You are on page 1of 24

Desirre Oliveira da Silva Marcela Aparecida Ferreira Milene Cantarino do Carmo Natalia Stengrat Olivier

Camilo Ferreira Botelho Castelo Branco (Lisboa, 16 de Maro de 1825 So Miguel de Seide, 1 de Junho de 1890) foi um escritor portugus. Camilo foi romancista portugus, alm de cronista, crtico, dramaturgo, historiador, poeta e tradutor. Teve uma vida atribulada que lhe serviu muitas vezes de inspirao para as suas novelas. Foi o primeiro escritor de lngua portuguesa a viver exclusivamente dos seus escritos literrios. Apesar de ter de escrever para um pblico, sujeitando-se assim aos ditames da moda, conseguiu ter uma escrita muito original.

Na trama so envolvidos dezoito personagens que giram ao redor de Calisto que o principal. Os personagens secundrios so superficialmente descritos de maneira que o leitor possa imagin-los fielmente, cada um a seu tipo. Teodora: recatada e atrelada aos costumes da vida no campo, ignorante mais que o necessrio para ter juzo. Adelaide: nova, que despertou o amor em Calisto e o despertou para a realidade. Ifignia: brasileira, bela e que roubou o corao de Calisto.

O boticrio: o farmacutico. Lopo: o professor que tinha interesses financeiros. O velho Sarmento: outro portugus que valoriza o bom portugus dos velhos tempos e o abade (uma espcie de padre) de Esteves, que esteve ao lado de Calisto na Cmara. Os destaques ficam por conta de Adelaide, Ifignia, Teodora e Librio de Meireles, alm do prprio Calisto. Dois personagens so descritos pelo autor. Um deles Calisto e o autor fez uma descrio fiel do morgado (filho nico ou filho mais velho), para mostrar como sua educao, por meio das obras clssicas e quais eram os seus valores, mostrando como isso foi evoluindo com o tempo.

O outro Librio que representa o oposto de Calisto. Era burgus, e defendia o luxo e os costumes franceses requintados, que acompanhavam a industrializao, necessria para o desenvolvimento de uma nao. Aos poucos Calisto foi adquirindo essa opinio.

Calisto Eli, morava na Vila de Miranda e tinha uma formao literria muito boa, estudando latim e grego. Era conservador e defensor dos costumes portugueses e sua veste caractersticas do interior denunciava isso. Mas sua vocao para orador o levou para a Cmara dos Deputados de Lisboa, depois de uma esmagadora eleio em Miranda. Ao chegar em Lisboa, parecia que estava em outra terra, bem diferente daquela descrita nos seus livros. Lisboa estava em decadncia (em runas) e at a gua era insalubre (era prejudicial a sade).

Na hora de fazer o juramento Calisto j criou confuso e isso se repetiu durante os discursos, contra o dinheiro desperdiado no teatro, que s atendia os ricos. Seus discursos sempre estavam acompanhados pelo riso dos deputados, frente aquele homem franzino (fino, delicado), com sua casaca, barriga e corcunda causada pela leitura exagerada. Calisto tinha gnio forte e aliado a seu esprito nacionalista logo arrumou um rival: Librio, um doutor do Porto e um amigo, o abade (sacerdote) de Esteves. Discursou contra o luxo, que corrompia as naes, contra a opinio de Librio. Durante uma visita a um amigo presenciou uma cena de adultrio e graas a sua ajuda a paz foi restaurada.

Mas essa paz veio junto com uma amizade e logo depois o amor por Adelaide. Lembrando que Calisto tinha seus 44 anos e era casado com Teodora, que tinha ficado em Miranda. Isso causou um rebulio (agitao) nas idias e na forma de agir de Calisto e a nica soluo encontrada pelo pai da garota foi impedir que eles se vissem. Funcionou! Na Cmara, seu discurso contra a rigidez e desumanidade no trato de mulheres e presos, novamente contra Librio estremeceram a Cmara. Parecia que Calisto j havia esquecido Adelaide e voltado a lembrar de seu dever como esposo.

Depois de jantar na casa de uma vizinha, Calisto ficou conhecendo um nome, Ifignia e esta apareceria alguns dias depois, uma prima, vinda do Brasil. O amor despontou mais uma vez em seu corao e desta vez Calisto cobriu sua amada de luxo e riqueza, que a condio de fidalgo (que tem ttulo de nobreza) lhe dava. Mudou seus costumes e passou a fumar charuto e vestir-se com elegncia, cuidar da aparncia. Em trs meses de Legislatura mudou tanto em forma e ao, que Brs, vindo de Miranda no lhe reconheceu, mas o viu com Ifignia e levou a notcia a Miranda.

Ao saber disso, Teodora ficou possessa, mas Calisto foi a Miranda e depois de causar terror por sua aparncia acalmou os nimos. Mas a saudade de Ifignia era tanta que Calisto voltou a Lisboa trs dias depois, deixando Teodora entregue a febre e a Lopo, um primo que s queria saber da fortuna da fidalga. Calisto tentou esquecer Teodora definitivamente e quando ficou sabendo que ela viria a Lisboa lhe procurar ele foi para a Frana com Ifignia. Teodora chegou a Lisboa e ao ver todo o luxo que Calisto dava a Ifignia, decidiu se separar e ficar com Lopo.

Calisto volta da Frana e ele que abismava a idia da invaso do luxo francs se viu imerso (mergulhado) nele. Casou-se com Ifignia e teve dois filhos. Ironia do destino, mas esse portugus que odiava a corrupo deu dois cargos eclesisticos (cargos pertencidos a igreja) a conhecidos de Miranda para se reeleger deputado. O anjo despencou e o simples mortal viveu.

A histria de "A queda dum Anjo", comea com a valorizao dos costumes e valores de um autntico portugus e termina tragicamente com a desfigurao desse homem perante aos costumes de Lisboa. O principal conflito entre o velho e o novo, o nacionalismo e a dominao estrangeira.

A histria se passa perto da metade do sculo XIX e, durante alguns fatos, o narrador cita exatamente o ano em que se sucede o acontecimento. Sendo assim, o tempo cronolgico, e a histria inteira dura aproximadamente cinco anos. A mensagem clara: mesmo uma pessoa conservadora, culta e nacionalista deixa-se levar pelo seu ambiente, se adequando ao novo lugar e mudando sua maneira de pensar e agir, mesmo que para pior.

Quanto ao espao, a histria se passa em seu incio na cidade natal de Calisto Eli, Miranda, porm se desenvolve principalmente em Lisboa, nos lugares onde Calisto transitava, como a Cmara de deputados, sua casa, etc. H tambm pequenas citaes a alguns pases da Europa, como a Frana. As ambientaes so na maioria internas, porm tambm h muitas externas.

A narrao majoritariamente (a maioria) em terceira pessoa, com apenas alguns pequenos trechos em primeira pessoa, mas que no so relevantes na histria. H na trama, uma grande participao do narrador, o prprio autor, que conta a histria. Ele onisciente, ou seja, sabe praticamente tudo sobre todos os personagens (que, afinal, ele prprio criou) e alm disso conta a histria depois que os fatos se sucederam.

H uma predominncia do discurso direto, com muitos dilogos, discursos e cartas. A narrao predominante e quase no h descrio. O narrador emite opinies, principalmente atravs dos personagens, e algumas vezes diretamente, atravs de seus comentrios e narrao.

Camilo prima pela economia da narrao, sendo as poucas descries presentes um complemento das situaes narradas. Camilo utiliza vrios nveis de lngua, de acordo com as personagens e contextos em que se inserem: nvel cuidadoso, ligado a Calisto, no Parlamento, quando se utilizava todos os artifcios da retrica; nvel normal, ligado ao narrador, espao e personagens lisboetas; nvel popular, discurso de Teodora, retratando a sua vulgaridade; nvel familiar, nas cartas de Calisto e Teodora. Assim, Camilo imprime o ritmo conveniente ao. trabalhando sabiamente a Lngua que confere um notvel dinamismo sua novela.

A obra pode ser fictcia, mas a coerncia dos fatos to grande que a trama adquire um carter real. Um livro que mostrou toda sua habilidade de apresentar temas reais e romnticos em uma stira a sociedade do sculo XIX.

You might also like