You are on page 1of 33

Captulo 7 Medio de Vazo

Vazo

a quantidade volumtrica ou gravimtrica de um fluido que escoa por um duto em unidade de tempo considerada. Vazo Volumtrica a quantidade de volume de um fluido que escoa por um duto em unidade de tempo considerada. Vazo Gravimtrica a quantidade de massa de um fluido que escoa por um duto em unidade de tempo considerada

Medio de vazo por presso diferencial


A presso diferencial produzida por vrios tipos de elementos primrios colocados na tubulao de forma tal que o fludo passa atravs deles. A sua funo aumentar a velocidade do fludo diminuindo a rea da seo em um pequeno comprimento para haver uma queda de presso. A vazo pode ento,ser medida a partir desta queda.

Placa de Orifcio Tubo Venturi Bocal de Vazo Orifcio Integral Tubo Pitot Tubo Annubar

Principais tipos:

Medio de vazo por presso diferencial

Uma vantagem primordial dos medidores de vazo por P que os mesmos podem ser aplicados numa grande variedade de medies, envolvendo a maioria dos gases e lquidos, inclusive fluidos com slidos em suspenso, bem como fludos viscosos, em uma faixa de temperatura e presso bastante ampla. Um inconveniente deste tipo de medidor a perda de carga que o mesmo causa ao processo.

Placa de orifcio

Dos muitos dispositivos inseridos numa tubulao para se criar uma presso diferencial, o mais simples e mais comum empregado o da placa de orifcio. Consiste em uma placa precisamente perfurada, e instalada perpendicularmente ao eixo de tubulao.

Placa de orifcio

essencial que as bordas do orifcio estejam sempre perfeitas, porque, se ficarem imprecisas ou corrodas pelo fluido, a preciso da medio ser comprometida. Costumeiramente, so fabricadas com ao inox, monel, lato, etc., dependendo do fluido.

Placa de orifcio

Vantagens Instalao fcil Construo simples Econmica Manuteno e troca simples Desvantagens Alta perda de carga Baixa rangeabilidade

Tubo Venturi

O tubo Venturi combina dentro de uma unidade simples uma garganta estreitada entre duas sees cnicas e est usualmente instalado entre duas flanges, em tubulaes. Seu propsito acelerar o fluido e temporariamente baixar sua presso esttica.

Tubo Venturi

A recuperao de presso em um tubo Venturi bastante eficiente, sendo seu uso recomendado quando se deseja um maior restabelecimento de presso e o fluido medido carrega slidos em suspenso. O Venturi produz um diferencial menor que uma placa de orifcio para uma mesma vazo e dimetro igual sua garganta.

Bocal de vazo

O Bocal de vazo (Flow nozzle) , em muitos aspectos, um meio termo entre a placa de orifcio e o tubo Venturi. O perfil dos bocais de vazo permite sua aplicao em servios em que o fluido abrasivo e corrosivo.

Bocal de vazo

O perfil de entrada projetado de forma a guiar a veia at atingir a seo estrangulada do elemento de medio, seguindo uma curva elptica (projeto ASME) ou pseudoelptica (projeto ISA). Seu principal uso em medio de vapor com alta velocidade, recomendado para tubulaes > 50 mm.

Tubo de Pitot

um dispositivo para medio de vazo atravs da velocidade detectada em um ponto de tubulao. Possui uma abertura em sua extremidade. Tal abertura encontrase na direo da corrente fluida de um duto.

Tubo de Pitot

A diferena entre presso total e a presso esttica da linha resulta na presso dinmica, que proporcional ao quadrado da velocidade.

Annubar

O Annubar um dispositivo de produo de presso diferencial, que ocupa todo o dimetro do tubo. projetado para medir a vazo total, de forma diferente dos dispositivos tradicionais de presso diferencial.

Annubar

A barra sensora de presso a jusante possui um orifcio que est posicionado no centro do fluxo de modo a medir a presso do fluxo a jusante. A barra sensora de presso de montante possui vrios orifcios, estes orifcios esto localizados criteriosamente ao longo da barra, de tal forma que cada um detecta a presso total de um anel.

Rotmetros

So medidores de vazo por rea varivel, nos quais um flutuador varia sua posio dentro de um tubo cnico, proporcionalmente vazo do fluido.

Rotmetros

Rotmetros

O fluido passa atravs do tubo da base para o topo. Quando no h vazo, o flutuador permanece na base do tubo e seu dimetro maior , em geral, selecionado de tal maneira que bloqueia a pequena extremidade do tubo quase que completamente. Quando a vazo comea e o fluido atinge o flutuador, o empuxo torna o flutuador mais leve, porm, como o flutuador tem uma densidade maior que a do fluido, o empuxo no suficiente para levantar o flutuador. A rea de passagem oferece resistncia vazo e a queda de presso do fluido comea a aumentar. Quando a presso diferencial, somada ao efeito de empuxo do lquido, excede a presso devido ao peso do flutuador, ento o flutuador sobe e flutua na corrente fluida.

Rotmetro - caractersticas

Perda de carga no Rotmetro:

Recalibrao da Escala:

constante ao longo de todo o curso do flutuador e depende do peso especfico do fluido e das caractersticas do flutuador (peso, volume e rea maior).
possvel, conhecendo-se o peso especfico do flutuador, peso especfico do fluido e temperatura de escoamento. Depender da forma do flutuador e da rea de passagem.

Influncia da Viscosidade:

Principal Vantagem:

Principal Desvantagem:

Indicao local, direta e linear.


a pior alternativa para transmisso e controle.

Disco Nutante

Este tipo de medidor utilizado principalmente para medidores de vazo de gua, sendo utilizado principalmente em resistncias. O lquido entra no medidor atravs da conexo de entrada, passa por um filtro indo ao topo da carcaa principal. O fluido ento se movimenta para baixo, atravs da cmara de medio, indo at a base do medidor e da a conexo da sada do medidor.

Medidores lobulares

Os rotores lobulares so os mais utilizados para medies de vazes de gases. Estes dispositivos possuem dois rotores com movimentos opostos com a posio relativamente fixa internamente, a uma estrutura cilndrica.

Medidores lobulares

A cmara de medio formada pela parede do cilindro e a superfcie da metade do rotor. Estando o rotor na posio vertical um determinado volume de gs ficar retido no compartimento de medio. Como o rotor gira devido a pequena diferena de presso entre a entrada e sada, o volume medido do gs descarregado na base do medidor. Esta ao sucede-se 4 vezes em uma movimentao completa com os rotores em deslocamentos opostos e a uma velocidade proporcional ao volume do gs deslocado.

Medidores tipo turbina


O medidor constitudo, basicamente, por um rotor montado axialmente na tubulao. O rotor provido de aletas que o fazem girar quando passa um fluido na tubulao do processo. Uma bobina captadora com um m permanente montada fora da trajetria do fluido.

Medidores tipo turbina

Quando este se movimenta atravs do tubo, o rotor gira a uma velocidade determinada pela velocidade do fluido e pelo ngulo das lminas do rotor. A medida que cada lmina passa diante da bobina e do m, ocorre um variao da relutncia do circuito magntico e do fluxo magntico total a que est submetida a bobina.

Medidor por efeito Coriolis

um instrumento de grande sucesso no momento, pois tem grande aplicabilidade desde a indstria alimentcia, farmacutica, qumica, papel, petrleo, entre outras. Sua medio, independe das variveis de processos, densidade, viscosidade, condutibilidade, presso, temperatura e perfil do fluido.

Medidor por efeito Coriolis

Este medidor de vazo utiliza um fenmeno fsico que envolve a inrcia e a acelerao centrpeta. A vazo de uma tubulao dividida em duas por dois tubos paralelos que possuem forma de U , e ao fim destes tubos a vazo volta a ser conduzida por um nico tubo.

Medidor por efeito Coriolis

Prximo da parte inferior de cada U existem eletroims que fazem os dois tubos oscilarem em suas frequncias naturais de vibrao e cuja a amplitude no ultrapassa alguns milmetros. Com o passar de fluido pelos tubos, em funo desta oscilao, surge uma toro nos tubos cuja defasagem permite a medio da vazo mssica. Esta defasagem medida por sensores magnticos instalados nas partes retas dos tubos em U.

Medio por Coriolis sem vazo no tubo

Medio por Coriolis com vazo no tubo

Medidor tipo eletromagntico


Princpio: Lei de Faraday Quando um condutor se move com velocidade perpendicular a um campo magntico induzida uma diferena de potencial E = B . L . v

Onde: E = tenso gerada (volts) B = densidade de fluxo magntico (wb/m2) L = distncia dos eletrodos (m) v = velocidade (m/s)

Medidor tipo eletromagntico

Medidor tipo eletromagntico

Medidores magnticos so ideais para medio de produtos qumicos altamente corrosivos, fluidos com slidos em suspenso, lama, gua, polpa de papel, etc. Sua aplicao estende-se desde saneamento at indstrias qumicas, papel e celulose, minerao e indstrias alimentcias. A nica restrio que o fluido tem que ser eletricamente condutivo. Tem, ainda, como limitao o fato de fluidos com propriedades magnticas adicionarem um certo erro de medio.

Medidor tipo eletromagntico

de suma importncia que a parede interna da tubulao no conduza eletricidade e que a parte do tubo ocupada pelo volume definido pelas bobinas no provoque distores no campo magntico.

Medidor tipo Vortex

O efeito vortex pode ser observado no vibrar de fios ou cordas ao vento, ou ainda em uma bandeira que tremula. Os vortex gerados repetem-se num tempo inversamente proporcional vazo. Nas aplicaes industriais pode-se medir a vazo de gases, lquidos incorporando ao obstculo reto sensores que percebam as ondas dos vortex e gerem um sinal em freqncia proporcional vazo.

Medidor tipo Vortex

You might also like