You are on page 1of 14

A Contabilidade to antiga quanto a origem do Homo Sapiens; Comeou a evoluir com o aparecimento da moeda; Frei Lucca Pacioli publica

a a primeira obra sobre as partidas dobradas, se tornando o pai da Contabilidade. Contabilidade vira uma cincia, deixando de ser uma tcnica.

A informao contbil est contida demonstraes contbeis; Ajuda na revelao sobre a entidade; Facilita a compreenso dos usurios.

nas

Toda pessoa fsica e/ou jurdica; Interesse na situao da entidade ou interesse prprio; Podem ser acionistas, investidores, credores ou fornecedores, os empregados da entidade, e o prprio Governo.

A Contabilidade importante para gerar relatrios ou demonstrativos que possibilitem a tomada de deciso por parte dos gestores, que analisa onde h mais gastos, podendo diminuir alguma despesa ou fazer novos investimentos.

No Brasil, com forte tendncia para a internacionalizao, os princpios estavam organizados em sete Princpios Fundamentais de Contabilidade, e agora so chamados de Princpios Contbeis: Entidade; Continuidade; Oportunidade; Registro pelo Valor Original; Competncia; Prudncia.

Os princpios contbeis ou contabilsticos tornaram-se regras que passaram a ser seguidas e aceitas por todos e hoje constituem a principal teoria que sustenta e fundamenta a Contabilidade. medida que a prtica e a Cincia Contbil foram sendo organizadas e estruturadas, pesquisadores procuraram identificar e compilar quais os princpios que as orientavam, em especial a funo de registrar todos os fatos que afetam o patrimnio de uma entidade.

Espcies de Livros Livro Balancetes Dirio e Balanos Entre os facultativos podem ser citados: Livro Caixa, Contas Correntes, Copiadora de Cartas, Razo, Obrigaes a Pagar e a Receber.

Plano de Contas (ou Elenco de Contas) o conjunto de contas, previamente estabelecido, que norteia os trabalhos contbeis de registro de fatos e atos inerentes entidade, alm de servir de parmetro para a elaborao das demonstraes contbeis.

BALANO PATRIMONIAL: situao financeira e patrimonial de uma entidade num determinado perodo. DEMONSTRAO DO RESULTADO DO EXERCCIO (DRE): fornece uma medida do desempenho operacional de uma empresa, durante determinado perodo.

DEMONSTRAES DE MUTAES DO PATRIMNIO LQUIDO (DMPL): Evidencia a movimentao de todas as contas do patrimnio lquido durante o exerccio social; DEMONSTRAO DO VALOR ADICIONADO (DVA): tendo como objetivo principal informar ao usurio o valor da riqueza criada pela empresa e a forma de sua distribuio.

DEMONSTRAO DO FLUXO DE CAIXA (DFC): mostra como ocorreram as movimentaes e fluxo de caixa num determinado perodo; NOTAS EXPLICATIVAS: fornecem as informaes necessrias para esclarecimento da situao patrimonial, ou para meno de fatos que podem alterar futuramente tal situao patrimonial.

Interpreta e compara as demonstraes contbeis.

Pode ser: Vertical: relaciona o elemento e o grupo que faz parte; analisa como um todo; Horizontal: verifica a evoluo dos elementos num determinado perodo Quociente: estabelece a relao entre dois elementos heterogneos de um mesmo exerccio.

A auditoria contbil compreende o exame de documentos, livros contbeis, registros, alm de realizao de inspees e obteno de informaes de fontes internas e externas, tudo relacionado com o controle do patrimnio da entidade auditada.

You might also like