You are on page 1of 36

Manejo Integrado de Pragas e Agroecologia

Magno Augusto Zaz Borges Bilogo, MSc. Professor de Zoologia de Invertebrados Curso de Cincias Biolgicas - UnilesteMG

Estabelecendo o Problema
Necessidades da produo agrcola; Pragas agrcolas;

Uma maioria silenciosa

E uns poucos indomveis

A prtica agrcola convencional


Triunfalismo e utilitarismo sobre os recursos naturais; Dirigida por um sistema de valores industrial;

Monoculturas
As paisagens agrcolas mundiais so plantadas com 12 espcies de gros, 23 de olerceas e 35 de fruteiras; 70 espcies de plantas distribudas sobre 1,44 bilhes de hectares de terra; Um hectare de floresta tropical tem tipicamente mais de 100 espcies de rvores.

Resultado desta simplificao da biodiversidade para fins agrcolas: Um ecossistema artificial que requer constante interveno humana

Crise na agricultura convencional moderna:


Degradao do solo; Salinizao; Poluio por inseticidas no solo, gua e cadeias alimentares; Esgotamento da gua subterrnea; Vulnerabilidade da homogeneidade gentica diminuio das defesas naturais;

Manejo Integrado de Pragas


Integrao de todas as tcnicas de controle disponveis e apropriadas para manter as populaes de pragas abaixo do limiar de dano econmico, causando o menor impacto possvel ao agroecossistema.

Fases do MIP
Identificao das espcies de pragas e inimigos naturais; Monitorar destas populaes dentro do agroecossistema; Definir o limiar de dano econmico; Usar tcnicas de manejo apropriadas e agentes de controle biolgico; Avaliar a efetividade das medidas tomadas.

Monitoramento
O monitoramento das populaes de pragas a base do MIP. Tomada de deciso para acionamento de medidas de controle. Verificao do resultado das intervenes.

Armadilhas
Armadilha com isca atrativa

Armadilha de barreira de vo (Malsia)

Monitoramento indireto Spot-cards

Controle Biolgico
Parasitides, predadores, patgenos.
Incrementar a populao nativa; Introduzir novas espcies.

Parasitides
So especializados na escolha do hospedeiro; So menores que o hospedeiro; Os imaturos sempre matam o hospedeiro; A fmea localiza e analisa o hospedeiro; Parasitam diferentes fases do hospedeiro.

Parasitides

Predadores
Mais inespecficos; Permanecem mais tempo no ambiente; Prticas de manejo que favoream a colonizao; Favorecidos com o aumento da biodiversidade.

Parasitas e patgenos
Fungos Bactrias

Nematides

Controle fsico ou cultural


Rotao de culturas; Consrcio de culturas; Eliminao de criadouros; Cultura-armadilha; Catao de frutos atacados; Transgnicos?

Controle Qumico
Inseticidas:

Clorados e fosforados; Piretrides; De origem microbiana


Bacillus thuringiensis

De origem virtica
Baculovirus anticarsia

De efeitos fisiolgicos
Ivermectina, Ciromazina.

Seletividade.

Benefcios
Resultados duradouros; Ambientalmente correto; Impede o uso desnecessrio de pesticidas; Detecta as pestes em potencial antes que elas se tornem o maior problema; Pr-ativo, no reativo; Promove um melhor relacionamento com a comunidade.

Barreiras
Pode ser caro para ser implementado; Requer que todos envolvidos tenham participao ativa; Requer mais habilidades e conhecimentos que o controle tradicional; Requer ateno contnua.

Agroecologia
Agroecologia a cincia que usa a teoria ecolgica para estudar, planejar, gerenciar e avaliar os sistemas agrcolas produtivos e que conservam os recursos naturais.

Manejo agroecolgico

Tecnologias de baixo-aporte; Reciclagem tima de nutrientes e da matria orgnica; Fluxos fechados de energia; Conservao da gua e do solo; Populaes balanceadas de pragas e inimigos naturais; Explora complementaridades e sinergismos.

Modelo agroecolgico
Uso de energia solar, animal e humana Escala de minifndio Auto-suficincia e baixo nvel de insumos externos. Alta diversidade biolgica, gentica e produtiva. Baixa produo de dejetos

Modelo industrial
Uso predominante de energia fssil

Baseado no intercmbio ecolgico com a natureza Conhecimento holstico e flexvel.

Mdias e grandes propriedades Alto nvel de insumos externos Baixssima diversidade por especializao. Alta produo de dejetos Baseado no intercmbio econmico com o mercado Conhecimento especializado e padronizado.

Estudo de casos
Controle de Lygus rugulipennis na Itlia

Planta armadilha

Cenoura e cebola

Plantas Insetrio

Sobreplantao
Brcolis e alface

Plantao de melancias com cobertura de trigo

Caf sombreado

You might also like