You are on page 1of 12

Biografia de David mile Durkheim (1859 1917)

FONTE: RODRIGUES, Jos Albertino. mile Durkheim. So Paulo: tica, 1999.

Contexto francs e mundial


1 de setembro de 1870

derrota de Sedan. 1871 disputa franco-alem. 28 de janeiro de 1871 capitulao das tropas alems. 18 de maro a 28 de maio de 1871 insurreio da Comuna de Paris. 4 de setembro de 1871 proclamao da III Repblica e formao do governo provisrio de Thiers (vazio moral; derrotas; dvidas de guerra). 1875 votao da Constituio e eleio do seu primeiro presidente, Mac-Mahon. 1882 1884 - debates parlamentares e finalmente a aprovao da lei Naquet que instituiu o divrcio na Frana.

1882 - instruo laica (publicao de lei que

probe o ensino da religio na escola pblica substitudo pela instruo moral e cvica). 1914 - I Guerra Mundial morte de discpulos e de seu filho Andrs. Questo social conflitos entre o capital e o trabalho, entre burguesia e proletariado, entre patro e empregado. 1891 encclica Rerum Novarum de Leo XIII,
discurso da desproletarizao atravs da propriedade privada, com cooperativismo, corporativismo e participao nos lucros.

1895 criao da Confederao Geral do

Trabalho (CGT), nova era do sindicalismo (greves por reivindicao econmica

1900 Passagem de sculo sensao de

euforia e crena no futuro.Inaugurao do mtro, Impressionismo nas artes. 1900 1901 crise. 1912 taylorismo, poltica e programas de aumento de produtividade nas indstrias. 1912 1913 crise. - Segunda revoluo industrial - era do ao, da eletricidade (energia limpa em oposio ao carvo), do aproveitamento do petrleo, telegrafia, avio, submarino, cinema, automvel, Produo de jornais e livros mais baratos (pelas rotativas e linotipo).

poca do colonialismo

tecnolgico, do capitalismo monopolista. Advento da teoria dos quanta, da relatividade, da radioatividade, da teoria atmica. Descobertas de vacinas de Pasteur, aplicao de vitaminas, etc. Esprito moderno progresso da cincia transformadora da realidade, progresso da democracia, progresso educacional e de bem-estar.

Biografia
15/4/1858 nasceu em pinal,

Departamento de Vosges, na Frana. Pais judeus e o pai rabino. 1879 1882 - estudou na Escola Normal Superior (Paris/Frana). Ensinou filosofia em vrios liceus na Frana. 1885 1886 estudou na Alemanha com Wundt, sofreu influncia de Simmel (formalismo) e de Tnnies. 1887 1902 ministrou aulas de Pedagogia e Cincia Social na Faculdade de Letras de Bordeaux (Frana). 1892 publicao de Montesquieu et Rousseau, precursores da sociologia.

1893 publicou sua tese de doutorado Da Diviso Social

do Trabalho. 1895 publicou As Regras do Mtodo Sociolgico. 1896 fundou a Revista LAnne Sociologique. 1897 publicou O Suicdio. 1902 foi nomeado assistente de Buisson na cadeira de Cincia da Educao na Sorbonne e em 1906, titular da cadeira. Ele transformou a sociologia em disciplina especfica na universidade francesa, fez inmeras conferncias. 1917 morreu.

Sua obra
Para Durkheim a sociologia tem seus limites

metodolgicos e estuda fatos delimitados; com exceo de algumas excurses em domnios limtrofes; Ocupa-se da gnese e do processo das regras jurdicas e morais; Utiliza-se da Histria e da Etnografia (estudo das representaes simblicas) comparadas;Aplica estatstica; preocupa-se com os problemas mais restritos. de carter positivista, pois seus trabalhos tinham um mtodo cientfico e chegaram a determinar leis cientficas.

Objeto e mtodo da sociologia


o fato social o objeto da sociologia. O mtodo comparativo, ou seja,

utiliza-se da observao e da experimentao indireta. O seu livro sobre as Regras do Mtodo Sociolgico a primeira obra exclusivamente metodolgica escrita por socilogo. Aplicou esse mtodo na pesquisa sobre O Suicdio, relacionando variveis e dados empricos. Alm desses dois trabalhos, esto, ainda, nas obras consideradas metodolgicas: As Formas elementares da vida religiosa e A Proibio do incesto nos

Durkheim analisa as

representaes coletivas, como representaes mentais, ou melhor, simblicas, que seriam imagens da realidade. Durkheim empreende os primeiros delineamentos da sociologia do conhecimento. Sua originalidade consiste em que, atravs da anlise das religies primitivas o totemismo como sua forma primeira e mais simples -, pode-se perceber como os homens encaram a realidade e constroem uma certa concepo do mundo e, mais ainda, como eles prprios se organizam

Para Durkheim no apenas atravs das

verbalizaes que o homem procura representar a realidade: ele o faz at mesmo pela maneira como se dispe territorialmente, em face dessa realidade (p.22). Ele estabelece: classificaes das realidades; leis e relaes necessrias entre os fenmenos. Descreve e interpreta. Toma os fatos sociais como coisas externas. Distingue as coisas mais simples das mais complexas. Entende a sociedade como uma organizao social.

You might also like