You are on page 1of 10

Desflorestao

Escola EB23 de Gondomar

Catarina Pereira de Queirz 5C N1

Introduo
- A vida humana depende muito das nossas florestas, que nos do oxignio e sombra com as suas maravilhosas e diferentes folhas. - Em Portugal, esto a desaparecer florestas, por causa da desflorestao. - Este assunto preocupa muita gente, por isso eu decidi fazer um trabalho sobre o tema: A desflorestao.

- Espero que ao lerem isto tenham uma melhor noo do perigo da desflorestao no nosso pas.

Causas da desflorestao
- Nos pases em vias de desenvolvimento a principal causa da desflorestao a sobre explorao das matrias-primas provenientes da floresta particularmente, a prpria madeira. - Nos pases desenvolvidos as principais causas so:

Desenvolvimento industrial e urbano, Crescimento turstico, Aumento da superfcie cultivada, Construo de infraestruturas.

Desflorestao em Portugal
- A cobertura vegetal em Portugal no muito variada e, alm disso, as espcies vegetais no tm grande valor econmico. - A nossa floresta no muito densa e constituda por pinheiro bravo, que ocupa a maior rea, carvalho-negral, sobreiro e azinheira. - Nos ltimos anos, algumas reas tm sido ocupadas por eucalipto porque a sua madeira serve para fabricar pasta de papel.

Desflorestao em Portugal
- A principal causa de destruio da nossa floresta os incndios. - Estes podem surgir pela interveno humana: o descuido ou o fogo posto.

- Podem ainda surgir devido s condies climatricas, como temperaturas elevadas ou trovoadas.
- Apenas algumas recordaes o que nos resta da nossa floresta natural que no passado revestiu grande parte do pas.

Como proteger a floresta


- A floresta muito importante para o equilbrio do ambiente terrestre, pelo que tem de ser preservada. - A desflorestao tem causado preocupao em todo o Mundo e dia-a-dia torna-se necessrio que cada cidado tenha um papel ativo na conservao das florestas. - Prevenir os incndios, promover a reflorestao, reabilitar as reas florestais degradadas a recorrer reciclagem so alguns pequenos passos que cada um de ns pode fazer.

Como proteger a floresta


- Criao de parques e reservas naturais impede o corte e a danificao das rvores; - Se os jornais, as revistas e os papis usados forem reciclados menos rvores so derrubadas; - importante haver uma gesto eficiente e controlada das florestas, com legislao protetora.

Curiosidade
- Desflorestamentos por causas naturais j ocorreram vrias vezes na histria da Terra. - Um exemplo de largas propores ocorreu no perodo Carbonfero, conhecido como o colapso das florestas pluviais do Carbonfero, que levou extino inmeras formas de vida, e que a origem de grande parte dos depsitos de carvo existentes.

Concluso
- A Terra um planeta extraordinrio, mas com a desflorestao a acontecer na maior parte das florestas, elas vo desaparecendo at no existirem mais rvores no nosso planeta. - Com este trabalho , ficamos a saber as causas da desflorestao e como preveni-la, assim poder ser mais fcil tentar salvar o nosso planeta.

Bibliografia
[1] Desflorestao - http://desflorestamento.blogspot.pt/

You might also like