You are on page 1of 15

iReport Criao de relatrios

JasperReports

JasperReports um poderoso framework open-source para gerao de relatrios. Escrito em Java, essa biblioteca apresenta grande habilidade na organizao e apresentao de contedo, permitindo a gerao dinmica de relatrios em diversos formatos, como PDF, HTML, XLS, CSV e XML, podendo ainda ser utilizada em qualquer aplicao Java, incluindo aplicaes desktop, Web e distribudas.

iReport

Criar o design do relatrio diretamente em XML pode ser uma tarefa custosa. Necessitava-se, ento, de uma ferramenta que automatizasse esse processo. O iReport veio preencher essa lacuna, permitindo definir o design do relatrio dentro de um ambiente grfico, contento todos os recursos que a biblioteca Jasper oferece. possvel definir relatrios com designs modernos e complexos sem se quer escrever uma linha de cdigo XML, que todo gerado automaticamente. O ambiente ainda oferece atalhos para tarefas de compilao e visualizao do relatrio, permitindo a realizao de testes, acelerando assim o processo de design.

Ambiente iReport

Ambiente iReport

Ambiente iReport

Configurao do Ambiente
Abra o iReport e, caso ainda no tenha uma conexo ativa, siga os passos abaixo. No menu, clique em Data e depois em Connectios/Datasources, voce ter uma tela como esta. Clique em new para configurar a nova conexo.

Insira um nome para a conexo, nome da estao com a base de dados, nome da base, usurio, senha, JDBC Driver (Oracle ou SQL), JDBC URL . Clique no boto Test para validar a nova conexo.

Criando Conexo

No menu, clique em Edit e depois em Report Import Directives. Na tela abaixo clique e em New Import e adicione a linha br.com.dm.ccenter.business.to.report.*

Informaes Importantes

Selecione a opo Todas as sees, nenhum detalhe para trazer os TEXTOS ESTTICOS, quando o relatrio no tiver dados. importante escolher essa opo seno o relatrio retorna todo em branco.

Informaes Importantes
Verificar na tabela configurao se o campo VLR_CONFIGURAO, est direcionado para o local correto.

cone do tipo grfico


Para mostrar que um relatrio do tipo grfico, basta adicionar a seguinte linha no arquivo relatrio.xml iconePath="images/portal/icones/gd/ico_relatorio_grafico.gif"

Informaes Importantes
Resumo do relatorio.xml
<relatorio tipo="Jasper" descricao="ANLISE GRFICA nome do relatrio nome="AnaliseGraficaFraldario nome do arquivo .jrxml desenvolvido no Ireport grupo="fraldario em qual mdulo dos sitema aparecer o relatrio. iconePath="images/portal/icones/gd/ico_relatorio_grafico.gif"> cone do tipo grfico <path></path> <parametros> <parametro nome="data_ocorrencia" nome do parametro descricao="Data do Atendimento descricao do parametro tipo="data tipo do valor a ser preenchido na tela do sistema posicaoGUI="0 ordem do parametro rotulo="Data do Atendimento" Label da tela de relatorio id="0" ordem do parametro simples="false tipo do do parametro serie="true tipo do filtro multiplo="false requerido="false obriga ou no a preencher o filtro origem=" retorna opes para o filtro, atravs de queries cadastradas no origem.xml filtro="> filtro de filtro </parametro> </parametros> </relatorio>

Exemplo de Relatrio em grfico do Wiseit

Tipos de Filtros
Em serie

Filtro de filtro

multiplo

simples

Ordenacao do relatorio origem xml Ordenacao do relatorio origem xml Tipo de sada do relatrio html, pdf e excel

You might also like