You are on page 1of 10

NARRADOR, ESPAO, TEMPO

NARRADOR
terceira pessoa no onisciente, o narrador vai aos revelando progressivamente as caractersticas do carter do personagem do conto.
Por exemplo: Selitos era o senhor de Myr Tariniel. Bastava-lhe olhar para uma coisa e era capaz de enxergar seu nome oculto e compreend-la. Havia muitos que sabiam fazer essas coisas, mas Selitos era o mais poderoso nomeador vivo nessa era.

Descrio dos personagens


Lanre tinha sido lutador desde quando se mostrara apto a erguer uma espada.
Casou-se com uma mulher chamada Lyra, e seu

amor por ela era uma paixo mais impetuosa do que a fria. Lyra era terrvel e sbia. Lyra sabia os nomes das coisas e a fora de sua voz era capaz de matar um homem ou serenar uma tempestade.

Oniscincia seletiva
o ponto de vista em terceira pessoa sustentado por uma nica personagem fixa, que conhece, tanto o interior como o exterior.
Por exemplo: Selitos: Bastava-lhe olhar para uma coisa e era capaz de enxergar seu nome oculto e compreend-la.

Modo Dramtico
Com a ausncia de narrador, de autor, a enunciao assumida pelos personagens, que se apresentam diretamente e so identificados pelo que dizem e fazem.
Em meio ao desespero, Lyra tombou sobre o corpo de Lanre e chorou seu nome. Sua voz foi um sussurro. Sua voz foi um eco e vazio. Sua voz implorou que ele voltasse vida. Mas Lanre permaneceu sem respirao e morto.

Espao/Ambiente
O espao formado por um clima; o que cerca os personagens. So as condies:
Socioeconmicas Existem dois reinos o de Selitos

e o de Lanre; Era uma vez, h anos e quilmetros de distncia, um lugar chamado Myr Tariniel: a cidade cintilante. Aninhava-se entre as montanhas elevadas do mundo como uma pedra preciosa na coroa de um rei. Lanre e lyra eram senhores de Blanc de Drossen Tor.

Espao /Ambiente
Morais Todos os senhores cuidavam de suas terras, com o poder que tenham adquiridos. Por exemplo: - Laren era lutador e sua esposa Lyra tinha o poder da palavra. Selitos conseguia ler o corao dos homens como livros de letras grossas. Via alm da viso humana normal; Religiosa: - Todos os senhores acreditavam em

seus poderes adquiridos; Psicolgicas Todos desejavam proteger seus reinos dos inimigos.

Tempo
O tempo neste conto cronolgico e est implcito.

Sabemos que foi a muito tempo atrs. Por exemplo: Comeo; Era uma vez, h anos e quilmetros de distncia, um lugar chamado Myr Tariniel: a cidade cintilante. Aninhava-se entre as montanhas elevadas do mundo como uma pedra preciosa na coroa de um rei.

Tempo
Meio; Myr Tariniel foi incendiada e trucidada, e

quanto menos se falar disso, melhor. Os muros brancos ficaram carbonizados e ocorreu sangue pelas fontes. Durante uma noite e um dia, Selitos permaneceu inerme ao lado de Lanre, e nada pode fazer alm de observar e ouvir os gritos dos moribundos, o clangor do ferro, o estalar das pedras que partiam.

Tempo
Fim; Venceste-me uma vez pela deslealdade, porm

nunca mais. Agora vejo com mais nitidez do que antes e meu poder est em mim. No posso matar-te, mas posso mandar-te embora deste lugar. Vai-te! Tua aparncia ainda mais medonha por eu saber que um dia foste belo. Foi soprado para longe, qual fumaa pelo vento.

You might also like