You are on page 1of 16

Cultura e Clima Organizacional

Instrutora: Dbora Carvalho

E-mail: dcarvalho.log@gmail.com

REFLEXO

Lidar com o ser humano, uma experincia sem precedentes. Nada to perigoso, nada to sedutor, nada to inesperado, e por tudo isto, nada to fascinante. Autor Desconhecido

INTRODUO

Na complexa sociedade moderna quase todo processo produtivo se realiza atravs de organizaes. Estas, por sua vez, podem ser compreendidas como resultante de um grupo ordenado de pessoas voltadas para a obteno de objetivos especficos.

Para Maximiano (2000, p. 25), uma organizao uma combinao de esforos individuais que tem por finalidade realizar esforos coletivos. Sendo assim, as pessoas precisam interagir, e a organizao ensina e persuade o seu pessoal a se comportar de acordo com as exigncias de suas funes.

CONCEITOS
A Cultura Organizacional se refere estrutura profunda da organizao, fundamentada nos valores, crenas e suposies dos colaboradores da empresa. J Clima Organizacional um instrumento eficaz que estabelece o elo entre o nvel individual e o nvel organizacional, levando-se em conta o que os indivduos numa coletividade pensam a respeito do lugar em que trabalham (Bispo, 2006).

Por que estudar o clima e a cultura organizacional?

O Clima Organizacional est ligado diretamente maneira como o colaborador PERCEBE a organizao com a sua cultura, suas normas, seus usos e costumes, como ele INTERPRETA tudo isso e como ele REAGE positiva ou negativamente, a essa interpretao.

PERCEBE

INTERPRETA

REAGE

O estudo da cultura organizacional nos mostra a influncia do comportamento do indivduo dentro da organizao. No cenrio de um mundo globalizado, este estudo se reveste de uma importncia mpar, pois no mundo todo, e no Brasil em particular, esto ocorrendo inmeros processos de fuses, incorporaes e alianas estratgicas cuja condio de sucesso a integrao cultural de duas ou mais organizaes.

Por que investir na cultura e no clima organizacional?


As organizaes ...
Recebem muito mais candidatos, ou seja, atraem talentos Tem turnover significativamente menor; Reduzem gastos com sade; Possuem um ambiente que estimula a inovao; Estabelecem uma relao de maior colaborao; Geram melhor atendimento aos clientes A qualidade dos produtos e servios oferecidos so maiores.

Funcionrios mais satisfeitos so mais comprometidos e geram mais resultados!

O impacto e a influncia da Cultura e do Clima Organizacional na Indstria Mineira

De acordo com a Great Place to Work , em 2012, os empregados da Fiemg viram um novo e promissor programa ser implementado para transformar o Sistema Fiemg em um Excelente Lugar para se trabalhar. um dos mais importantes passos da instituio rumo excelncia organizacional. O programa um desafio que promete contribuir para a melhoria do ambiente de trabalho na instituio.

O que um bom lugar para se trabalhar?


Viso dos empregados

O RESULTADO - Cultura e Clima


organizacionais alinhados aos objetivos

CONCLUSO
A relao entre o clima e a cultura organizacionais de uma organizao se confundem por serem intrinsecamente muito prximas. No entanto, vale ressaltar que a cultura, por suas caractersticas relacionadas a crenas e valores, se apresentar de forma mais consistente e pouco mutvel em relao s caractersticas que dizem respeito ao clima, j que este vai estar mais voltado aos elementos do ambiente organizacional e a forma como estes influenciam o comportamento dos colaboradores na organizao.

Referncias
BISPO, C.A.F. Um novo modelo de pesquisa de clima organizacional. Disponvel em: <http://www.scielo.br/pdf/prod/v16n2/06.pdf> Acesso em: 17 de dez de 2013. FLEURY, M T.L. Cultura e poder nas organizaes. 2. ed. So Paulo: Atlas, 1996. GPW Great Place to Work - Brasil . Disponvel em: <http://www.greatplacetowork.com.br/inicio> Acesso em 17 dez de 2013. LUZ, R. Gesto do clima organizacional. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2003. MAXIMIANO, A. C. A. Introduo administrao. 8. ed. So Paulo: Atlas, 2000. MOTTA, F. C. P. Teoria das organizaes: evoluo e crtica. 2. ed. So Paulo: Thomson, 2003.

OBRIGADA!

You might also like