You are on page 1of 38

Informaes devem constar na embalagem

Nome comercial do medicamento (ausente em genricos). Em caso de medicamentos fitoterpicos, deve ser apresentado o nome botnico da planta. Denominao genrica. Nome, endereo e CNPJ da empresa produtora. Nome do fabricante e local de fabricao do produto. Nmero do lote. Data da fabricao (ms/ano). Data de validade (ms/ano). Nmero de registro (MS seguido do nmero, constando 13 nmeros, iniciando com 1). Composio do medicamento, quantidade e via de administrao. Nome do Farmacutico Responsvel Tcnico e nmero da inscrio no CRF.

Informaes devem constar na embalagem

Telefone do Servio de Atendimento ao Consumidor SAC. Lacre de Segurana (toda a embalagem deve estar lacrada). Tinta Reativa, que quando raspada com metal deve apresentar a palavra QUALIDADE E NOME DO LABORATRIO; ou selo de rastreabilidade.

vulos, cremes, pomadas e comprimidos vaginais 1. Lavar bem as mos. 2. Remover a embalagem do produto. 3. Colocar o produto no aplicador, caso o mesmo seja fornecido. 4. Deitar na cama, de barriga para cima, com os joelhos dobrados e as plantas dos ps apoiadas na cama.

5. Introduzir o medicamento (ou o aplicador contendo o medicamento) bem no fundo da vagina, tomando cuidado para no machucar. 6. Aps usar o aplicador tenha o cuidado de lav-lo bem para a prxima utilizao.

4. Introduzir cuidadosamente o aplicador carregado de creme na vagina, o mais profundo possvel, sem causar desconforto, de preferncia na posio horizontal (deitada) e com as pernas dobradas. Empurrar lentamente o mbolo at o final esvaziando o aplicador. Retirar cuidadosamente o aplicador e descart-lo.

Ateno: Certificar-se de que todo o contedo do aplicador tenha sido transferido para a vagina. Utilizar o aplicador apenas 1 vez. Aps a aplicao, ferver o aplicador.

Sempre utilizar comprimidos, drgeas e cpsulas com um copo cheio de gua. O paciente deve ser orientado a nunca engolir seco.
Saber como utilizar os medicamentos, quando e por quanto tempo muito importante.

Prescrio Receita favorecendo genrico Caso o mdico tenha interesse que seus pacientes possam fazer uso dos genricos, a receita dever ser feita baseada em um das opes a seguir: Colocando a denominao genrica do medicamento, segundo a DCB e na sua falta pela DCI; Colocando nome de marca ou comercial, e no desautorizando a troca por genrico aprovado pela ANVISA; Colocando na receita o nome de marca e uma ou mais opes de genricos.

Receita no favorvel aos genricos Caso o mdico tenha preferncia por no permitir a troca do medicamento de marca por genrico, este deve escrever de prprio punho expresso do tipo NO AUTORIZO A TROCA ou frase similar.

No aceito carimbos, etiquetas, impresso ou qualquer forma automtica de desautorizar a troca. Importante frisar que quem decide a prescrio o mdico. Para os mdicos que atendem pelo SUS, segundo a Resoluo 10/01, a prescrio deve obrigatoriamente seguir a DCB ou na sua falta pela DCI, ou seja, deve prescrever pela denominao genrica da substncia ativa.

No sistema privado de sade fica a critrio de o mdico prescrever pelo nome genrico ou pelo nome comercial podendo autorizar ou no a substituio; ressaltando, quando necessrio, as restries intercambialidade.

As exigncias descritas acima somente tero efeito caso j exista o respectivo medicamento genrico disponvel.

Dispensao Segundo a Resoluo 10/01, ser permitido ao profissional Farmacutico substituir o medicamento prescrito pelo medicamento genrico correspondente, ou seja, somente permitido trocar o medicamento de marca por um genrico aprovado pela ANVISA; desde que o mdico prescritor no desautorize, por escrito na receita, esta troca.

Caso esta intercambialidade seja feita, o profissional farmacutico dever carimbar a receita (com seu carimbo contendo nome e nmero de inscrio no Conselho Regional de Farmcia), indicar a troca realizada, datar e assinar.

Em prescries contendo apenas o nome genrico, o farmacutico somente poder dispensar o medicamento de referncia ou o genrico correspondente, no podendo dispensar um similar.

As trocas citadas acima somente podero ser feitas caso o mdico prescritor no proba, atravs da colocao na receita de frase do tipo NO AUTORIZO A TROCA ou frase similar.

Nestes casos no poder haver troca de medicamento na receita. No aceito carimbos, etiquetas, impresso ou qualquer outra forma automtica de desautorizar a troca. Somente o profissional farmacutico poder realizar esta troca (quando possvel), na sua ausncia ningum o poder fazer.

A substituio do medicamento de marca pelo genrico, somente poder ser feita baseado na lista de genricos aprovados pela ANVISA e cujos registros tenham sido publicados no Dirio Oficial da Unio (D.O.U.).

QUESTIONRIO

Caso 1 Como explicar ao consumidor a diferena entre medicamentos genricos e medicamentos similares?

R: Os medicamentos similares so parecidos com os medicamentos de referncia, possuem o mesmo princpio ativo, a mesma dosagem, a mesma apresentao, posologia e indicao teraputica, mas a grande diferena entre esses medicamentos e os medicamentos genricos que os similares no foram obrigatoriamente submetidos aos testes de bioequivalncia. Ou seja, no se tem garantia da mesma eficcia e segurana com relao aos medicamentos de referncia.

Caso 2 Se o consumidor tiver uma receita mdica de um medicamento de referncia, este poder ser trocado por um medicamento genrico?

R: A intercambialidade teraputica ou substituio poder ser realizada pelo farmacutico. O medicamento genrico o nico que pode substituir o medicamento de referncia receitado pelo mdico com total segurana, porque passa por vrios testes junto ao Ministrio da Sade e que garantem sua qualidade. A substituio feita pelo farmacutico amparada legalmente conforme instrues da Resoluo CFF no 349 de 20/1/2000.

Caso 3 Como organizar os medicamentos genricos na farmcia?

R: Como vimos anteriormente, destacar os genricos a grande ttica que a farmcia deve adotar para alavancar a venda dessa categoria. Pequenas alteraes na loja podero ser feitas para destacar os genricos, tal como criar uma gndola especfica para genricos junto aos medicamentos de prescrio.

Questionrio 1. Sobre os medicamentos genricos correto afirmar que: a) A avaliao de sua qualidade acontece somente no momento do registro do produto, ou seja, quando est sendo comercializado este produto no passa por nenhum outro teste. b) Sua segurana e eficcia ainda no esto totalmente comprovadas. c) Alm das despesas de produo e comercializao, os medicamentos genricos apresentam um custo com a pesquisa de desenvolvimento do frmaco (princpio ativo). d) Seu preo equivalente ao dos medicamentos de referncia. e) Nenhuma das alternativas.

2. Assinale a alternativa correta: a) Para que o consumidor possa localizar os medicamentos genricos facilmente interessante que eles sejam posicionados com os demais medicamentos da farmcia. b) No existe amparo legal para a utilizao de peas promocionais divulgando os genricos na farmcia, por isso, sua presena no deve ser sinalizada na loja. c) A farmcia no pode, em hiptese alguma, divulgar os descontos nos preos de seus produtos em faixas, listas, outdoors, tablides ou folhetos. d) Conforme a RDC no 133, de 12/7/2001, legalmente permitida a afixao de preos dos medicamentos nas portas de entrada e em outros locais internos do estabelecimento visveis ao pblico. e) Nenhuma das alternativas.

3. Assinale a alternativa incorreta: a) O governo federal e alguns grandes laboratrios tm realizado propagandas sobre os medicamentos genricos para disseminar o conceito do medicamento e atrair mais consumidores nas farmcias. b) Os genricos podem gerar maior trfego nas farmcias, pois muitos consumidores podero aproveitar a ida para adquirir outros produtos. c) Em pases da Europa, no Canad ou nos Estados Unidos, o mercado dos medicamentos genricos tem crescido e se fortalecido, confirmando que se trata de uma tendncia mundial. d) J criou-se uma parcela de consumidores que espera que as farmcias e drogarias tenham medicamentos genricos para satisfazer sua necessidade de compra. e) Nenhuma das alternativas.

4. Assinale a alternativa correta: a) A relao de produtos (mix de produtos) deve ser definitiva, pois no existe previso de lanamento de novos medicamentos genricos. b) Ainda no existem, no Brasil, farmcias que comercializem somente medicamentos genricos. c) No Brasil j existem mais de 1.000 apresentaes de medicamentos genricos aprovadas pela Anvisa, porm algumas ainda no esto disponveis para a venda. d) As farmcias que no valorizam a categoria dos genricos no correm risco algum de perder seus consumidores para outros estabelecimentos que investem no potencial dos genricos, uma vez que seu desempenho nas vendas bastante incipiente e assim deve continuar. e) Nenhuma das alternativas.

You might also like