You are on page 1of 41

DINMICA: INSTRUES

1. Faa uma circunferncia com cerca de 06 cm de dimetro.


(Dimetro = soma dos dois raios)

2. No centro da parte inferior (extremidade) da circunferncia faa duas retas paralelas voltadas para baixo com cerca de 03 cm de comprimento cada. 3. Na parte superior esquerda da circunferncia faa duas retas paralelas e inclinadas para a esquerda com cerca de 02 cm de comprimento cada.
1

INSTRUES

4. No centro da circunferncia faa 3 retas divergentes, abrindo para a direita, com cerca de 1,5 cm de comprimento.
(divergente: que se afasta do ponto)

5. Na ponta esquerda das duas paralelas menores, faa uma circunferncia com cerca de 01 cm, perpendicular as paralelas.
(Perpendicular: as intersees formam ngulo reto)

6. Na extremidade direita da circunferncia maior faa 03 retas divergentes, abrindo para a direita com 01 cm de comprimento cada
2

INSTRUES

7. Na ponta de cada uma das paralelas maiores faa 03 retas divergentes abrindo para a esquerda 8. Faa um pequeno crculo no centro da circunferncia menor. 9. Faa um tringulo issceles com cerca de 1,5cm de lado, com a base encostada na parte inferior da circunferncia menor.
(Tringulo issceles: que tem dois lados iguais)

PORQUE COMPLICAR O DESCOMPLICADO?

O MTODO CIENTFICO

Segundo Ruiz (1993, p.137) A palavra mtodo de origem grega e significa conjunto de etapas e processos a serem vencidos ordenadamente na investigao dos fatos ou na procura da verdade.

O MTODO CIENTFICO
Segundo Lakatos & Marconi (1994, p. 40) Mtodo o conjunto das atividades sistemticas e racionais que, com maior segurana e economia, permite alcanar o objetivo, que, no caso, consiste em caminhar em direo a melhores modelos para os fenmenos que observamos no mundo real, traando o caminho a ser seguido, detectando erros e auxiliando as decises do cientista. (modificado pelo autor).

O MTODO CIENTFICO

Segundo Bunge (1974) : um conjunto de procedimentos por intermdio dos quais problemas cientficos podem ser analisados e hipteses cientficas

verificadas.

O MTODO CIENTFICO
O mtodo, segundo Garcia (1998, p. 44), representa um procedimento racional e ordenado (forma de pensar), constitudo por instrumentos bsicos, que implica utilizar a reflexo e a experimentao, para proceder ao longo do caminho (significado etimolgico de mtodo) e alcanar os objetivos preestabelecidos no planejamento da pesquisa (projeto).

O MTODO CIENTFICO
Segundo Lakatos e Marconi (1995, p. 106), os mtodos
podem ser subdivididos em mtodos de abordagem e mtodos de procedimentos.

10

O que Metodologia Cientfica ?


Conjunto de tcnicas e processos utilizados pela cincia para formular e resolver problemas de aquisio objetiva do conhecimento de

maneira sistemtica.
11

PAPEL DO MTODO CIENTFICO


Ordenar o encaminhamento da investigao, contrapondo-se a uma busca aleatria, sem objetivos definidos. Esta concepo traz, implcito, a necessidade da definio dos objetivos da pesquisa, antes mesmo do desenvolvimento do mtodo.
12

Segundo Oliveira (1997), o mtodo nos leva ao plano formal de desenvolvimento de uma pesquisa:

Apresentar o tema Enunciar o problema Rever a bibliografia existente Formular hipteses e variveis Observar e fazer os experimentos Interpretar as informaes Tirar consideraes finais.

13

OS DIFERENTES MTODOS CIENTFICOS

1. MTODO INDUTIVO
2. MTODO DEDUTIVO HIPOTTICO DEDUTIVO 3. MTODO DIALTICO (HEGEL) 4. MTODO FENOMENOLGICO (HUSSERL) 5. MTODO HERMENUTICO INTERPRETATIVO 6. ETC.

14

O MTODO INDUTIVO
Mtodo tpico das cincias naturais e sociais. Considerado o mtodo cientfico por excelncia. O emprego deste mtodo considerado como o nico meio ou critrio de distino entre o que

cientfico e que no cientfico.

15

O MTODO INDUTIVO Os enunciados cientficos so os nicos que nos levam ao conhecimento seguro, preciso e correto, porque so fundamentados na certeza, na verdade, na

razo, na evidncia da observao e da


experimentao.
(De acordo com HOBBES, LOCKE, HUME, BACON)

16

O MTODO INDUTIVO
Segundo Poper (1975), no existe induo. Na sua viso, nada da cincia est estabelecido de forma permanente. Ao contrrio, o conhecimento cientfico est em constante mutao, tanto que, freqentemente, a experimentao constata que conhecimentos anteriormente aceitos como verdadeiros, so contestados e modificados.
17

O MTODO INDUTIVO
O ponto de partida do mtodo indutivo a observao dos fatos e dos fenmenos, da realidade objetiva. Por outro lado, o seu ponto de chegada a elaborao de modelos que regem o comportamento dos fatos e dos fenmenos observados.
Na verdade, a induo no um raciocnio nico, mas um conjunto de procedimentos, uns empricos, outros lgicos, outros ainda, intuitivos.

18

TIPOS DE INDUO
A induo formal ou completa Estabelecida por Aristteles, no leva a novos conhecimentos, mas substitui por um termo geral uma srie de termos singulares. Assim, ela no induz compreenso de um determinado fenmeno, a partir somente de alguns casos, mas de todos os casos observados. De fato, a lei que rege o ponto de chegada para a elaborao de um modelo, expressa realmente a totalidade do comportamento dos fatos e fenmenos observados.
19

TIPOS DE INDUO
Induo cientfica ou incompleta Estabelecida por Galileu e aperfeioada por Francis Bacon, fundamenta-se na causa ou na lei que rege os fenmenos ou fatos observados, em um nmero significativo de casos (um ou mais), mas no em todos os casos. Neste sentido, a lei no exprime a totalidade, mas expressa uma parte dos fenmenos. Assim, a partir da observao de um ou mais fatos particulares, pode-se induzir para todos os fatos semelhantes.
20

MTODO HIPOTTICO DEDUTIVO


Sua preocupao obter o controle a priori das fontes de variao. um processo sistemtico de investigao, o qual envolve uma srie de passos seqenciais, a saber: identificao de um problema, formulao de uma hiptese, estudos pilotos, obteno de dados, teste de hipteses, generalizao e replicao (HENDRICK,
VERKRUYSSEN, 1989).
21

MTODO HIPOTTICO DEDUTIVO


Uma hiptese uma tentativa de se adivinhar a resposta para um problema. definida como uma proposio que possa ser avaliada, refutada ou aceita, por meio de uma investigao. Tipicamente, uma hiptese estabelece algum tipo de relao entre duas variveis. Se o rudo do ambiente aumenta, ento a concentrao diminuir.
Essa estrutura se----> ento caracteriza uma hiptese.
22

MTODO HIPOTTICO DEDUTIVO

Existem, pelo menos, quatro abordagens principais utilizadas na pesquisa cientfica: correlaes histrico de casos estudos de campo experimental

23

MTODO HIPOTTICO DEDUTIVO

Correlaes so empregadas para estabelecer relaes que permitam predies ou grupamentos de elementos homogneos. Histrico de casos, unido correlao, til para estabelecer a causalidade das relaes.

24

MTODO HIPOTTICO DEDUTIVO

Estudos de campo consistem em se observar eventos ocorrendo em um meio ambiente natural e diferem da abordagem experimental onde, para se ter controle sobre as variveis, trabalha-se em um meio ambiente artificial.

25

MTODO HIPOTTICO DEDUTIVO

Experimentos exploratrios, confirmatrios e estudos piloto so conduzidos para formular hipteses, confirm-las / refut-las

ou refor-las, respectivamente.

26

MTODO HIPOTTICO DEDUTIVO

Demonstraes

diferem

de

experimentos por no exigirem a manipulao de variveis.

Estudos

quase-experimentais

combinam trabalho de campo e de

laboratrio.
27

O MTODO DIALTICO
As contradies se transcendem dando origem a novas contradies que passam a requerer soluo. No mtodo dialtico percebemos a realidade atravs de uma interpretao dinmica e totalizante. Consideramos que os fatos no podem estar fora de um contexto social, poltico, econmico, etc.
28

MTODO DIALTICO Adentra no mundo dos fenmenos atravs de sua ao recproca, da contradio inerente ao fenmeno e da mudana dialtica que ocorre na natureza e na sociedade.

29

MTODO COMPARATIVO

Consiste em investigar coisas ou fatos e explic-los segundo suas semelhanas e suas diferenas.

Geralmente o mtodo comparativo aborda duas sries de natureza anloga tomadas de meios sociais ou de outra rea do saber, a fim de detectar o que comum a ambos.

30

MTODO COMPARATIVO

Este mtodo de grande valia e sua aplicao se presta nas diversas reas das cincias, principalmente nas cincias sociais. Utiliza-se para trabalhar com grandes grupos humanos em universos populacionais diferentes e at distanciados pelo espao geogrfico. (FACHIN, 2001, p.37)
31

MTODO ETNOGRFICO
Busca o estudo e descrio de um povo, sua lngua, raa, religio, cultura...

MTODO ESTATSTICO Mtodo que implica em nmeros, percentuais, anlises estatsticas, probabilidades. Quase sempre associado pesquisa quantitativa.

32

Para Fachin (2001, p. 46), O mtodo estatstico se fundamenta nos conjuntos de procedimentos apoiados na teoria da amostragem e, como tal, indispensvel no estudo de certos aspectos da realidade social em que se pretenda medir o grau de correlao entre dois ou mais fenmenos. Para o emprego desse mtodo, necessariamente o pesquisador deve ter conhecimentos das noes bsicas de estatstica e saber como aplic-las. O mtodo estatstico se relaciona com dois termos principais: populao e universo.
33

O MTODO FENOMENOLGICO
A realidade construda socialmente. No mtodo fenomenolgico estamos

preocupados com a descrio direta da

experincia tal como ela .


A realidade entendida como o

compreendido, o interpretado, o comunicado.


34

O MTODO HERMENUTICO INTERPRETATIVO Discute a possibilidade de pesquisa qualitativa, considerando a linguagem do inconsciente diferente da linguagem da conscincia: simblica e passvel de exegese atravs dos seus produtos. O produto do inconsciente proposto para exegese so os mitos vivenciados no cotidiano.
35

MTODO HEURSTICO O mtodo heurstico prope que nenhum problema, por mais bem definido que seja, possa ser completamente respondido. No temos um produto, a soluo, mas um processo interminvel de perguntas, solues, novas perguntas que, a cada giro, iluminam melhor nossa compreenso relativa questo em estudo.
36

Os mtodos, em funo

dos tipos de variveis


com que trabalhamos em cincia, podem ser classificados em qualitativos, quantitativos e qualiquantitativos.
37

Minayo & Sanches (1993),

pesquisadores que utilizam,


respectivamente, metodologia

qualitativa e quantitativa de
pesquisa, pontuam que, do ponto de vista epistemolgico, nenhuma das duas abordagens mais cientfica do que a outra.
38

Para Lakatos (1983), um programa de pesquisa formado por um ncleo, um cinturo protetor, e uma heurstica.

O ncleo consiste nos pressupostos fundamentais de uma teoria e se mantm constante ao longo de todo o programa, medida em que as teorias so modificadas ou substitudas por outras.

39

Feyeraband (1977) defende um anarquismo epistemolgico. No tempo de Galileu o bom senso diria que a terra estava parada e nenhum valor lgico poderia ter um instrumento como o telescpio, que ampliasse a lua, mas no as estrelas. A vitria de Galileo sobre Aristteles, de Salviati sobre Simplcio, deveu-se mais propaganda e a psicologia do que a qualquer apelo racionalidade. Para Feyeraband por meio da irracionalidade que a cincia avana.
40

A viso de Feyeraband uma viso extrema das idias de Kuhn em que existe algo ilgico e irracional. No entanto, as perspectivas trazidas por essa irracionalidade prometem fazer da cincia do sculo XXI, um universo encantado onde, mais uma vez, a mgica das conexes no locais se unir tediosa implicao causal de nossos desatinos cotidianos.
41

You might also like