You are on page 1of 37

CONCURSOS PBLICOS: contribuies e desafios sociedade e Administrao Pblica no Estado Democrtico de Direito

PROFA. MS. ALINE SALLES (aline.santos@idp.edu.br)

CONTEDO PROGRAMTICO
Administrao Pblica no Estado Democrtico de Direito Modelos de Administrao Pblica (patrimonialista, burocrtica e gerencial) A Administrao Pblica a partir da CB/1988 e seus princpios Concursos pblicos Concursos pblicos na histria do Brasil Os concursos pblicos na atualidade: direito e sociedade Anlise crtica dos concursos pblicos: vantagens, desvantagens e desafios

OBJETIVO
Discutir como os concursos pblicos contribuem (ou no) para uma Administrao Pblica mais eficiente e democrtica

SITES DE REFERNCIA
Direito do Estado www.direitodoestado.com.br CONPEDI Conselho de Pesquisa e psgraduao em Direito www.conpedi.org Biblioteca digital Frum (15 dias gratuito) www.editforum.com.br/bid/ TEXTO SANTOS, Aline Sueli de Salles. Ativismo judicial e controle da administrao pblica: reflexos e tendncias do instituto do concurso pblico. In: XVIII Congresso Nacional do Conselho Nacional de Pesquisa e Ps-graduao em Direito (CONPEDI), 2009, So Paulo. Anais eletrnicos... Florianpolis: Fundao Boiteux, 2010.

CONSTITUIO DE 1988 (CB/1988)


Art. 1 A Repblica Federativa do Brasil, formada pela unio indissolvel dos Estados e Municpios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrtico de Direito e tem como fundamentos: [...] Pargrafo nico. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituio. Art. 2 So Poderes da Unio, independentes e harmnicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judicirio.

SEPARAO DE PODERES DO ESTADO


Plano horizontal diferenciao funcional (Legislativo, Executivo e Judicirio) Plano vertical ordens jurdicas especiais (Unio, Estados, DF e Municpios) Impe limites e deveres Relaes de interdependncia, complementariedade e controle recprocos

ESTADO DEMOCRTICO DE DIREITO ART. 1 CR/1988


Fora normativa da Constituio (Konrad Hesse) Direitos humanos/Direitos fundamentais E Democracia (Robert Alexy; Ronald Dworkin; Jrgen Habermas/J.J. Canotilho; L. Roberto Barroso; J. L. Bolzan de Morais; Menelick Carvalho Netto)

FUNES DE ESTADO
Funo: poder ou atividade Critrios: negativo, subjetivo e objetivo (material e formal) Funes: - Legislativa - inovao na ordem jurdica; - Judicial definitividade, mediatividade; - Poltica ou de governo diretrizes do Estado; - Administrativa imediatividade, duplo controle ( administrativo e judicial )

A FUNO ADMINISTRATIVA E A ADMINISTRAO PBLICA PODEM SER CONFUNDIDAS COM O PODER EXECUTIVO?

TIPOS DE ADMINISTRAO PBLICA (AP)


Administrao patrimonialista: indistino entre pblico e privado Administrao burocrtica: impessoalidade e profissionalismo Administrao gerencial: eficincia e servios de relevncia pblica

FORMAS DE SELEO PARA A AP

compra e venda, H um tipo geral para a herana, Administrao Pblica no Brasil arrendamento, de hoje? sorteio, Como esses tipos se relacionam nomeao, com as formas de seleo de eleiopessoal e para a AP? concurso.

AP NA HISTRIA CONSTITUCIONAL NACIONAL


Constituies do Brasil:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/principal.htm

1824, 1891 quase sem dispositivos Patrimonialismo 1934, 1937, 1946, 1967, 1969 funcionrios pblicos e disposies esparsas - Organizao burocrtica 1988 constitucionalizao da AP ?

ADMINISTRAO PBLICA NA CB/1988


Captulo VII (art. 37-43) Art. 37. A administrao pblica direta e indireta de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios obedecer aos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia e, tambm, ao seguinte:

PRINCPIOS (Dworkin, Alexy)


Conceitos jurdicos indeterminados no so s princpios (zonas de certeza CABMello) Diretrizes jurdicas

Autonomia em sua aplicao


Integrao e harmonizao do ordenamento No so exclusivos colidncia e harmonizao

Pesos ou importncias em cada casoponderao


Sofrem eroso

PRINCPIOS ADMINISTRATIVOS IMPLCITOS

CRTICAS ? Supremacia do interesse

Estado Democrtico pblico sobre o interesse de Direito e direitos privado fundamentais Indisponibilidade do interesse direitos individuais pblico oponveis

PRINCPIOS CONSTITUCIONAIS EXPLCITOS ART. 37, caput, CR/1988

Legalidade

Impessoalidade
Moralidade

Publicidade
Eficincia

ADMINISTRAO PBLICA NA CB/1988


Outros dispositivos importantes: - art. 21/25/30: servios pblicos - art. 20/26: bens pblicos - art. 173: interveno direta do Estado na atividade econmica; - art. 175: concesses e permisses de servio pblico; - art.182 :ordenamento urbano.

REFORMA ADMINISTRATIVA
Histrico Plano Diretor de Reforma do Estado

(1995):

- Agncias (reguladoras e executivas) - Parcerias (OS, OSCIP, PPP, concesses) Programa Nacional de Publicizao (Lei 9637/1998) - Privatizao Programa Nacional de Desestatizao (Lei 9491/1997)

REFORMA ADMINISTRATIVA E EMENDAS CONSTITUCIONAIS


Emenda Constitucional (EC) 19/1998:
- regime do servidor STF, ADI 2135; - princpio da eficincia e autonomia; - atividade econmica do Estado art. 173; - flexibilizao da estabilidade. Outras EC: 20/1998 e 41/2003 e

47/2005 (previdncia e remunerao do servidor)

REFORMA DO ESTADO Como estas reformas impactaram na gesto de pessoal da Administrao Pblica quando foram criadas? O que mudou com o governo Lula?
Forma de propriedade

Forma de Administrao

CONCURSO PBLICO NO BRASIL DE HOJE


Dados da ANPAC (Associao nacional de promoo e apoio aos concursos) - 12 milhes de inscries ao ano; - de 2003 a 2009 - aumento de 26% no nmero de servidores
civis do executivo federal com curso superior e 75,4% de servidores com doutorado, livre-docncia, PhD e psgraduao - movimentao de mais de R$ 100 milhes - envolvimento de cerca de 500 mil pessoas interessadas em prestar concursos - de 2005 a 2015 previso de 250 mil vagas na esfera federal

CONCURSO PUBLICO NA CB/1988


Art. 37. A administrao pblica direta e indireta de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios obedecer aos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia e, tambm, ao seguinte:(EC 19/1998) I - os cargos, empregos e funes pblicas so acessveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei; (EC 19/1998) II - a investidura em cargo ou emprego pblico depende de aprovao prvia em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeaes para cargo em comisso declarado em lei de livre nomeao e exonerao; (EC 19/1998)

CONCURSO PUBLICO NA CB/1988


Art. 37. III - o prazo de validade do concurso pblico ser de at dois anos, prorrogvel uma vez, por igual perodo; IV - durante o prazo improrrogvel previsto no edital de convocao, aquele aprovado em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos ser convocado com prioridade sobre novos concursados para assumir cargo ou emprego, na carreira; V - as funes de confiana, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comisso, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condies e percentuais mnimos previstos em lei, destinam-se apenas s atribuies de direo, chefia e assessoramento; (EC 19/1998)

CONCURSO PUBLICO NA CB/1988


Art. 41. So estveis aps trs anos de efetivo exerccio os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso pblico. Art. 93. Lei complementar, de iniciativa do Supremo Tribunal Federal, dispor sobre o Estatuto da Magistratura, observados os seguintes princpios: I - ingresso na carreira, cujo cargo inicial ser o de juiz substituto, mediante concurso pblico de provas e ttulos, com a participao da Ordem dos Advogados do Brasil em todas as fases, exigindo-se do bacharel em direito, no mnimo, trs anos de atividade jurdica e obedecendo-se, nas nomeaes, ordem de classificao; (EC 45/2004)

CONCURSO PUBLICO NA CB/1988


Art. 96. Compete privativamente: I - aos tribunais: e) prover, por concurso pblico de provas, ou de provas e ttulos, obedecido o disposto no art. 169, pargrafo nico, os cargos necessrios administrao da Justia, exceto os de confiana assim definidos em lei; Art. 127. 2 Ao Ministrio Pblico assegurada autonomia funcional e administrativa, podendo, observado o disposto no art. 169, propor ao Poder Legislativo a criao e extino de seus cargos e servios auxiliares, provendo-os por concurso pblico de provas ou de provas e ttulos, a poltica remuneratria e os planos de carreira; a lei dispor sobre sua organizao e funcionamento. (EC 19/1998)

CONCURSO PUBLICO NA CB/1988


Art. 129 3 O ingresso na carreira do Ministrio Pblico far-se- mediante concurso pblico de provas e ttulos, assegurada a participao da Ordem dos Advogados do Brasil em sua realizao, exigindo-se do bacharel em direito, no mnimo, trs anos de atividade jurdica e observando-se, nas nomeaes, a ordem de classificao. (EC 19/1998) Art. 131. 2 - O ingresso nas classes iniciais das carreiras da instituio [Advocacia Geral da Unio] de que trata este artigo far-se- mediante concurso pblico de provas e ttulos.

CONCURSO PUBLICO NA CB/1988


Art. 132. Os Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, organizados em carreira, na qual o ingresso depender de concurso pblico de provas e ttulos, com a participao da Ordem dos Advogados do Brasil em todas as suas fases, exercero a representao judicial e a consultoria jurdica das respectivas unidades federadas. (EC 19/1998) Art. 134 1 Lei complementar organizar a Defensoria Pblica da Unio e do Distrito Federal e dos Territrios e prescrever normas gerais para sua organizao nos Estados, em cargos de carreira, providos, na classe inicial, mediante concurso pblico de provas e ttulos, assegurada a seus integrantes a garantia da inamovibilidade e vedado o exerccio da advocacia fora das atribuies institucionais. (EC 45/2004)

CONCURSO PBLICO NAS CONSTITUIES DO BRASIL


Colnia: a leitura dos bacharis Magistratura (conhecimentos tcnico-jurdicos e origem e histria familiar do candidato Constituio de 1824 e 1891: todo o cidado pode ser admitido aos Cargos Pblicos Civis, Polticos, ou Militares, sem outra diferena, que no seja dos seus talentos, e virtudes. (art. 179, XIV) competncia do chefe do Executivo prover os cargos

CONCURSO PBLICO NAS CONSTITUIES DO BRASIL


Constituio de 1934: Art. 170 O Poder Legislativo votar o Estatuto dos Funcionrios Pblicos [...] 2 a primeira investidura nos postos de carreira das reparties administrativas, e nos demais que a lei determinar, efetuar-se- depois de exame de sanidade e concurso de provas ou ttulos; - estabilidade depois de 2 anos aos nomeados por concursos (10 anos para a os demais) (art. 169) -exigncia de concursos para os cargos do magistrio oficial (art. 159), de juzes estaduais (art. 104, a) e de membros do Ministrio Pblico Federal (art. 95, 3), e suas garantias.

CONCURSO PBLICO NA LEI 8112/1990


Art. 11. O concurso ser de provas ou de provas e ttulos, podendo ser realizado em duas etapas, conforme dispuserem a lei e o regulamento do respectivo plano de carreira, condicionada a inscrio do candidato ao pagamento do valor fixado no edital, quando indispensvel ao seu custeio, e ressalvadas as hipteses de iseno nele expressamente previstas.(Regulamento D. 6593/2008) Art. 12. O concurso pblico ter validade de at 2 (dois ) anos, podendo ser prorrogado uma nica vez, por igual perodo. 1o O prazo de validade do concurso e as condies de sua realizao sero fixados em edital, que ser publicado no Dirio Oficial da Unio e em jornal dirio de grande circulao. 2o No se abrir novo concurso enquanto houver candidato aprovado em concurso anterior com prazo de validade no expirado.

CONCURSO PBLICO NO DECRETO N 6944/2009


limite de nomeao de candidatos aprovados em at 50% a mais do nmero de vagas previsto no edital (art. 11); organizao das fases, provas e critrios para avaliao no concurso (art. 13); sesses pblicas e gravadas das provas orais e defesa de memorais (art. 13, 3); exigncia de previso legal (e editalcia) para provas de aptido fsica, conhecimentos prticos especficos e exame psicotcnico, bem como a indicao em edital de tcnicas, metodologias etc. (para os primeiros) (art. 13 e 14);

CONCURSO PBLICO NO DECRETO N 6944/2009


restrio do uso do exame psicotcnico a questes que possam vir a comprometer o exerccio das atividades inerentes ao cargo ou emprego disputado no concurso, no sendo mais possvel a aferio de perfil profissiogrfico (art. 14); prazo de no mnino 60 dias da publicao do edital e realizao das provas (ressalvados casos devidamente motivados pelo Ministro) (art. 18, I e 2); dispositivos exigidos no edital, enfatizando que a comprovao de escolaridade e experincia profissional, se exigidas, devem ser comprovadas apenas quando da posse (art. 18, pargrafo nico).

CONCURSO PBLICO NA JURISPRUDNCIA


AGRAVO INTERNO. AO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. ATO NORMATIVO MUNICIPAL. PRINCPIO DA PROPORCIONALIDADE. OFENSA. INCOMPATIBILIDADE ENTRE O NMERO DE SERVIDORES EFETIVOS E EM CARGOS EM COMISSO. I Cabe ao Poder Judicirio verificar a regularidade dos atos normativos e de administrao do Poder Pblico em relao s causas, aos motivos e finalidade que os ensejam. II Pelo princpio da proporcionalidade, h que ser guardada correlao entre o nmero de cargos efetivos e em comisso, de maneira que exista estrutura para atuao do Poder Legislativo local. III Agravo improvido. (STF, RE/365368, j. em 22.05.2007)

CONCURSO PBLICO NA JURISPRUDNCIA


DECADNCIA - MANDADO DE SEGURANA - ATO OMISSIVO. Tratando-se de ato omissivo - no caso, a ausncia de convocao de candidato para a segunda fase de certo concurso -, descabe potencializar o decurso dos cento e vinte dias relativos decadncia do direito de impetrar mandado de segurana, prazo estranho garantia constitucional. CONCURSO PBLICO - EDITAL - PARMETROS - OBSERVNCIA BILATERAL. A ordem natural das coisas, a postura sempre aguardada do cidado e da Administrao Pblica e a preocupao insuplantvel com a dignidade do homem impem o respeito aos parmetros do edital do concurso. CONCURSO PBLICO - EDITAL - VAGAS - PREENCHIMENTO. O anncio de vagas no edital de concurso gera o direito subjetivo dos candidatos classificados passagem para a fase subseqente e, ao lfim, dos aprovados, nomeao. Precedente: Recurso Extraordinrio n 192.5680/PI, Segunda Turma, com acrdo publicado no Dirio da Justia de 13 de setembro de 1996. (STF, RMS/23657, j. em 21.11.2000)

CONCURSO PBLICO NA JURISPRUDNCIA


O Superior Tribunal de Justia (STJ) avanou na questo relativa nomeao e posse de candidato aprovado em concurso pblico. Por unanimidade, a Quinta Turma garantiu [no RMS 27311, j. em 04.08.2009] o direito lquido e certo do candidato aprovado dentro do nmero de vagas previstas em edital, mesmo que o prazo de vigncia do certame tenha expirado e no tenha ocorrido contratao precria ou temporria de terceiros durante o perodo de sua vigncia. (STJ, 2009)

CONCURSO PBLICO NA JURISPRUDNCIA


DIREITO ADMINISTRATIVO. CONCURSO PBLICO. CANDIDATO APROVADO ENTRE AS VAGAS PREVISTAS NO EDITAL. DIREITO NOMEAO. PODER DISCRICIONRIO DA ADMINISTRAO PBLICA. EXISTNCIA DE REPERCUSSO GERAL. [...] A questo possui repercusso, notadamente, no aspecto social ao atingir diretamente o interesse de relevante parcela da populao que participa dos processos seletivos para ingressar no servio pblico. Afeta, tambm, a Administrao Pblica Federal, Estadual e Municipal que, a partir da deciso emanada por esta Suprema Corte, poder elaborar e realizar os concursos pblicos ciente da extenso das obrigaes que possui em relao aos candidatos aprovados e includos no rol das vagas ofertadas no processo seletivo. Assim, considero presente a repercusso geral. (STF, RE/598099, j. em 24.04.2009)

PARA REFLETIR...

CONCURSOS PBLICOS
Vantagens para a sociedade e Administrao Pblica E desvantagens? Quais os desafios para a seleo de pessoal no servio pblico? O que voc sugere?

You might also like