You are on page 1of 57

A primeira guerra Mundial e os anos 1920

Com a ecloso da Primeira Guerra (1914-1918) na Europa, houve o recrutamento de mulheres para trabalhar em diversos setores, e aquelas que pertenciam s classes mais baixas foram exercer ofcios masculinos em fbricas.

A classe mdia e as mulheres da alta sociedade tambm foram convocadas para ajudar em enfermarias, orfanatos e outros setores.

Durante a Guerra, a renda das famlias diminuiu sensivelmente e houve grande escassez de matrias-primas e suprimentos. Havia, portanto, muitas razes para a mulher mudar seu modo de vestir e seu modo de viver.
Com a nova e dura realidade a vida social ficou bastante limitada, os espetculos praticamente desapareceram e as mulheres viram-se frente necessidade de trajar roupas menos elaboradas e ornadas.

Algumas funes que as mulheres passaram a exercer, quase a obrigaram a usar verdadeiros uniformes e at calas compridas. Mas essa moda no foi muito aceita pelas classes mdias e altas.

Alm disso, com a escassez, os tons neutros e negros foram muito utilizados durante os anos de Guerra.

Pela primeira vez, as revistas de moda consagraram pginas inteiras roupas que eram tidas como adequadas apenas durante o luto.

Mas, segundo Moutinho 2000, a grande revoluo na moda, desde 1915, foi o recurso das saias e vestidos que iam at as canelas.

Alm disso, os sapatos altos e fechados ficaram descobertos e podia-se ver as meias de algodo pretas, marrons ou cinzas, cada vez mais transparentes.

Em 1915 e 1916 usavam-se casacos amarrados nas cinturas que cobriam partes das saias, aumentando os quadris.

Os chapus se simplificaram e as publicaes voltadas para a moda comearam a apresentar receitas de peas de tric, como encharpes, capuzes e meias. A partir da, os trabalhos feitos mo comeam a se multiplicar.

Nessa poca, Coco Chanel, que criava chapeus exticos antes da Guerra, introduziu na moda o jrsei, tecido macio, elstico, de malha.
Antes reservado apenas roupas de baixo, o jrsei passou a ser a base de conjuntos prticos que no amassavam, muito usados com cardigs (casacos de l sem golas, de mangas compridas e abotoados).

Quase no final da Guerra, por volta de 1917, Jeanne Lanvin concebeu vestidos que fizeram sucesso durante 10 anos: am at as canelas, tinham saias amplas e eram usados sobre lingerie discreta e simples.

Para a noite, os vestidos eram mais ajustados.

De acordo com Moutinho (2000), em 1918, houve uma tentativa da Inglaterra em criar um Vestido Padro Nacional, que era uma roupa prtica com fivelas de metal no lugar de colchetes e que serviria pra todas as ocasies do dia-a-dia: para o ch, para a festa, para sair .... Mas essa criao no teve sucesso.

Na realidade, no perodo da Guerra houve uma considervel estagnao na moda e so poucas as variaes e as informaes com relao s vestimentas nesse perodo

O perodo ps-guerra (1919-1929): os anos loucos

Em 1918, os criadores de moda compreenderam que tinham de se ajustar a um mundo novo. Dois fatores vo determinar as tendncias da moda dos anos do psguerra:

1. Muitas pessoas mudaram de classe social. A classe mdia ficou empobrecida e os nobres arruinados aps a Guerra. 2. Com isso, a alta-costura voltou-se para uma nova clientela: atores, atrizes, escritores e outros artistas americanos que enriqueceram com a Guerra, alm dos poucos nobres que subsistiram.

Esse novo pblico freqentava boates da moda, onde o jazz fazia sucesso e am para Paris para os eventos e festas que ali ocorriam.

A nova clientela foi o primeiro fator ao qual a alta-costura teve que se adaptar. O outro fator foi o anseio de emancipao das mulheres.

Na roupa para o cotidiano a saia ampla que dominara os anos de guerra, foi substituda pela linha barril que tinha um efeito tubular. De acordo com Laver (1999, p. 229), as saias ainda eram compridas, mas houve a tentativa de se confinar os corpos femininos em um cilindro. O busto era de menino e as mulheres comearam a usar achatadores (tiras de pano que comprimiam busto).

A cintura desapareceu por completo e j havia muitos exemplos da cintura em torno dos quadris, este seria o trao mais caracterstico do meio do ano de 1920.

Mas, em 1925 veio a verdadeira revoluo das saias curtas. Sob condenao da Igreja e dos moralistas da poca, foram promulgadas vrias leis em alguns estados dos EUA que puniam as mulheres que usassem as saias que apenas cobriam os joelhos.

Mas isso tudo foi em vo, pois um novo ideal de mulher comea a existir. Estava em voga agora, a mulher independente, andrgina e vida pelos mesmos direitos dos homens.

Assim, em 1926, a indumentria feminina resumia-se a combinao de saia e blusa ou na utilizao de um vestido inteiro que no marcava a cintura e caa reto do ombro at a altura dos joelhos em forma de tubo.

Desse modo, surge uma mulher que faz uso de elementos da indumentria masculina e que substitui o penteaddo cacheado do incio da dcada pelo cabelo curto e liso que evidenciava as linhas da cabea.

De acordo com Laver (1999), at as mulheres mais velhas se sentiram compelidas a aderir ao novo visual, devido a moda do chapu cloche, cujo uso se tornou quase universal no perodo.

Um pouco mais tarde surge penteado a la garonne (a moda dos meninos).

A mulher, que havia se tornado capaz de abandonar uma via de futilidades, queria valorizar-se, tirar os vus, fumar, dirigir automveis, usar cabelos bem curtos. A moda passou a misturar componentes masculinos e femininos.

Sensualidade marcada pela ateno s pernas e acentuao de traos da face.

Maquiagem

A partir da dcada de 1920, as mulheres comearam a depilar as sobrancelhas e a utilizar uma marcao lpis para salient-la.
Usava-se o ruge, agora em pasta, nas faces e desenha-se a boca pequena em formato de corao.

Elementos de seduo:
Pega-rapaz;
Lbios vermelhos; Sobrancelhas realadas;

P de arroz e ruge em p;
Meias claras de seda;

Ainda na dcada de 1920, as mulheres comeam a usar a combinao por baixo dos vestidos curtos.

E, quando os achatadores de seios caem em desuso, os primeiros sutis entram em cena.

Inicialmente, eles possuam ala ajustvel de elstico e eram abotoados na frente. Depois, os antigos fabricantes de espartilhos iniciaram a produo e sutis com barbatanas e com diversos formatos de taa.

Em 1925, as roupas de banho ainda eram produzidas com tecidos pesados e eram usadas com sapatilhas e borracha.

Elas recebiam desenhos excntricos (inspirados na art dco) e encurtavam formando um saiote.

No incio da dcada de 20 as roupas se simplificaram e as saias se tornaram curta at a altura dos joelhos, o que era bom para os fabricantes de meias e no to lucrativo para os de tecido...

Desde ento, houve muitas tentativas de se alongar novamente as saias ou e incrementlas com tecidos e vus sobrepostos ou com caldas que se alongavam na parte posterior da mesma.
At que no final da dcada, elas voltam a ser longas e a linha retorna para o seu lugar.

Alm da crise econmica, a simplificao nas formas da moda no ps-guerra, fez com que muitas maisons de Paris fechassem suas portas.

At Poiret que era smbolo da Alta-Costura nesse momento, no suportou a crise. Entretanto, surgiram novos nomes, muitos dos quais era de mulheres, como o de Madeleine Vionnet, Coco Chanel e Elsa Schiaparelli.

Vionnet

Essas mulheres no eram apenas criadoras de moda, mas pessoas influentes no mundo das artes.

Chanel

Os novos criadores do psguerra

Os novos costureiros que apareceram em Paris como Madame Paquin, Madeleine Vionet, Jean Patou e Chanel trazem muitas novidades moda.

Chanel ganha muito destaque porque ela conseguiu adaptar suas criaes s mulheres de seu tempo.

Ela cria blusas, lenos de pescoo, tailleurs sem golas e outros modelos de sucesso

Coco Chanel (1883 1971)


Nasceu na Frana com o nome de Gabrielle Chanel, comeou a vida cmo chapleira e tinha duas lojas onde vendia chapus, blusas simples e camisas ntimas. As roupas de Chanel eram usadas sem espartilhos e feitas com menos forros para fcarem mais leves e menos rgidas.

Em 1914 ela apresentou um modelo de cheminsier simples, vestido reto, que tem como modelo a camisa social masculina

Em 1916, ela comeou a criar roupas em jrsei. E em 1918, Chanel produziu cardigs e conjuntos de casaco e suter de tric .

Em 1920 criou calas largas para as mulheres inspiradas nas bocas-de-sino dos marinheiros.

Mais tarde criou pijamas chiques que eram usados como esturio informal e depois; Seus tailleurs que se tornaram clssicos.

A vida pessoal de Chanel chamava a ateno. Ela usava suas prprias criaes num corpo pequeno, quase sem seios.

As cores preferidas de Chanel eram o cinza e o azul-marinho, mas ela criou muitos modelos em tons beges, lanando moda.

Seus vestidos foram os primeiros com forros costurados e que exigiam minuncioso ajuste sobre os corpos das clientes. Os vestidinhos pretos de Chanel, criados logo depois da guerra tornaram-se a pea base de tosos os guarda-roupas elegantes.

O gosto pela sobriedade e o corte simples celebrizou Chanel [...] Sua genialidade foi adivinhar o que seria a mulher do sculo XX e adiantar-se s suas aspiraes : sua moda clssica agradou em cheio e perdurou por muito tempo. (MOUTINHO, 2000, p. 80)

Madeleine Vionnet (1876-1975)


Foi uma grande costureira que ingressou na Maison Doucet em 1907 e em 1912 abriu sua prpria maison que drante a primeira guerra manteve suas portas fechadas.

Vionet era muito procurada por atrizes e mostrou-se uma das estilistas mais inovadoras de sua poca.

Seus modelos eram concebidos em manequins-miniatura (espcies de bonecas), onde o tecido era trabalhado

Vionet ficou conhecida por seu corte enviesado qe se tornou febre durante os anos 1930.

Suas criaes tinham tambm costuras diagonais.

No final da dcada de 1920 ganhou muito prestgio e divulgou a gola-capuz e a frente

nica.

Seus tecidos prediletos eram o crepe da China e o cetim para vestidos de noite.

Seus modelos diurnos eram em geral uma pea inteira, sem cavas, e as roupas podiam ser vestida pela cabea, sem abotoamento ou abotoando atrs.

Os tailleurs tinham saias nesgadas ou enviesadas.

E os casacos tipo envelope tinham abotoamento lateral.

A caracterstica mais marcante de Vionet eram a forma e o caimento natural de suas peas

Durante toda a sua carreira, Vionet foi bastante indiferente s mudanas de estilo.

Suas roupas com franjas e pontas ficaram famosas.

Alm disso ela ousava em variaes de modelos com a utilizao de nervuras, tecidos sobrepostos, bordados, rendas etc.

Para os modelos em crepe ela inventou uma forma original de drapear o tecido ao redor do corpo.

Jean Patou (1880-1936)


Nos anos 1920, ele apresentou modelos que eram verdadeiras novidades e, assim como Chanel, este costureiro criava roupas para mulheres que eram ativas e modernas, sendo a simplicidade o seu forte.

Este alcanou sucesso com vestidos cujas saias se alargavam como um sino.

Logo depois, Patou se entusiasmou pela pesquisa de tecidos maleveis, prprios para a prtica esportiva. Patou ficou famoso no campo da moda esportiva (sportwear) que sempre ocupou grande espao em suas colees.

Ainda na dcada de 1920, ele criou uma coleo de malhas que era toda inspirada no movimento cubista.

Jeanne Lanvin (1867-1946)

Lanvin teve muitas clientes fiis desde o incio do sculo e sua maison foi das poucas a ter um ateli de bordados exclusivos.

Ela cobria parte das roupas, principalmente as de noite com prolas.

Sua especialidade eram vestidos de cintura baixa, com saias amplas que iam at os tornozelos e vestidos de baile com vrias camadas de tecido.

Arte e Moda
Estes e outros costureiros foram muito influenciados pela arte moderna e seus diversos movimentos.

A Art dco, especialmente, veio influenciar muito os costureiros do perodo entre-guerras.

Poiret foi um dos que se apoiaram na exuberncia das linhas da art dco para reagir s formas simplificadas de Chanel.

Seguindo esta nova tendncia, os joalheiros praticamente abandonaram as peas com pedras preciosas para usar cristais de rochas, prolas artificiais e pedras semipreciosas em bijuterias de linhas geomtricas e caras.

Sob a influncia da art dco, aquelas mulheres que aderiram moda andrgina logo passaram a fazer uso de objetos e acessrios em cores vivas e com estampas inspiradas em motivos geomtricos. Surgiram, assim, os guardachuvas coloridos, as bolsas quadradas e as caixas de cigarro que tinham os mesmos motivos das bolsas.

Cigarreira e necessaire com influncias da art dco.

Nesse perodo a mulher fumava mais e ostentava piteira.

Os motivos geomtricos

No final da dcada de 1920, as plumas de avestruz eram muito utilizadas nos eventos musicais, fazendo parte dos figurinos das danarinas e combinadas com roupas multicoloridas. Nesse momento, os decotes aumentaram como nunca revelando muito o corpo feminino.

Os vestidos de noite tornaram-se muito elaborados, sendo rebordados com canutilhos e miangas que entram na moda. Usava-se tambm muitas franjas nas saias, uma especialidade de Madeleine Vionet.

Perodo entre-guerras

You might also like