You are on page 1of 13

Processos histrico-culturais, simblicos e interativos de constituio do humano

Segundo a perspectiva Histrico-Cultural o homem constitui-se num processo intersubjetivo e dialtico em que se apropria da cultura e transforma a si e ao mundo de forma processual e qualitativamente diferenciada dos outros animais. Deste modo, no apenas adapta-se natureza, mas acima de tudo forja-se como uma criativa, singular e compartilhada construo, que para realizar-se articula a evoluo biolgica s leis do desenvolvimento scio-histrico de forma dialgica e mediada pelo outro e pela cultura, ao compartilhar e internalizar o mundo de forma singular ao mesmo tempo em que se constitui neste processo. Para Vygotsky (1995), a cultura compreendida como mais que mero revestimento ou espao onde ocorre maturao dos processos biolgicos, mas originando formas especiais de conduta, modificando a atividade das funes psicolgicas inferiores, transformando inclinaes naturais e funcionais e elaborando formas de comportamento especialmente culturais que se constituem como condio de possibilidade de significao de si e do mundo.

Desenvolvimento social e singular atravs da alteridade e dos processos de mediao semitica

O desenvolvimento e singularizao do humano, como, ao mesmo tempo, um processo e um produto social que tem origem na complexa trama de relaes que o homem constri em sua vida social e cultural.

Nas interaes sociais atravs do processo de mediao semitica criam-se contextos intersubjetivos e simblicos que caracterizam a formao do humano.
O humano como um agregado de relaes sociais encarnadas no indivduo. (Vygotsky, no Manuscrito de 1929, p.8) [...] o que ocorre, de fato, que, quando me olho no espelho, em meus olhos olham olhos alheios; quando me olho no espelho no vejo o mundo com meus prprios olhos e desde meu interior; vejo a mim mesmo com os olhos do mundo - estou possudo pelo outro. (Bakhtin apud Brait 2005, p.43)

Processo grupal

A partir do materialismo histrico-dialtico desenvolvese a idia de processo grupal em contraposio a noo de grupo ou dinmica de grupo, concepo defendida tanto por Lane (1984) quanto por Martn-Bar (1989) . Na anlise do processo grupal importante contemplar a vivncia subjetiva e o carter histrico e contextual.das relaes que se desenvolvem entre seus participantes.
O conceito de grupo como pele por ter a capacidade tanto de separar como de unir (MATURANA,1983) A importncia das interaes scio-afetivas no contexto grupal.

Grupo como uma produo ao mesmo tempo singular e social: O grupo tem sempre uma dimenso da realidade referida a seus membros e uma dimenso mais estrutural, referida sociedade em que se produz. Ambas dimenses, a pessoal e a estrutural esto intrinsecamente ligadas entre si.(MARTN-BAR, 1989,p. 207) O carter histrico do grupo: O significado da existncia e da ao grupal s pode ser encontrado dentro de uma perspectiva histrica que considere a sua insero na sociedade, com suas determinaes econmicas, institucionais e ideolgicas. O prprio grupo s poder conhecido enquanto um processo histrico.(LANE,1984, p. 81). Grupo vnculo e interao: Grupo uma estrutura de vnculos e relaes entre pessoas que canaliza em cada circunstncia suas necessidades individuais e/ ou interesses coletivos (MARTN-BAR, 1989 p.206).

Parmetros principais para a anlise do processo grupal (MARTN-BAR, 1989):


1) A identidade do grupo, ou seja, a definio do que e o caracteriza como tal frente a outros grupos; 2) O poder de que dispe o grupo em suas relaes com os demais grupos. 3) A atividade grupal e mais a significao social do que produz.

Problemas na anlise e desenvolvimento de grupos:


a) A parcialidade dos paradigmas predominantes; b) A perspectiva individualista; c) O a-historicismo; d) A nfase nos elementos subjetivos das relaes e abstrao dos indivduos ou dos grupos de sua histria, levando a uma naturalizao das realidades grupais.

Problemas que s podem ser resolvidos a partir de uma anlise e interveno dialtica que:

a) Deve dar conta da realidade social do grupo enquanto tal realidade no redutvel s caractersticas pessoais dos indivduos que constituem o grupo. b) Deve ser o suficientemente compreensiva para incluir tanto os pequenos grupos como os grandes grupos. c) Deve incluir como um de seus aspectos bsicos o carter histrico dos grupos humanos.

Premissas para se conhecer o grupo:

O significado da existncia e da ao grupal s pode ser encontrado dentro de uma perspectiva histrica que considere a sua insero na sociedade, com suas determinaes econmicas, institucionais e ideolgicas. O prprio grupo s poder ser conhecido enquanto um processo histrico e neste sentido talvez fosse mais correto falarmos em processo grupal em vez de grupo. (LANE, 1984, p. 81). O grupo uma experincia histrica, que se constri num determinado espao e tempo, fruto das relaes que vo ocorrendo no cotidiano e, ao mesmo tempo, que traz para a experincia presente vrios aspectos gerais da sociedade, expressas nas contradies que emergem no grupo, articulando aspectos pessoais, caractersticas grupais, vivncia subjetiva e realidade objetiva. Ressaltar o carter histrico do grupo implica compreender que o grupo, na sua singularidade, expressa mltiplas determinaes e contradies. Diferente da tradio lewiniana onde o grupo visto como estrutura coesa que congrega relaes sociais coerentes e regulares quanto das apontadas por Lane (1985) onde o grupo condio de libertao dos sujeitos a partir da produo coletiva. Libertao e dominao, coerncia e incoerncia, regularidade e irregularidade: o grupo social, de acordo com o que nos foi possvel apreender at ento, na verdade um espao de encontro/ confronto de singularidades que ali se expressam/ constituem/ transformam, configurando ao mesmo tempo como um coletivo e lcus de diferenas.

Grupo uma estrutura de vnculos e relaes entre pessoas que canaliza em cada circunstncia suas necessidades individuais e/ou interesses coletivos. O grupo uma estrutura social:, um conjunto que no pode ser reduzido soma de seus membros. A totalidade do grupo supe alguns vnculos entre os indivduos, uma relao de interdependncia que a que estabelece o carter de estrutura e faz das pessoas membros.Assim, um grupo constitui um canal de necessidades e interesses em uma situao e circunstncia especfica, afirmando com isso o carter concreto, histrico de cada grupo. O grupo popular: Importante por trabalhar o desenvolvimento humano e social de forma integrada atravs do fluxo de reflexes e vivncias partilhadas na aproximao de diferentes saberes e experincias atuando como suporte scio-emocional e estratgia de organizao e mobilizao comunitria.

Famlia

A palavra famlia origina-se do latim "famulus" que significava literalmente escravo domstico. Expresso concebida pelos romanos para nomear esta nova organizao social surgida quando foi introduzida a agricultura e a escravido legal. Assim, se inicia o segundo momento de organizao, com as CidadesEstado: as famlias se renem numa nica cidade, no incio de forma comunitria, evoluindo posteriormente para a propriedade privada. Neste perodo se desenvolve a oposio entre campo e cidade, o mesmo ocorrendo entre os Estados, que passam a representar o interesse de seus cidados (MARX; ENGELS, 1980).

O nascimento do sentimento de famlia junto ao sentimento e os cuidados da infncia no incio do sculo XVII.
Famlia patriarcal nas teorias tradicionalistas do sculo XIX. A Famlia nasce por vinculaes e interesses sociais e morais do que sentimentais.

A criao de manuais tratados de civilidade para reger a vida das famlias e o processo de educao da criana.,
A famlia burguesa e sua funo ideolgica O papel da famlia como mecanismo de proteo social no Brasil dos anos 90.

De incio, vale reafirmar que o conceito de famlia polissmico, com vrias acepes. No sentido mais restrito, ele se refere ao ncleo familiar bsico. No mais amplo, ao grupo de indivduos vinculados entre si por laos consangneos, consensuais ou jurdicos, que constituem complexas redes de parentesco atualizadas de forma episdica por meio de intercmbios, cooperao e solidariedade, com limites que variam de cultura, de uma regio e classe social a outra (Salles, 1999; 2002; Tuirn, 2002).
A famlia considerada um sistema dinmico e em interao, compreendida em um ambiente, prximo e imediato, da pessoa em desenvolvimento, que envolve atividades, papis e um complexo de relaes interpessoais (BRONFENBRENNER ,1996). Famlia ideal x famlia real:

A famlia ideal pode ser entendida como modelo patriarcal, monogmico, previsto numa unio em amor e estabilidade entre seus elementos: pai, me e filho (os). J a famlia real, designa-se como qualquer grupo social, unido por sangue ou no, unido por vnculos afetivos e econmicos (CAMPO, 2008; ROMANELLI, 1995; MELLO, 1995; SZYMANSKI, 1995).

Assim, no se pode falar de famlia, mas de famlias, para que se possa tentar contemplar a diversidade de relaes que convivem na sociedade. No imaginrio social, a famlia seria um grupo de indivduos ligados por laos de sangue e que habitam a mesma casa. Pode-se considerar a famlia um grupo social composto de indivduos que se relacionam cotidianamente gerando uma complexa trama de emoes. A famlia , portanto, uma construo social que varia segundo as pocas, permanecendo, no entanto, aquilo que se chama de sentimento de famlia (Amaral, 2001), que se forma a partir de um emaranhado de emoes e aes pessoais, familiares e culturais, compondo o universo do mundo familiar. Esse universo do mundo familiar nico para cada famlia, mas circula na sociedade nas interaes com o meio social em que vivem.

A famlia faz parte do universo de experincias (real e/ou simblica) dos seres humanos no decorrer de sua histria, do qual todos tm algo a dizer. Esta proximidade com a realidade defronta as pessoas com suas prprias questes familiares; toca em assuntos particularmente prximos experincia pessoal de cada indivduo e, por isso, so assuntos cheios de significados afetivos, alm dos cognitivos. Famlia remete a lembranas, emoes, sentimentos, identidade, amor, dio, enfim, um significado nico para cada indivduo, que, como ser biopsicossocial, est inserido no seu meio ambiente, integrando a cultura e o seu grupo social de pertena, o que leva a se estudar a famlia de modo contextualizado, considerando a subjetividade de cada ser.

A ampliao do conceito de famlia e a rede de apoio social e afetivo que envolve os sujeitos em seus processos scio- culturais.

Alguns princpios precisam ser considerados ao se propor polticas de atendimento famlia:

Romper com a idia de famlia sonhada e ter a famlia real como alvo. A famlia pode ser fonte de afeto e tambm de conflito, o que significa consider-la um sistema aberto, vivo, em constante transformao. Olhar a famlia no seu movimento, sua vulnerabilidade e sua fragilidade, ampliando o foco sobre a mesma. Trabalhar com a escuta da famlia, reconhecendo sua heterogeneidade. No olhar a famlia de forma fragmentada,mas trabalhar com o conjunto de seus membros; se um membro est precisando de assistncia, sua famlia estar tambm. Centrar as polticas pblicas na famlia, reconhecendo-a como potencializadora dessas aes e como sujeito capaz de maximizar recursos. O Estado no pode substituir a famlia; portanto a famlia tem de ser ajudada. No d para falar de polticas pblicas sem falar em parceria com a famlia.

O trabalho com as famlias em situao de risco e vulnerabilidade social.

Plano de convivncia familiar e comunitria

A necessidade da convivncia familiar e comunitria no artigo 226 da constituio federal no artigo 25 do Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA) e do artigo 2 da Lei Orgnica da Assistncia Social (LOAS) a famlia com direito, proteo e formao. Desenvolvimento do plano de convivncia familiar e comunitria. A famlia um grupo social primrio que influencia e influenciado por outras pessoas e instituies. um grupo de pessoas ligado por decendncia a partir de um ancestral comum, matrimnio ou adoo. Famlia ampliada ou extensa Famlia Comunitria Famlias alternativas A origem da famlia da propriedade privada do estado (Engels) anlise a partir do materialismo histrico- dialtico.

You might also like