You are on page 1of 27

BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CINCIA E TECNOLOGIA

Marketing de Varejo
Srie Marketing
CCCT0016 - ADMINISTRAO (pf) (2013 .2 - T02)

Canais de Marketing

Esto entre o fabricante e o consumidor final.


Vantagens para a empresa.
Padronizam as transaes. Reduz o nmeros de contatos.

Vantagens para o consumidor


Facilidade de busca. Sortimento de produtos.

Conceitos de varejo

Responsvel pela facilidade de acesso a objetos.


Funes
Dividir lotes grandes Manter estoque Fornecer servios

Objetivos do varejista

Volume de vendas
Lucratividade Imagem

Panorama do varejo

Nacional
Estabilidade econmica. Adoo do Real. Empresas internacionais. Consumidor Exigente. Preos equiparados. Cdigo de defesa do consumidor.

Internacional
Modelo conglomerados europeus

Foco na qualidade, inovao e funcionalidade O quanto voc precisa do objeto Descentralizao das decises Diferenciao da concorrncia Fidelidade

1. 2. 3. 4. 5. 6.

Maior internacionalizao; Aumento da concentrao no setor Supermercadista; Maior poder do Varejo; Parcerias e alianas com Fornecedores;

Disputa pelos consumidores de baixa renda;


Polarizao entre formatos e posicionamentos

Tendncias do Varejo

Polarizao entre formatos e posicionamentos

Souza e Serrentino (2002:35).


BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CINCIA E TECNOLOGIA 8

Tendncias do Varejo
7. 8. 9. 10. 11. 12.

Aumento da concorrncia de formatos substitutos; Tecnologia da informao; Valorizao das pessoas empregadas no varejo; Novos formatos e composies varejistas; Expanso do varejo sem lojas; Varejo eletrnico;

Tendncias do Varejo
13.

Expanso do varejo de servios;

14.
15. 16. 17. 18.

Maior foco no cliente;


Mudanas no comportamento do consumidor; Expanso do sistema autosservio; Mudanas na caracterstica do mercado brasileiro; Crescimento e fortalecimento dos shopping centers;

19.

Crescimento e fortalecimento das franquias.

BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CINCIA E TECNOLOGIA

11

Varejo com loja


Classificao das instituies: Pelo tipo de mercadoria. Pelo nvel de variedade e sortimento. Pelo nvel de servios. Pelo nvel de preos. Pelo tipo de propriedade ou relao com outras organizaes: Redes coorporativas: Lojas sob mesma direo. Associativismo e cooperativismo: Competir em melhores posies com grandes empresas. Franquias: Sistema de parceria empresarial.

BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CINCIA E TECNOLOGIA

12

Formatos de varejo com loja:


Varejo de alimentos. Lojas de convenincia. Lojas de sortimento limitado. Supermercados compactos. Supermercados compactos. Superlojas.

Varejo tradicional de mercadoria em geral.


Lojas de departamentos: operam em reas de mais de 6.000 m2, com ampla variedade, profundo sortimento e bom nvel de servio ao cliente.

BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CINCIA E TECNOLOGIA

13

Formatos de varejo com loja:


Lojas tradicionais de descontos: Ampla variedade de produtos,
servio limitado e preos baixos. Lojas tradicionais especializadas. Especialistas de categoria. Clube atacadista. Hipermercados. Lojas off-price, de ponta de estoque e de fbrica. Varejo de servios.
BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CINCIA E TECNOLOGIA 14

Formatos de varejo sem loja


Varejo eletrnico. Catlogos. Porta a porta. Tv shoppinhg. Televendas. Maquinas automticas de venda.

BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CINCIA E TECNOLOGIA

15

Estratgia de Varejo
Em todas as empresas costuma haver uma orientao estratgica. A empresa no age sem antes conhecer o mercado e suas mudanas.
A seguir, os principais elementos para elaborao do planejamento estratgico no varejo.

BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CINCIA E TECNOLOGIA

16

Estratgia e Objetivos
Para estabelecer a estratgia necessrio primeiramente definir a finalidade ou misso do negcio e analisar a capacidade da empresa, seus pontos fortes e fracos. O segundo passa definir os objetivos especficos a cada uma das reas da organizao, como a de marketing e a financeira. Em seguida, necessrio definir o posicionamento competitivo da empresa, identificando seus mercados-alvos e a sua vantagem diferencial.

BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CINCIA E TECNOLOGIA

17

A estratgia indica como a empresa pretende utilizar seus recursos para alcanar os objetivos. Uma estratgia de marketing bem desenvolvida identifica os seguintes elementos:

* Os mercados especficos e os segmentos de mercado que atender prioritariamente; * O objetivo de marketing, medindo ao menos pelo volume de vendas e o percentual de market share que a empresa deseja em seus mercados selecionados; * Os meios especficos pelos quais a empresa pretende apelar para seus consumidores- alvo e estabelecer a sua posio competitiva (a estratgia de marketing).

BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CINCIA E TECNOLOGIA

18

Segmentao e posicionamento
Posicionamento e segmentao constituem partes distintas de um processo de estratgia e proporcionam ferramentas muito poderosas.
*Segmentao Dentre os benefcios da segmentao de mercado esto: projetar formatos de loja que atendam as necessidades do mercado; elaborar estratgias de comunicao eficazes e de menor custo; avaliar a concorrncia; auxiliar o marketing de uma empresa menor; identificar segmentos que ainda no esto sendo bem atendidas ou que tem potencial de crescimento.
BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CINCIA E TECNOLOGIA 19

*Diferenciao e posicionamento A diferenciao permite ao varejista distinguir-se de seus concorrentes em funo da oferta de linhas de produto, opes de servio, horrios de funcionamento, localizao, preo, atendimento e postura da equipe, ambientao e forma de utilizar a comunicao. As empresas varejistas tomam decises baseadas nas caractersticas de suas empresas pelo lado do custo e da demanda.

BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CINCIA E TECNOLOGIA

20

Oportunidades para obter vantagem competitiva sustentvel


A vantagem competitiva de uma empresa so os distintos fatores que lhe do uma posio superior ou favorvel em relao aos seus concorrentes.
VM = VC * D medida em relao aos concorrentes. Duradoura ou efmera o que depende dos concorrentes Isto , o valor de mercado da empresa proporcional ao tamanho ou magnitude da vantagem competitiva e dependente da durao esperada para esta vantagem.

A nica vantagem competitiva sustentvel a capacidade de aprender mais rpido e melhor do que os concorrentes. - Peter Senge
BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CINCIA E TECNOLOGIA 21

Fontes de vantagem competitiva. Fontes Exemplo Eficincia, custos baixos Alcoa Inovao do produto Intel Qualidade, rentabilidade Mercedes Resposta ao cliente Dell Inovao na fabricao Toyoyta

Dez tipos de vantagem competitiva sustentvel. Tipo Exemplo Alta qualidade Toyota Atendimento ao cliente Starbucks Baixo custo de produo ou Wal-Mart operao Design do produto e Hewlett funcionalidade Packard Segmentao de marketing Dell Computer Produto de linha em larga Amazon.com escala Inovao do produto Medtronic Mtodos efetivos de venda Pfizer Seleo de produtos Tiffanys Propriedade intelectual Microsoft

BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CINCIA E TECNOLOGIA

22

A seguir as principais oportunidades para a criao de vantagens sustentveis , conforme Levy e Weitz (2000)

Formas mais usadas pelos varejistas para construir fidelidade: Posicionamento Nvel de Servio Marketing de Relacionamento Mercadorias Por produto, o cliente paga preo. Por servio, ele comea

a dar valor. Com relacionamento, ele vira f do seu negocio. ~ Saiani (2001:137)
O acerto na localizao um dos fatores mais importantes no varejo Para o varejista indispensvel estar em um ponto comercial que seja visvel, acessvel e conveniente para seus clientes.

BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CINCIA E TECNOLOGIA

23

Uma relao amistosa e de parceria ajuda o varejista a conquistar privilgios nas negociaes, na remessa e distribuio de produtos, nos lanamentos e campanhas promocionais.

Processos de logstica e informao. Possibilidade de reduzir custos de armazenagem, frete e estocagem. Aumentam a eficincia no manuseio das mercadorias, otimizando o tempo de entrada e sada dos estoques, o que maximiza o giro das mercadorias e causa impacto financeiro positivo.
BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CINCIA E TECNOLOGIA

Um exemplo do uso inteligente desse sistema.


24

Preos menores ou manter margens maiores

(campanhas publicitarias, reforma da loja, ou Outros investimentos que possam trazer benefcios.)

O varejista no deve se limitar a uma nica frente de vantagem competitiva sustentvel. importante desenvolver mltiplas opes , fortalecendo a sua diferenciao no mercado

BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CINCIA E TECNOLOGIA

25

Concluso

Estudo detalhado do mercado, para determinar que produtos ou servios podero interessar aos consumidores.

Segundo Kotler (2000, p. 540), todas as atividades de venda de bens ou servios diretamente aos consumidores finais, so definidas como varejo.

O marketing de varejo, em sntese, so todos os esforos estratgicos e de comunicao no intuito de atingir o consumidor final.

BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CINCIA E TECNOLOGIA

26

FIM

JOAO HIGO SOUSA NUNES


ALVARO JOSE DA SILVA COSTA MATEUS CHAVES RODRIGUES ITALO ARTLEY SILVA ALCANTARA

NAASSOM VILANOVA GOMES


Prof. TERUYUKI MORITA

BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CINCIA E TECNOLOGIA

27

You might also like