You are on page 1of 22

Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Filosofia e Cincias Humanas Curso de Graduao em Geologia

Alex Ramires Camila Souza Giorgia Caliman Manuela Bahiense

Props a explorao da energia trmica do oceano (Idealizou a OTEC). 1930, um aluno dele, Georges Claude construiu a primeira usina experimental de energia trmica dos oceanos, que gerava 22KW de eletricidade na costa de cuba.

As plantas OTEC Podem ser construdas em terra ou plataformas flutuantes.

OTEC uma tecnologia renovvel marinha, que utiliza a energia solar absorvida pelos oceanos com uma T de cerca de 25C, para gerar energia eltrica. Ela aproveita a diferena de temperatura entre as guas da superfcie e do fundo ocenico.

necessria uma diferena de T de 20C entre a gua quente da camada superior e a fria da camada inferior do mar para produzir uma quantidade significativa de energia.

As reas vermelhas e amareladas do mapa indicam onde possvel se utilizar a OTEC.

Por receberem quantidades maiores de energia solar as zonas tropicais e equatoriais constituem-se no reservatrio principal desta energia.

1974,foi construdo o primeiro laboratrio de Energia Natural do Hawaii (NELHA).


.

Em 1979 os EUA assumiu a liderana na tecnologia OTEC. Promoveu a construo bem sucedida do Mini-OTEC no laboratrio Nacional de energia do Hawaii(NELHA). Consiste numa planta de demonstrao de 50kw de ciclo fechado tornando-se ento primeira potncia mundial.

Sistemas de ciclo fechado


Sistemas de ciclo aberto Sistema hibrido

4 etapas Flash de gua do mar quente 3 1% atm. Gases do ar saem da gua. Expanso do vapor por tubo para gerar energia. Tranf. de calor para gua do fria do mar, condensando o fluido de trabalho. Compresso dos gases no-condensveis.

O vapor condensa-se dentro do transferidor de calor e fornece gua dessalinizada. A eletricidade produzida pode ser entregue a uma rede til, ou usada para fabricar metanol, hidrognio, metais refinados, amonaco e produtos similares.

Abundncia da fonte, capacidade de abastecer milhares de cidades costeiras; Os Sistemas de Converso de Energia Trmica dos Oceanos tm muitas aplicaes ou utilizaes como gerao de eletricidade, dessalinizao da gua, sustentar a cultura em guas profundas, refrigerao e ar condicionado, auxlio energtico para a extrao mineral;

Pode ser usado na produo de: metanol, fluido amonaco, hidrognio, alumnio, cloro e outros produtos qumicos; Alm da gerao de energia, gua, refrigerao e produtos qumicos, tambm trs outros tipos de benefcios.

Mudana no nvel das mars o que gera uma produo inconstante de energia; Porm alm da mudana de nvel das mars a maior desvantagem a falta de informao, que se d pela falta de investigao;

necessrio acelerar o desenvolvimento de sistemas OTEC, para isso os investigadores precisam: Obter dados sobre a operao do projeto; Desenvolvimento e caracterizao de tecnologia de intubao da gua fria; Criao um banco de dados de informaes; Pesquisa mais aprofundada sobre os sistemas de transferidores de calor para melhorar o desempenho de transferncia de calor e diminuir os custos

Pesquisas mais aprofundada sobre os sistemas de transferidores para melhorar o desempenho e diminuir os custos; Realizar pesquisas na rea da tecnologia de turbinas com conceitos inovadores para mquinas de grande porte requeridas para sistemas de ciclos abertos;

A Energia do mar seria uma soluo que pode e deve contribuir para o aumento da energia disponvel para consumo e baixar o custo das energias renovveis. Esta uma fonte de energia renovvel que est em desenvolvimento e ainda muito se desconhece. A Energia dos oceanos a maneira mais eficiente e confivel de gerao de eletricidade em comparao as turbinas elicas e sistemas de energia solar. Os sistemas OTEC para gerar eletricidade sendo eles, o ciclo fechado, ciclo aberto, apesar de existir um outro ciclo, ciclo hbrido.

Este tipo de energia alm de produzir energia eltrica, ajuda ainda a produzir combustveis, dentre outros. A sua principal vantagem ter um potencial significativo para fornecer eletricidade, mas podemos dizer que a grande desvantagem seja por passar toda a investigao que ainda se encontra por fazer.

Projetos em desenvolvimento

Obrigado!

http://gizmodo.uol.com.br/esta-usina-vai-explorar-o-oceano-para-gerarenergia-sem-fim/ http://en.wikipedia.org/wiki/Ocean_thermal_energy_conversion http://www.unesp.br/costsa_ses/mostra_arq_multi.php?arquivo=8299 http://wikienergia.pt/~edp/index.php?title=OTEC http://www.otecnews.org/ http://www.otecnews.org/what-is-otec/ http://www.otecnews.org/portal/otec-articles/ocean-thermal-energyconversion-otec-by-l-a-vega-ph-d/#open http://www.slideshare.net/RamonTanoeiro/otec-poster?from_search=1 http://pt.scribd.com/doc/77798609/Energia-Do-Oceano http://www.lockheedmartin.com/us/100years/stories/otec.html http://www.otecnews.org/portal/otec-articles/ocean-thermal-energyconversion-otec-by-l-a-vega-ph-d/ http://www.nrel.gov/docs/fy11osti/49121.pdf

You might also like