You are on page 1of 25

Rogrio Haesbaert

Linhas de abordagem O territrio relacionado a territorializao, desterritorializao, multiterritorializao As trs vertentes bsicas do territrio

1- jurdico-poltica 2- culturalista 3 - econmica

Um dos debates mais importantes na ltima dcada dentro da geografia constitui-se na des-re-territorializao, ou seja, sobre a criao e o desaparecimento dos territrios. H um dilogo oculto sobre a questo da desterritorializao por parte dos gegrafos e demais cincias sociais. H uma redescoberta do territrio para proclamar o seu fim (O fim dos territrios Bertrand Badie, 1996).

Clima fin-de-sicle Transio modernidade/ps-modernidade. Tese de Francis Fukuyama sobre o fim da histria.

Para entender o processo de desterritorializao necessrio entender as grandes linhas de interpretao do territrio vigentes at hoje nas cincias sociais.

Mapeando as Concepes de territrio A) o binmio materialismo e idealismo a viso mais totalizante e parcial o vnculo sociedade/natureza; as dimenses sociais privilegiadas (econmica, poltica, cultural). B) a historidade do conceito em dois sentidos- sua abrangncia histrica: um componente ou condio geral de qualquer sociedade ou est circunscrito a um perodo ou grupo social. Seu carter mais absoluto ou relacional (fsico-concreto, a priori, social histrico).

Superar a dicotomia material/ideal, com um territrio que expresse a dimenso espacial concreta das relaes sociais e o conjunto de representaes e o imaginrio do espao. Um dos legados da ps-modernidade justamente esta abertura para um maior cruzamento de influncias tericas.

A vertente predominante a que v o territrio numa perspectiva material. At mesmo antroplogos que priorizam o simblica remontam a dimenso concreta do territrio. A ligao do territrio com a natureza o territrio antes de mais nada fonte de recursos (concepo pouco usada).

comum mesmo entre os gegrafos, negligenciar a relao entre sociedade e natureza. A desterritorializao natural (vulces e terremotos). Dentro da dimenso material de haver a dimenso natural.

Maurice Godelier em sua posio materialista de territrio, refere-se a apropriao do mesmo, atravs das realidade visveis e dos poderes invisveis. Na Geografia, onde a dimenso cultural do espao mais apreendida por meio de concepes como lugar e paisagem, a leitura cultural do territrio minoritria.

Bonnemaison e Cambrzi criticam a lgica territorial cartesiana moderna dos Estados-naes. Enfrentamento entre a lgica funcional estatal moderna e a lgica identitria ps-moderna. ... o pertencimento ao territrio implica a representao da identidade cultural e no mais a posio em uma poligono (Bonnemaison e Cambrzi). Territrio= valores ticos, espitituais, simblicos, afetivos, identitrios, de pertencimento.

As comunidades tradicionais e sua intensa apropriao simblico-religiosa. No se pode esquecer a espiritualidade ligada ao territrio. Territrio=construtor de identidade.

Dimenses priorizadas na definio de territrio. Duas tradies principais: - privilgio dimenso natural (espao vital). - as relaes de poder (estado-nao). A dimenso simblico-cultural representa um grupo minoritrio. A gesto do territrio no fica apenas ao encargo do Estado, deve compreender as mltiplas dimenses sociais.

O territrio desempenha um pouco hoje o papel da regio, como elemento integrador do espao social em diversas perspectivas. Alguns defensores de uma viso totalizante ou integradora de territrio defendem a sua superao.

O territrio como componente ontolgico ou em seu sentido restrito. O territrio como Estado restringe-se as sociedades modernas (estado-nao). O territrio como a produo de grupos sociais aplica-se a toda a humanidade, em todos os tempos. O territrio das relaes de poder tambm pode se estende a todos os grupos sociais. O territrio define-se pelas relaes sociais que so relaes de poder.

Discusso: O territrio absoluto como algo a priori, uma coisa (substrato concreto); O territrio relacional, fruto das relaes sociais e de poder. Marcelo L. de Souza enfatiza o sentido relacional atravs da crtica a Raffestin. Souza critica a espaciologia determinismo das formas espaciais.

O territrio relacional no apenas por incorporar um conjunto de relaes sociais. O autor cita Godelier relao complexa entre processos sociais e espao material.

Territrio e rede Castells prope a ideia da emergncia de uma sociedade em rede. Territrio estvel, enraizado. X Territrio-rede mais instvel, fludo.

A distino entre territrio e rede possui trs pespectivas: Postura mais radical so opostos. A sociedade territorial estaria sendo substituda pelo territrio em rede. Postura intermediria territrio e rede formam um binmio. A rede fortalece internamente e desestrutura externamente (desterritorializao). Territorialistas a rede est diluda no processo de territorializao, integrando o territrio. A rede torna-se um dos mais importantes referencias tericos no entendimento da territorialidade contempornea.

I- Desterritorializao como domnio das redes, dos fluxos, da mobilidade. II- Desterritorializao como perda de referenciais espaciais concretos, sob o domnio das relaes imateriais. III- Desterritorializao como perda de poder sobre os processos sociais. Enfraquecimento do territrio dos Estados-naes. IV- Desterritorializao como deslocalizao. A mobilidade das transnacionais.

V- Desterritorializao como fruto da crescente homogeneidade cultural do planeta. Numa concepo mais social (Bauman), diferencia a desterritorializao entre ricos e pobres. Para os ricos uma desterritorializao segura, com mltiplas possibilidades, o espao virtual. Para os pobres uma desterritorializao insegura, sem alternativas, o espao brutal.

Uma das temticas mais difundidas pelos pases centrais. O ciberespao estaria substituindo o espao geogrfico. Um dos autores mais importantes da questo do ciberespao o filsofo francs Pierre Lvy em Cibercultura. Lvy considera virtual a manifestao concreta que no depende da fixidez de um lugar e tempo em particular.

Relaes sociais que no prescidem de um espao-temporal (Lvy). Mas, mesmo nessa esfera Lvy reconhece que haver resistncias quanto ao fim da geografia(Paul Virlio)

A precarizao social que leva muitos misria faz com que estes revalorizem seus vnculos bsicos com o territrio. O territrio associado a terra, ao substrato fsico, podemos identificar duas leituras: O territrio dos sem terra (meio de produo) e o territrio indgena (simblico-cultural).

Alm das mais abordadas questes que envolvem a desterritorializao marcante o processo de excluso social (aglomerados humanos de excluso). Deve-se combater a desterritorializao enquanto excluso nesse territrio multiescalar, nesse territrio-rede.

You might also like