You are on page 1of 13

UNIVERSIDADE JOS DO ROSARIO VELLANO FACULDADE DE ENFERMAGEM

AIDSHUMANIZAO

ALFENAS 2010

DOCENTE: MRCIA O. ROMO


DISCENTES: DALVA MOREIRA GOMES FABIANA APARECIDA ALVES FRANCIANE CRISTINA MENDES JOYCE CRISTIANE MARTELLI PAULIANA CNDIDA ALVES NASCIMENTO SUELEM CRISTINA RIBEIRO

INTRODUO
O presente trabalho relata sobre a humanizao voltada aos pacientes soropositivo.Ressalta-se a dimenso entre profissionais e usurios.Enfatizando ateno sade como um processo de dilogo que garante e estimula a interao entre as finalidades tcnicas do trabalho e projeto de vida do usurio.

O QUE A AIDS?
A AIDS a sigla em ingls da sndrome da imunodeficincia adquirida. causada pelo HIV, vrus que ataca as clulas de defesa do nosso corpo. Com o sistema Imunolgico comprometido,o organismo fica mais vulnervel a diversas doenas , como um simples resfriado ou infeces mais graves como tuberculose e cncer. A AIDS o estgio mais avanado do vrus HIV, uma pessoa pode passar muitos anos com o vrus sem apresentar nenhum sintoma. A durao desse perodo depende da sade e dos cuidados do soro-positivo com o corpo e alimentao.

Formas de transmisso:
Sexual

Sangunea

Vertical ou Peri natal

O Individuo Aidtico na Sociedade.


Muitas pessoas que vivem com a AIDS sentem-se agredidas por mensagens na TV, revistas, campanhas. Alertamos que o papel da sociedade em geral, estar atenta aos riscos e principalmente, bem informada sobre os meios de preveno da doena.Nunca rejeitar o convvio (intimo e at mesmo social) com os portadores.

Preconceito

A AIDS uma doena carregada de estigma e preconceitos ,pois alm de ser uma doena sexualmente transmissvel esta associada a comportamentos discriminados pela sociedade, levando inmeras vezes rejeio da sociedade, abandono da famlia, amigos e at mesmo de profissionais de sade que se recusam a prestar assistncia aos pacientes acometidos desta patologia, pelo receio de contgio .

O Individuo Aidtico em contato com o servio de sade.


Aprimoramento do profissional Melhoria no acolhimento ao usurio Resposta de diversas necessidades de cuidado trazidas pelo usurio Devero ser usados critrios bastante objetivos para o melhor esclarecimento. Reconhecimento da humanizao na ateno prestada.

Luta pela Humanizao

CONCLUSO
possvel viver com a AIDS, mas com o preconceito NO! A camisinha a nica forma de preveno da AIDS.

CAMISINHA com amor, paixo ou s sexo mesmo. USE SEMPRE!

OBRIGADA

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

OLIVEIRA, Luisa Aparecida;Humanizao e Cuidado: a experincia da equipe de um servio de DST/AIDS no municpio de So Paulo. 2005. Disponvel em : http://www.scielo.br/pdf/%OD/csc/v.10n3/a25v10n3.pdf. Acesso em 25 de maio de 2010.

MINISTRIO DA SADE Disponvel em: http://www.aids.gov.br/data/Pages/NUMISBF548766PTBRIE.htm .

WEB CINCIA Disponvel em: < http://www.webciencia.com/10_aids.htm >

Humanizao por um Pas Melhor!

You might also like