You are on page 1of 20

FORAS INTERMOLECULARES

As propriedades fsicas de lquidos e slidos moleculares so relativas em grande parte s foras intermoleculares (foras de van der Waals). Existem quatro tipos de foras, eletrostticas por natureza, envolvendo atraes entre espcies positivas e negativas: Dipolo-dipolo Disperso de London (ou apenas fora de disperso) Ligao de hidrognio on-dipolo Obs. Todas essas foras tendem a ser at 15% menos fortes que as ligaes covalentes e inicas.

Figura 1. Comparao da ligao covalente (fora intramolecular) e atrao intermolecular.

FORAS ON-DIPOLO Uma fora on-dipolo existe entre um on e a carga parcial em certo lado de uma molcula polar.

Figura 2. ilustrao da orientao preferencial de molculas polares em direo aos ons. O lado negativo da molcula polar est orientado em direo a um ction (a), o lado positivo, em direo a um nion (b).

FORAS DIPOLO-DIPOLO
Molculas polares neutras se atraem quando o lado positivo de uma molcula est prximo do lado negativo de outra. Essas foras so efetivas quando molculas polares esto muito prximas. So mais fracas que as foras on-dipolo.

Figura 3. interaes eletrostticas de duas molculas polares e de muitos dipolos no estado condensado.

FORAS DE DISPERSO DE LONDON Entre tomos e molculas apolares, no pode haver foras dipolo-dipolo. Entretanto, o movimento de eltrons em um tomo ou molcula pode criar um momento de dipolo instantneo:

Figura 4. Duas representaes esquemticas dos dipolos instantneos em tomos de hlio adjacentes, mostrando a atrao eletrosttica entre eles. Tal fora significativa somente quando as molculas esto prximas.

Molculas mais polarizveis tm foras de disperso mais fortes. Em geral, molculas maiores tendem a ter maiores polarizabilidades porque elas tm maior nmero de eltrons que esto mais afastados do ncleo. As foras de disperso tendem a aumentar com o aumento da massa molar.

Figura 5. As formas espaciais das molculas tambm influenciam nas magnitudes das foras de disperso. As molculas do n-pentano fazem mais contato entre s do que as molculas de neopentano. O n-pentano tem as maiores foras intermoleculares atrativas e, portanto, tem um maior ponto de ebulio.

As foras de disperso ocorrem em todas as molculas, no importa se elas so polares ou apolares. As molculas polares sofrem interaes dipolo-dipolo, mas tambm sofrem foras de disperso ao mesmo tempo. Na realidade, estima-se que as foras de disperso so responsveis por mais de 80% da atrao total entre as molculas; as atraes dipolo-dipolo respondem pelo resto.

Quando as molculas tm massas molares iguais e formas comparveis, as foras de disperso so aproximadamente iguais. Nesse caso as diferenas em magnitudes das foras atrativas devem-se s diferenas de atrao dipolo-dipolo, com a maioria das molculas polares tendo atraes mais fortes. Quando as molculas diferem muito em suas massas molares, as foras de disperso tendem a ser decisivas. Nesse caso, as diferenas em magnitudes das foras atrativas podem geralmente ser associadas com as diferenas nas massas molares, com a molcula mais massiva tendo as ligaes mais fortes.

LIGAO DE HIDROGNIO
A ligao de hidrognio um tipo de interao intermolecular tipicamente mais forte do que as foras de disperso e dipolo-dipolo. A ligao de hidrognio ocorre entre o tomo de hidrognio em uma ligao polar (particularmente uma ligao HF, H-O ou H-N) e um par de eltrons no compartilhado em um on ou tomo pequeno e eletronegativo que esteja prximo (geralmente um tomo de F, O ou N em outra molcula). Para determinada ligao X-H, a ligao de hidrognio aumenta na ordem:
X-HF < X-HO < X-HN
(o N por ser menos eletronegativo melhor doador do par de eltrons)

Figura 6. Exemplos de ligao de hidrognio. As linhas slidas representam ligaes covalentes, as linhas vermelhas pontilhadas representam ligaes de hidrognio.

Figura 7. Pontos de ebulio dos hidretos dos grupos 14 e 16 em funo da massa molar.

Por que o gelo flutua na gua

Figura 8. (a) A ligao de hidrognio entre duas molculas de gua (as distncias mostradas so as encontradas no gelo). (b) O arranjo das molculas de gua no gelo (arranjo hexagonal das molculas de gua. (c) A forma hexagonal caracterstica dos flocos de neve.

As ligaes de hidrognio so responsveis pela maneira como o DNA capaz de transportar a informao gentica.

Figura 8. Ligao de hidrognio entre os pares de bases complementares. As ligaes de hidrognio so responsveis pela estrutura de fitas duplas helicoidais do DNA.

Pratique
1) Em qual das seguintes substncias mais provvel que a ligao de hidrognio tenha papel importante na determinao das propriedades fsicas: CH4 (metano), H2NNH2 (hidrazina) fluoreto de metila (CH3F) ou sulfeto de hidrognio (H2S)?

A ligao de hidrognio ocorre quando este est diratamente ligado a N, O ou F. necessrio tambm que exista um par de eltrons no compartilhado em um tomo eletronegativo (geralmente N, O ou F) em uma molcula vizinha. Esses critrios eliminam CH4 e H2S, que no contm H ligado a N, O ou F. Eles tambm eliminam CH3F cuja estrutura de Lewis mostra um tomo de carbono central rodeado por trs tomos de H e um tomo de flor (contm ligao C-F e no H-F). Na hidrazina h ligaes N-H, assim h ligaes de hidrognio entre as molculas.

Mistura de soluto inico e solvente apolar


Se adicionarmos cloreto de sdio, em um solvente apolar, como o tetracloreto de carbono (CCl4), a dissoluo no ocorre. O tetracloreto de carbono uma molcula apolar devido sua estrutura tridimensional. As polaridades das quatro ligaes de C-Cl so anuladas devido sua estrutura tetradrica. As molculas apolares se mantm unidas por interaes intermoleculares bastante fracas. Ao misturar NaCl e CCl4, a ligao inica deste slido forte o suficiente para no ser quebrada pela interao de seus ons com as molculas apolares do lquido. Assim, a mistura dessas duas substncias no forma soluo, mas sim uma mistura heterognea, com duas fases distintas: slida e lquida.

Dissoluo de soluto polar em solvente polar Borbulhando cido clordrico, HCl, gasoso em gua, a dissoluo ocorre, com a consequente formao de ons. Nesse caso, os tomos constituintes desse cido esto ligados por ligao covalente polar, devido diferena de eletronegatividade entre eles. Na dissoluo do HCl em gua, os dipolos da gua e da molcula de HCl se atraem, provocando a sua ionizao. O que acontece que as molculas de gua atraem o hidrognio da molcula polar do HCl com fora suficiente para romper a ligao covalente entre esses dois tomos, porm a eletronegatividade do cloro forte suficiente para arrancar o eltron do hidrognio, formando os ons Cl- e H3O+ em soluo.

Dissoluo de solutos orgnicos que apresentam parte da molcula polar gua com acar
O acar feito da cana a sacarose (C12H22O11). Esta substncia um slido molecular, formado por uma cadeia carbnica com oito grupamentos O-H. Tais grupamentos so polares porque o oxignio mais eletronegativo do que o hidrognio. No estado slido, as molculas de sacarose esto ligadas umas s outras atravs das ligaes de hidrognio, que so interaes fortes que ocorrem entre molculas com H ligado aos elementos N, O e F, muito eletronegativos.

Estrutura da sacarose

Quando ocorre a dissoluo da sacarose na gua, so estabelecidas novas ligaes de hidrognio entre os grupamentos hidroxila (OH) polares das molculas de sacarose e as molculas de gua, tambm polares. Essas novas interaes so fortes o suficiente para romper as interaes intermoleculares existentes antes da dissoluo: sacarose-sacarose e gua-gua. Em outras palavras, as foras soluto-solvente so mais fortes que as foras solutosoluto e solvente-solvente. A interao entre a gua e a sacarose permite a dissoluo da sacarose em gua. Na soluo de sacarose, no ocorre a formao de ons em soluo, mas a formao de ligaes de hidrognio entre as molculas da sacarose e da gua. Assim, as molculas de sacarose ficam dispersas nas molculas de gua. Por no formar ons em soluo, esta substncia chamada de no-eletrlito e a sua soluo no boa condutora de eletricidade.

Ligaes de hidrognio so responsveis pela total miscibilidade do etanol (CH3CH2OH) em gua. Ao misturar essas duas substncias, so estabelecidas ligaes de hidrognio entre as molculas de gua e etanol, permitindo a dissoluo completa de um lquido no outro, conforme ilustrado na figura abaixo:

Molculas de etanol e gua interagem livremente atravs de ligaes de hidrognio.

You might also like