You are on page 1of 10

BOLEIRA (JOANNESIA PRINCEPS)

Reino:Plantae Diviso:Magnoliophyta Classe:Magnoliopsida

Ordem:Malpighiales
Famlia:Euphorbiaceae Gnero:Joannesia

Nomes populares: Cutieira, boleira, and, and au, and guau, arapac, arrebenta cavalo, bagona, boleiro, coco de bugre, coco de gentio, coco de purga, fruta de arara, indaiau, indaguau, indaiuu, purga de cavalo, purga de gentio, purga de paulista, purga dos paulistas.

Onde encontrada Par at So Paulo. Bahia. Esprito Santo e Minas Gerais, principalmente na floresta pluvial da encosta atlntica. Encontrada com certa regularidade nas matas da regio, inclusive de grande porte, e tambm no paisagismo urbano, onde muito comum.

Caractersticas
rvore

de mdio a grande porte, 15 a 30 metros de altura. Folhas compostas pinadas, 5 a 6 fololos, at 20 cm. Florao branca, em cachos, muito pequena. Fruto com 10 cm de dimetro, polpa externa relativamente macia e endocarpo resistente. necessrio quebrar o endocarpo e extrair as sementes para plantio. Contem duas a trs sementes por fruto, 2 a 3 cm de dimetro.

Utilidades
As sementes so usadas como medicamento, pelo forte poder purgativo.Usadas em maior quantidade podem fazer mal, pelo mesmo motivo. Germinao e desenvolvimento muito rpido, e boa adaptabilidade, indicada para arborizao e reflorestamento.

poca de florao e frutificao


Floresce em Julho, frutos em Maro. Madeira - Leve (densidade 0.52 g/cm), porosa, de fibras bastante revessas porm de talhe macio, de cor clara s vezes com manchas amarelas.

Utilidade A madeira especial para a fabricao de palitos de fsforo, para celulose, tabuado para forros, canoas e jangadas, escalares e caixotaria. As sementes encerram 37% ,de leo pesado e amarelo, til para fins medicinais e industriais (substitui o leo de linhaa). A rvore til para sombreamento em pastagens, porm no para arborizao de ruas em virtude do tamanho e peso dos frutos, alm da facilidade com que o vento quebra seus galhos. Pelo papel que desempenha na alimentao da fauna atravs de seus frutos, no deve faltar na composio de florestas destinadas ao repovoamento de reas degradadas de preservao permanente.

Tcnicas em Viveiro
Beneficiamento Recolher os frutos diretamente no cho, logo aps sua queda. Aps a coleta, os frutos so colocados para secar e, uma vez removidas as coberturas carnosas, a extrao das sementes feita manualmente com o auxlio de um martelo. As sementes de boleira tm um perodo de viabilidade pequeno em armazenamento, no ultrapassando 6 meses.

Sementes por Kilo:

205

Dormncia:

sim

Quebra da Dormncia:

Recomenda-se imerso em gua ambiente por 48h ou tricadura da casca da semente.

Quebra Natural:

2 meses

Quebra Cmara:

6 meses

Germinao:

75 % aps 48 dias

Propagao:

enxertia

Conduo:

pleno sol

Formao:

a 30 cm em 3 meses

Tolerncia:

sim, 4 semanas aps a germinao

Plantio
A BOLEIRA APRESENTE CRESCIMENTO MODERADO A RPIDO. EM UM ENSAIO ENVOLVENDO 11 ESPCIES NATIVAS EM LINHARES - ES, A BOLEIRA FOI CONSIDERADA A MELHOR ESPCIE DO ENSAIO, COM CRESCIMENTO EM DAP E ALTURA EXCELENTES E NDICE DE MORTALIDADE INFERIOR A 14% AOS 183 MESES. QUANDO ADUBADA E NO ESPAAMENTO 3 X 2 M,
ATINGIU O MXIMO VOLUME COM CERCA LARGOS (3 X 3 M) ALTO INCREMENTO MDIO ANUAL EM DE 6 ANOS. EM ESPAAMENTOS PODE APRESENTAR PERCENTUAL DE BIFURCAO

LOCAL DE COLETA
FAZENDA SANTA ROSA MUNICIPIO DE IBIRAPUA 26/10/2013

You might also like