You are on page 1of 16

nfase ao desprezo do corpo e marginalidade da mulher.

reconhecimento social das mulheres como seres pensantes foi e continua sendo um desafio para o equilbrio nas relaes de gnero.

Entretanto,

apesar da discriminao das mulheres no campo filosfico, possvel perceber que, ao longo da histria da filosofia, vrias mulheres se destacaram como seres humanos que buscaram saber e conhecimento.

No sculo XX h um destaque especial a algumas filsofas importantes. Dentre elas, encontram-se Hannah Arendt, Simone Weil, Edith Stein, Mari Zambrano e Rosa Luxemburgo. Estas mulheres, contrariando a ordem patriarcal de seu tempo, foram filsofas importantes e, sem dvida, contriburam decisivamente para a construo do conhecimento

Aproveitando-nos de uma passagem de Pitgoras, o mesmo afirma que existe um princpio bom que gerou a ordem, a luz e o homem; h um princpio mau que gerou o caos, as trevas e a mulher

"Plato achava que as mulheres era to capacitadas quanto os homens para governar. Isto porque os governantes deveriam dirigir a cidade-Estado com a razo. Plato acreditava que as mulheres tinham a mesma razo que os homens, bastando para isto que recebessem a mesma formao que os homens e fossem liberadas do servio de casa e guarda das crianas. (e Plato queria abolir a vida familiar e a propriedade privada dos governantes do Estado e de seus sentinelas ).

Aristteles achava que faltava alguma coisa mulher. Para ele, a mulher era um homem incompleto. Na reproduo, a mulher passiva e receptora, enquanto o homem ativo e produtivo. Por esta razo que segundo Aristteles o filho do casal herdava apenas as caractersticas do pai. Aristteles acreditava que todas as caractersticas da criana j estavam presentes no smen do pai. Para ele, a mulher era apenas o solo que acolhia e fazia germinara semente que vinha do semeador, ou seja, do homem. Para colocarmos a coisa em termos verdadeiramente aristotlicos: o homem d aforma;a mulher, a substncia.

Para so Toms de Aquino, a viso de Aristteles estava de acordo com as palavras da Bblia, seguindo as quais a mulher teria sido feita a partir das costelas de um homem. Lembrando que o vulo da mulher s foi descoberto em 1827. Para so Toms de Aquino a mulher s era inferior ao homem enquanto ser natural. Para ele, a alma da mulher tinha o mesmo valor que a do homem. No cu existe a plena igualdade de direitos entre os sexos, pela simples razo que, abandonando o corpo, deixam de existir quaisquer diferenas entre os sexos.

Hegel: "a diferena entre um homem e uma mulher a mesma que existe entre um animal e uma planta. O animal corresponde mais ao carter do homem, a planta mais ao da mulher, pois o seu desenvolvimento mais tranqilo, j tem por princpio a unidade mais vaga do sentimento. Se as mulheres esto frente do governo, o Estado est em perigo, pois elas no agem segundo as reivindicaes do conjunto, mas segundo a inclinao e a opinio casuais A formao das mulheres ocorre, no se sabe ao certo como, por meio da atmosfera das idias, por assim dizer: mais pela vida do que pela aquisio de conhecimentos. Os homens, ao contrrio, s chegam sua posio s custas de muito pensar e muitos esforos tcnico.

Hildegard von Bingen foi uma freira que viveu entre 1098 e 1179 na Rennia. Apesar de ser mulher, ela fazia sermes, foi escritora, mdica, botnica e pesquisadora natural. Talvez ela seja o exemplo mais evidente de que, na Idade Mdia, as mulheres freqentemente eram mais prticas, e talvez mais cientficas que os homens.

Simone de Beauvoir tentou aplicar o existencialismo anlise dos papis sexuais. Sartre j havia dito que o homem no possui uma natureza eterna a que possa recorrer. Somos ns que criamos aquilo que somos. O mesmo vale para a questo dos papis sexuais. Simone de Beauvoir mostrou que no existe uma natureza feminina ou uma natureza masculina eternas, ao contrrio do que o tradicionalmente reveza o senso comum. Sempre se afirmou, por exemplo, que a natureza do homem seria uma natureza transcendente, ou seja, algo que leva a ultrapassar fronteiras

Isto explicaria por que o homem sempre se sentiu impelido a buscar um sentido e um objetivo fora de casa. Da mulher, por outro lados sempre se disse que sua vida se orienta no sentido exatamente oposto. A natureza da mulher seria uma natureza imanente, o que significa que ela teria uma tendncia a continuar no mesmo lugar que j se encontra. Conseqentemente, mulher caberia cuidar da famlia, do meio ambiente e das coisas sua volta. Hoje em dia costuma-se dizer que as mulheres esto mais aptas a lidar com os chamados valores suaves do que os homens

Seu segundo livro mais importante foi publicado em 1949: O segundo sexo. Ela estava pensando na mulher. Na nossa cultura, a mulher tinha sido transformada num segundo sexo. S o homem aparecia como sujeito dessa cultura. A mulher, ao contrrio. Fora transformada em objeto do homem. Dessa forma, lhe haviam tirado a responsabilidade por sua prpria vida. Para Simone, a mulher precisa reconquistar essa responsabilidade. Ela precisa se reencontrar consigo mesma e no pode simplesmente aliar sua identidade de seu marido. Isto porque no s o homem que reprime a mulher, A prpria mulher se reprime quando no assume a responsabilidade por sua prpria vida."

O PESSOAL POLTICO

Seu corpo um campo de batalha: sou meu prprio ativismo.A nica revoluo verdadeira o FEMINISMO.

Qual teria sido o desenvolvimento da sociedade ocidental, sob esse ponto de vista, caso tivesse predomindado a perspectiva mais igualitria de Plato? Cada grupo far um cartaz apresentando as diferenas das sociedades em relao a mulher. Elaborar um texto sobre a temtica abordada.

Modalidade: Ensino Mdio


Prof Ilza Brito

You might also like