You are on page 1of 61

Uma realidade possvel para as nossas comunidades.

Eu penso que os sofrimentos do tempo presente no tm proporo com a glria que h de ser revelada em ns. (...)Sabemos que toda a criao, at o presente, est gemendo como que em dores de parto, e no somente ela, mas tambm ns, que temos as primcias do Esprito (...).

Da mesma forma, o Esprito vem em socorro de nossa fraqueza. Pois no sabemos que pedir nem como pedir; o prprio Esprito que intercede em nosso favor, com gemidos inefveis. Sabemos que tudo contribui para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que so chamados segundo o seu desgnio.
(cf. Rom. 8, 18-30)

O trabalho Pastoral Familiar divide-se em 3 setores:

MATRIMONIAL

PR

MATRIMONIAL

PS

ESPECIAIS

CASOS

Recmcasados

Gestao

A educao dos filhos

Ao transformadora

Formao

1)

PR-MATRIMONIAL

PS-MATRIMONIAL

CONTINUIDADE

2)

PR-MATRIMONIAL PS-MATRIMONIAL

PARALELISMO

3)

PR MATRIM

PS MATRIM

CCLICO

... uma combinao dos trs fatores apresentados:


CCLICO
PR PS

PARALELISMO
PR

PS

CONTINUIDADE

Gestao

1 infncia

Infncia e adolescncia

Namoro e noivado

Dia do casamento

O trabalho com o Psmatrimnio consiste em conscientizar os casais da importncia de sua ao na vida social como um todo: Na Igreja; No local onde moram; No trabalho; No local onde estudam; Em todo momento de suas vidas.

Tem a responsabilidade de promover a formao contnua para a vida conjugal, familiar e comunitria. Utiliza-se, para isso, de recursos diversos: Contatos individuais, Organizao de eventos festivos Cursos, Ciclos de conferncias, Encontros de reflexo e de trabalho, Grupos de estudo e apoio para a vida em famlia, Etc. (DPF, 464)

VAMOS VER O QUE PODEMOS FAZER COM ESSES JOVENS.

Aplicar uma determinada vacina ajuda a prevenir o mal que pode ou no contaminar uma pessoa.

Remdios aplicados aps a doena se manifestar:


Podem curar totalmente; Podem curar, mas deixar sequelas; Podem no mais curar.

Mt. 7, 26-27: no ouviu e arruinou-se.

1. 2.

3. 4. 5.

CINCO PONTOS: O que so os Encontros para Novos Casais? Por que trabalhar com os Novos Casais? A Igreja e a sociedade realmente precisam desses encontros? Quais os objetivos desse trabalho? Como funciona o trabalho? Como so os encontros?

1. So o fruto de uma experincia pessoal: quem chamado mais cedo e levado a conhecer a Verdade (Mt. 19, 4-6) permanece no Amor Conjugal e o cultiva. 2. So o resultado de uma grande preocupao com os jovens casais. Experincia vivida h 12 anos no acompanhamento de casais nas parquias. 3. So o atendimento ao pedido de Cristo (Mc. 16, 15) e ao apelo da Igreja. 4. So a preocupao e o cuidado com os filhos e filhas de toda a comunidade.

Dessa preocupao nasceram os encartes da Revista Famlia Crist, publicados entre julho/07 e junho/09.

Os encontros so um trabalho da Pastoral Familiar, que organiza grupos de acompanhamento matrimonial para orientar os recm-casados, em seus primeiros anos de casamento. um trabalho que promove uma ligao estreita entre os Setores Pr e Psmatrimnio da Pastoral Familiar. Dentro da estrutura da Igreja, um trabalho pastoral (busca, acolhe, cuida e conduz) e no um movimento eclesial.

1. Urgncia e necessidade de uma evangelizao e catequese pr e psmatrimoniais, feitas por toda a comunidade crist. (cf Familiaris
Consortio, 68)

2. Olhar para as famlias jovens que vivem num contexto de novos valores e responsabilidades e esto mais expostas a eventuais dificuldades.(cf. Familiaris
Consortio, 69)

3. preciso construir uma comunidade paroquial viva, capaz de acolher os novos esposos e testemunhar os valores da famlia, com agentes de pastoral preparados. (cf.
Diretrio da Pastoral Familiar, 280)

4. A ao pastoral organize equipes de apoio para desencadear um processo pedaggico de aproximao ou manuteno do vnculo dos novos casais com a comunidade eclesial. Seja por meio de visitas domiciliares e conversas, seja por meio de reunies de grupo, retiros e encontros.
(cf. Diretrio da Pastoral Familiar, 282)

5. Estimular projetos que promovam famlias evangelizadas e evangelizadoras. (item b) Estimular e promover a educao integral dos membros da famlia, (...) incluindo a dimenso do amor e da sexualidade. (item e)
(cf. Documento de Aparecida, 437)

Porque queremos que todos os jovens casais amaduream juntos e vivam o Amor at que a morte os separe.

1. Solidificar as bases para a construo da vida matrimonial, que passa por problemas.
m propaganda em torno do matrimnio, o consumismo, o utilitarismo cada vez maior, entre outras.

2. Encontrar caminhos para o dilogo permanente, pois somente com ele os primeiros anos da vida matrimonial podero ser superados.
A conversa a dois importantissima para a caminhada de vida e a construo de um lar verdadeiro.

3. Refletir sobre as deficincias de cada cnjuge, principalmente as que foram adquiridas durante o perodo do namoro.
Ajudar no reparo de namoros vividos na superficialidade. Mostrar que existe um lado difcil no outro.

4. Formar pequenas comunidades ou grupos de famlias interessados na construo de uma nova realidade social. 5. Motivar para a participao ativa na comunidade eclesial.

O subsdio no um livro de regras fixas e imutveis. Ali, cada agente encontrar informaes para entender um pouco mais sobre cada um dos temas e algumas dicas de como fazer para que o trabalho seja realizado da melhor forma possvel.

Ter o material de apoio importante para o aprofundamento dos temas. Os mais importantes:
o Catecismo da Igreja; o Diretrio da Pastoral Familiar; a Misso da Famlia Crist no Mundo de Hoje (Familiaris Consortio); E o Documento de Aparecida.

Uma preparao ao Sacramento do Matrimnio feita quase sempre somente na poca da Preparao Prxima. Vemos casais que so despertados para um retorno prtica da f. Observamos que a comunidade no os acolhe adequadamente.

Casais e outros agentes interessados recebem das equipes de noivos indicaes de casais.

Os casais so contatados pelo agente que passa a ser o dirigente daquele grupo

MENSALMENTE 1 Encontro de espiritualidade e catequese na casa de um dos casais.


Com a presena dos dirigentes.

1 Encontro de integrao e confraternizao s entre eles com uma tarefa a ser feita.

A CADA 6 MESES

Realiza-se um encontro de integrao entre os grupos da parquia (Encontro de Recm-casados)

PORQUE NO LIVRO E NO LIVRO DO DO AGENTE CASAL, esto as esto as informaes oraes e os necessrias para que encontros prontos o dirigente do grupo para serem aplicados possa informar-se nos grupos. sobre o tema e ter outras referncias.

DIRIGENTES

CASAIS

Algumas questes dos lares dos recm-casados Foi somente para isso que nos casamos? A vida perfeita que foi to sonhada e desejada j esta concretizada? Ser que essa alegria vai continuar dessa forma? At quando? Quanto tempo dura a lua de mel?

A Palavra de DEUS Vamos refletir o trecho do Evangelho segundo Joo, captulo 2, versculos 1 a 12. Vida Nova que transborda como Vinho Novo para homens e mulheres.

Vamos atualizar a Palavra para os nossos dias Jesus e sua me foram convidados para um casamento. Ainda assim, com Jesus presente, faltou o vinho. Maria diz aos que serviam ao casamento: Faam o que ele (Jesus) mandar.

Vamos atualizar a Palavra para os nossos dias Os que serviam encheram potes com gua e, ao comando de Jesus, levaram para ser servido. Todos servem primeiro o vinho bom e, quando os convidados esto bbados, servem o pior. Voc, porm, guardou o vinho bom at agora.

1. Casamos. E agora? o comeo? 2. Eu no aprendi a fazer isso assim! Dois mundos que se encontram. 3. Guerra dos sexos no lar: perigo vista. 4. Os seus amigos... os nossos amigos! 5. Meu, seu e nosso? A partilha. 6. Quando o silncio no ajuda.

7. Queremos ter ou queremos ser? Quais so os valores que nos interessam? 8. Interferncias familiares: o que fazer? 9. At que a morte nos separe muito tempo? 10.Fidelidade se aprende praticando. 11.Conversar com Deus a dois e a ss: a orao. 12.Eu sou seu. Voc minha. Verdadeiro ou falso?

Disponibilidade ao servio. Perseverar sempre. Os agentes devem manter contato com o(s) grupo(s). Pode acontecer de pular um ms entre um encontro e outro, mas no h problemas. O importante sempre adequar as necessidades do grupo reunio.

um trabalho totalmente missionrio, pois alm de ir de casa em casa, preciso exercitar a acolhida, a misericrdia, a compreenso... Os jovens casais no so catequizandos na concepo tradicional, portanto importante observar a forma que so tratados.

CONVIDANDO CASAIS 1. Visitao das casas. 2. Encontro paroquial de iniciao; 3. Reunio de confraternizao (jantar); 4. Tarde de espiritualidade;

DEUS Pai de bondade, que, por Amor, criastes o homem e a mulher Sua imagem e semelhana e que desejastes, desde o princpio, unir duas pessoas distintas em uma s carne, ajudai-nos a manter firme e inquebrantvel a nossa Aliana Conjugal, fazendo com que a terceira pessoa do nosso matrimnio seja sempre o Vosso Esprito Santo.

Que convosco possamos trilhar nosso caminho, como novos casais, testemunhando a todos tudo o que nos fazeis de bom em Vossa Misericrdia. No permitais, Senhor, que nos afastemos de Vs e de Vosso projeto, para que possamos cumprir a misso que nos destes, no dia de nosso casamento.

Abenoai-nos, Pai de Amor, e que, por Jesus Cristo, possamos buscar a santidade como casal, para alcanarmos, um dia, juntos, a Graa dos Cus. Amm! Sagrada Famlia, rogai por ns.

Encontros para Novos Casais

andrekaw@andrekaw.com

www.andrekaw.com www.pfsul1.com.br

www.amordecasal.com

You might also like