You are on page 1of 45

MTODOS DE VISUALIZAO DAS CLULAS

MICROSCOPIA OPTICA

Staphylococcus sp
clulas coradas pelo mtodo da colorao de Gram CDC - Public health image library; imagem de de domnio pblico

1. Instrumento de Estudo das Clulas: Microscpios: ptico e eletrnico.

O termo microscpio originou de duas palavras gregas e quer dizer "pequeno" e "observar" .

Streptococcus pneumoniae microscopia ptica

Streptococcus sobrinus micrografia eletrnica de transmisso

CDC/Mike Miller - Public health image library; imagem de domnio pblico

Lloyd G. Simonson, Naval Dental Research Institute, Great Lakes, Illinois, USA; imagem licenciada para uso, ASM MicrobeLibrery

Instrumentos pticos possuem a limitao do comprimento de onda da luz visvel e, portanto, podem apenas resolver objetos de at aproximadamente 0,5 micrmetros (1 m = 10-6m).
A parte tica do microscpio constituda basicamente de duas lentes convergentes, geralmente compostas, associadas coaxialmente (possuem o mesmo eixo tico), que so: a) objetiva que est prxima ao objeto. b) ocular com a qual observamos a imagem fornecida pela objetiva.

A = A objetiva A ocular O aumento linear do microscpio igual ao produto do aumento linear da objetiva pelo aumento linear da ocular.

Os aumentos dos microscpios variam entre 300 e 2000 vezes

Biofsica
Aspectos fundamentais da luz:
1. Luz como onda: H um meio refrator que forma imagem de objetos iluminados ou luminosos;

2. Luz como Ftons: Uma pelcula fotossensvel reversvel transforma a energia eletromagntica do pulso luminoso em pulso eltrico.
3. Natureza Teoria Corpuscular Igualdade dos ngulos de incidncia e reflexo Propagao retilnea num meio homogneo Teoria Ondulatria Difrao e interferncia luminosa Eletromagntica A viso utiliza apenas uma banda muito restrita do espectro eletromagntico constituda por comprimentos de onda situados entre 390nm e 770nm, conhecida como a "luz visvel"; ou espectro visvel. Velocidade constante no vcuo

Caractersticas da Luz
1. Velocidade

No vcuo a luz se propaga sempre com a mesma velocidade. Essa velocidade representada por c e seu valor : c = 3,0 .108 m/s
2. Polarizao

3. Reflexo e Refrao da Luz


3.1. Quando um feixe de luz, que se propaga inicialmente em um meio A encontra um outro meio B, podem ocorrer trs fenmenos:

1) Uma parte da luz volta para o meio A. Esse fenmeno chamado reflexo e a luz que volta chamada de luz refletida Especular Quando a luz incide sobre um corpo metlico bastante liso, ocorre a reflexo especular ou regular:

Difusa Quando a superfcie de separao dos dois meios for spera, ocorre a chamada reflexo difusa = raios se espalharo em todas as direes

Refrao 2) Uma parte da luz passa para o meio B. Esse fenmeno chamado refrao e a luz que passa para o meio B chamada de refratada. a velocidade da luz, nesse caso, depende da natureza do meio e da cor da luz. Assim, luzes de cores diferentes tero velocidades diferentes.

3) Uma parte da luz pode ser absorvida pelo meio, transformando-se em outra forma de energia como, por exemplo, calor.

Formao da Imagem no Olho


A imagem se forma por refrao da luz Quando a luz penetra no olho, passa por vrios meios diferentes Desse modo, a imagem (i) do objeto (o) forma-se na retina, que est no fundo do olho.

MICROSCOPIO OPTICO DE LUZ

HEMCIAS DE CES

You might also like