You are on page 1of 36

Professor Antnio Ruas

Universidade Estadual do Rio Grande do Sul Curso Superior de Tecnologia em Gesto Ambiental Biologia Aplicada Aula 7

1. Crditos: 60 2. Carga horria semanal: 4 3. Semestre: 1 4. Assuntos: Os mecanismos da evoluo.

Assunto: Exerccios

1. O legado de Darwin. Charles Darwin a principal referncia histrica da teoria da evoluo. A teoria, de fato uma lei, em funo da sua comprovao. Ela declara que as populaes presentes e extintas no so imutveis, apresentam grande variabilidade gentica sobre a qual os mecanismos evolutivos operam. O principal argumento de Darwin para o desenvolvimento evolutivo de espcies ou populaes, foi a seleo natural operando sobre populaes com caractersticas variveis. de Darwin a concepo que a vantagem adaptativa leva a uma fixao e predominncia da prognie. Por outro lado, importante salientar que Darwin no conhecia os mecanismos genticos da evoluo, acreditando que a hereditariedade era uma mistura das caractersticas das geraes parentais.

1. O legado de Darwin: a teoria moderna. A reunio das idias de Darwin e a gentica, que se iniciou com Mendel, chamada de sntese evolutiva moderna ou teoria sinttica da evoluo. Atualmente, concebe-se que a evoluo baseia-se em vrios mecanismos que contribuem para a diversidade genotpica e outros para a modificao fenotpica populacional. Os principais mecanismos que contribuem para a diversidade genotpica so: Mutaes; Recombinao por reproduo sexual; Fluxo gnico, troca gentica entre conjuntos populacionais separados; Hibridizaes; Transferncia gentica nos procariticos.

1.1 Modificaes gentipos.

estabilizao

de

fentipos

O mecanismo que modifica os fentipos populacionais a seleo natural. O mecanismo que modifica a frequncia dos gentipos numa populao a deriva gentica.

Os mecanismos genotpicos e fenotpicos descritos acima trabalham juntos e contribuem para a evoluo, embora de forma independente.

1.1 Modificaes gentipos. A. Seleo natural.

estabilizao

dos

fentipos

A seleo natural um processo que mantm e estabiliza fentipos positivos ou teis, que aumentam a chance de sobrevivncia e reproduo. Ao mesmo tempo reduz as chances da manuteno de fentipos negativos ou deletrios.
Ao longo de geraes, o fenmeno da adaptao ocorre, atravs da combinao do elenco de fentipos positivos. Estas combinaes so melhor adaptadas ao ambiente.

Como a seleo opera ser visto ao final.

1.2 Modificaes e estabilizao de gentipos. B. A deriva gentica. A deriva gentica um processo considerado independente que produz mudanas aleatrias, por chance, na freqncia de gentipos nas populaes. A frequncia gnica em qualquer amostra populacional considerada uma frao do estoque gnico total da populao. Considera-se que o acaso ou a chance que determina a passagem dos gentipos a qualquer gerao seguinte. Depende, portanto, da chance da passagem de alelos gerao seguinte e dos vrios fatores que podem influir na reproduo dos indivduos detentores de determinados alelos.

1.2 Modificaes e estabilizao dos gentipos. B. A deriva gentica. O resultado pode ser neutro, positivo ou negativo para determinados gentipos. Ou seja, podem desaparecer, aumentar a frequncia ou continuar existindo na populao na mesma frequncia.

Um resultado positivo possvel a fixao do gentipo, quando a deriva gentica fixa determinados gentipos numa populao, enquanto outros desaparecem. Mudanas como esta so mais provveis em populaes pequenas. Podem ocorrer em grandes populaes ao longo de muitas geraes.
A deriva gentica importante para a evoluo mas no a determina. Isto porque os fatores importantes na deriva gentica so considerados casuais.

1.2 Modificaes e estabilizao dos gentipos. B. A deriva gentica. Para entendermos melhor a deriva gentica e os mecanismos que a alteram, estudaremos a variao gentica populacional e como os alelos se mantm numa populao em equilbrio terico, atravs do que ficou conhecido como o equilbrio de Hardy-Weinberg. Alguns mecanismos fundamentais que influenciam muito na deriva gentica e alteram o equilbrio sero estudados, como a populao em gargalo de garrafa e o efeito do fundador.

2. Variao gentica populacional. A soma dos alelos numa populao o pool gentico.

2.1. Medindo a variao gentica populacional. Uma populao local que mantm cruzamento interno aleatrio dita em situao mendeliana.

A medida da variao gentica dada pela contagem de cada alelo nos indivduos, resultando na frequncia dos alelos desta populao. Usa-se amostrar a populao. A soma das frequncias allicas num locus = 1. Cada alelo ter a sua frequncia entre 0 e 1.

2.1. Medindo a variao gentica populacional. Por exemplo, se A e a so os dois alelos em questo, as combinaes possveis sero: AA, Aa, and aa.

As frequncias relativas numa populao de N indivduos sero calculadas a partir de:


NAA; NAa; Naa, ou seja, o nmero de indivduos homozigotos dominantes, heterozigotos e homozigotos recessivos. NAA + NAa + Naa = N, o n total de indivduos na populao e o nmero total de cpias dos dois alelos = 2N, porque cada individuos diplide, tem dois alelos.

2.1. Medindo a variao gentica populacional. O n total de alelos A na populao = 2NAA + NAa. O n total de alelos a na populao = 2Naa + NAa. Caso p represente a frequncia de A e q a de a, temos:

Observar: p + q = 1; q = 1 p.

2.1. Medindo a variao gentica populacional. Por exemplo, procede-se o clculo das frequncias allicas em duas populaes de 200 indivduos diplides, a primeira, com 90 AA; 40 Aa e 70 aa; a segunda com 45 AA, 130 Aa e 25 aa. No exemplo a frequncia allica a mesma.

A outra questo importante a frequncia dos gentipos, ou genotpica, ou seja, das combinaes dos alelos.
Neste caso ela diferente, como visto facilmente acima. Na populao 1, predominam indivduos homozigotos, mas na populao 2 predominam indivduos heterozigotos. segunda

2.1. Medindo a variao gentica populacional.

Observar que a frequncia genotpica calculada pela proporo entre o nmero que tem o gentipo pelo n total de indivduos na populao.

2.1 Medindo a variao gentica populacional. Na populao 1 as frequncias genotpicas so: 0.45 AA, 0.20 Aa, 0.35 aa. Confirme esse clculo.

As duas frequncias, allica e genotpica descrevem a estrutura gentica de uma populao.


Pode-se esperar variaes nesta estrutura? Vamos ver que em equilbrio, a estrutura gentica de uma populao se mantm.

o que ficou conhecido como o equilbrio de HardyWeinberg.

3. O equilbrio de Hardy-Weinberg. Sob determinadas condies de equilbrio, entendido pela falta de presso seletiva, numa dada populao, a estrutura gentica mantm-se.

Isto foi descoberto pelos cientistas que descobriram o estado de equilbrio H-W.
Uma populao em equilbrio chamada de panmtica. As condies para que uma populao mantenha o equilbrio HW so: Reproduo sexual com cruzamento ao acaso; Populao larga, muitos indivduos; Ausncia de migrao/imigraa, sem fluxo gnico entre populaes; Ausncia de mutaes; Ausncia de presso seletiva sobre os alelos.

3. O equilbrio de Hardy-Weinberg. Nestas condies, espera-se aps uma gerao de cruzamentos ao acaso, as frequncias allicas sejam descritas como (no exemplo AA Aa aa): p2 + 2pq + q2 = 1, onde: p2 = frequncia do homozigoto dominante; q2 = frequncia do homozigoto recessivo; 2pq = frequncia do heterozigoto.

3. O equilbrio de Hardy-Weinberg. Por exemplo, na populao 1 do primeiro exemplo. A frequncia dos alelos so: A = 0,55, a = 0,45 ou 1 0,55. A probabilidade de uma combinao no zigoto AA = p2 = 0,552 = 0,3025. Ou seja, 30,25% da prognie ser AA. Da mesma forma, q2 = 0,452 = 0,2025. Para o heterozigoto, ser 2 pq = 2 x (A x a) = 2 x 0,2475 = 0,495

3. O equilbrio de Hardy-Weinberg. O equilbrio HardyWeinberg importante porque desvios neste equilbrio podem indicar processos evolutivos. Nesta situao, haver uma diferena entre as frequncias observadas e aquelas esperadas pelo equilbrio H-W. Tambm muito usado para o clculo de frequncias allicas e genotpicas em populaes panmticas, aquelas que atendem as exigncias para o equilbrio H-W.

3.1. O equilbrio de Hardy-Weinberg: exercicios. Exemplos: exerccios de estimativas: 1) Alelos mltiplos ou polialelia. Nesta situao assumir o equilbrio como descrito pela frmula: p2+2pq+2pr+q2+2qr+r2 = 1, onde: p2 = frequncia do homozigoto dominante; q2= frequncia de um dos homozigotos recessivos; r2 = frequncia do outro homozigoto recessivo. 2pq = frequncia de um dos heterozigotos com o dominante; 2pr = frequncia do outro heterozigoto com o dominante; 2qr = frequncia da associao dos recessivos.

3.1. O equilbrio de Hardy-Weinberg: exercicios. Exemplos: exerccios de estimativas: Certa populao apresenta as seguintes frequncias para uma serie de alelos mltiplos: A = 20%; a1 = 10%; a2 = 70%. Sabendo-se que a populao panmtica, a frequncia de indivduos com o gentipo a1a2 qual?: 2. Apenas dois alelos, um dominante e outro recessivo. 2.1 Numa outra populao o alelo B ocorre em 70% com relao ao alelo b. Qual a frequncia do gentipo heterozigoto nesta populao em equilbrio?

3.1. O equilbrio de Hardy-Weinberg.

2.2 Em populao terica panmtica, avalia-se as frequncias genotpicas relacionadas ao grupo sanguneo MN. O grupo MN indica uma herana co-dominante do grupo sangneo, formado pelos alelos LM e LN. Em 10 000 indivduos, 900 so do grupo N. Quantos MN devero ser encontrados?

4. Fatores de alterao do equilbrio de Hardy-Weinberg em funo da deriva gentica: o gargalo de garrafa. O primeiro fator a considerar uma profunda reduo na populao em situaes conhecidas como gargalo de garrafa populacional. Nesta situao a deriva gentica modificaes na estrutura gentica. causa grandes

4. Fatores de alterao do equilbrio de Hardy-Weinberg em funo da deriva gentica: o gargalo de garrafa. Por exemplo, partindo-se de numa amostra de Drosophila, um dado cruzamento Aa Aa: Resulta em F1 com frequncias allicas p = q = 0.5; Frequncias genotpicas 0.25 AA, 0.50 Aa, e 0.25 aa. Em 4 indivduos, ou seja, 8 cpias dos genes, da F2, a frequncia allica pode ser muito diferente. Caso forem 2 AA e 2 Aa, indicaria p = 0.75 (6 de 8) e q = 0.25 (2 de 8). Replicando-se este experimento 1000 vezes, ocorreria a perda de um dos alelos em 8 amostras.

5. Fatores de alterao do equilbrio de Hardy-Weinberg em funo da deriva gentica: o efeito do fundador. O efeito do fundador ocorre quando poucos pioneiros colonizam uma nova regio e levam uma diversidade gentica muito menor do que a original. equivalente ao efeito do gargalo de garrafa.

Vrios mecanismos de cruzamento no aleatrio ainda contribuem para alteraes na estrutura gentica de uma dada populao. So citadas as preferncias de cruzamento em determinados fentipos e a auto-fecundao, ambas em plantas.

6. A seleo natural: modificaes predominantes e estabilizao. C. Microevoluo e macroevoluo.

nos

fentipos

A evoluo ou melhor, o resultado evolutivo geralmente dividido em micro e macroevoluo.


Macroevoluo o desenvolvimento que ocorre acima do nvel populacional, como a especiao (formao de nova espcie) ou a extino (desaparecimento de uma espcie). Microevoluo o desenvolvimento observado a nvel gentico, que acarreta pequenas transformaes evolutivas ou adaptaes dentro da populao. O perodo de tempo necessrio o principal fator que diferencia macro e microevoluo.

6. Resultados da seleo natural. A adaptao o resultado geral esperado da seleo natural. Para compreender melhor este resultado, divide-se a seleo natural em: Estabilizadora; Direcional; Disruptiva. A seleo estabilizadora tende a preservar os fentipos intermedirios, heterozigotos. muito mais observada na seleo de fentipos de caractersticas quantitativas como a altura ou peso dos indivduos.

6. Resultados da seleo natural. A seleo direcional favorece aqueles indivduos que situamse numa das tendncias com relao mdia dos indivduos, acima ou abaixo, melhor adaptados a situaes especficas.

A seleo disruptiva favorece indivduos em ambas as tendncias com relao mdia.


Debater exemplos.

9. Seleo sexual. A ltima forma de seleo a sexual, observada inicialmente por Darwin. Na seleo sexual, fentipos atrativos so selecionados. Debater este aspecto.

You might also like