Atitude tica ativa


Presente quando a pessoa que controla seus impulsos, suas inclinaes e paixes, que se questiona sobre o sentido dos valores e dos fins estabelecidos, avalia suas aes diante das regras de conduta, age conscientemente, respeita os outros, responsvel, autnoma.

tica e Integridade
Pv. 10.9; 28.18 Integridade inteireza, retido, imparcialidade (Aurlio). Integro completo, que no falta nenhum dos seus componentes; perfeito, de acordo com o padro estabelecido. Ex: Um cereal integral. O que pensar? Um cultivador de morangos com agrotxico, que disse que no comeria seus morangos, mas o estava vendendo para a sociedade.

Componentes da Integridade
Honestidade qualidade de ser verdadeiro, sem mentira, sem fraude, sem engano Sinceridade sem cera, sem maquiagem. Veracidade ligado a tudo o que diz respeito verdade Retido Rigidez de carter (sade do carter) Pureza moral Autenticidade (sem mscara ser ele mesmo). Incorruptibilidade

O Padro de Deus no Salmo 15


Quem habitar no teu santurio? O ntegro de conduta... Pratica o que justo Fala a verdade, de corao No difama desfazer a fama de algum no calunia falsa imputao, falsidade contra algum No faz mal ao semelhante busca o bem Mantm a sua palavra mesmo que seja prejudicado com dano seu Este o perfil de um homem ntegro

You might also like