You are on page 1of 22

FISOLOGIA DOS HORMNIOS FEMININOS

ANATOMIA DO TERO

FASE FOLICULAR DO CICLO OVARIANO


NASCIMENTO: na menina, cada um dos ovcitos cercado por uma nica camada de clulas da granulosa, e o ovcito, com sua bainha de clulas da granulosa chamado de folculo primordial.

FASE FOLICULAR DO CICLO OVARIANO


INFNCIA: clulas da granulosa fornecem nutrio ao ovcito e secretam um fator de inibio da maturao do ovcito que o mantm no seu estado primordial, suspenso durante todo este tempo no estgio de prfase da diviso meitica.

FASE FOLICULAR DO CICLO OVARIANO


APS PUBERDADE: Quando o FSH e o LH da glndula hipfise anterior comeam a ser secretados em grande quantidade, os ovrios inteiros, juntamente com alguns folculos dentro destes, comeam a crescer.

FOLCULO PRIMRIO
1 ESTGIO DO CRESCIMENTO FOLICULAR: - Aumento moderado do ovcito, que aumenta seu dimetro 2 a 3x. - Segue-se o crescimento de camadas adicionais de clulas da granulosa e o folculo passa a ser conhecido como folculo primrio. - Parte desse desenvolvimento at este estgio pode ocorrer na ausncia de FSH e LH. O desenvolvimento alm desse pto, necessita desses 2 hormnios.

POUCOS DIAS APS O INCIO DA MENSTRUAO


As [ ] de FSH e LH aumentam

moderadamente, c/ aumento um pouco > de FSH e procedendo o LH por alguns dias = causam o crescimento de 6 a 12 folculos primrios a cada ms.

POUCOS DIAS APS O INCIO DA MENSTRUAO


Muitas clulas fusiformes derivadas do interstcio ovariano se acumulam em vrias camadas de clulas da granulosa, dando origem a uma segunda classe de clulas = teca. TECA INTERNA = secretam hormnios esterides TECA EXTERNA = cpsula de tecido conjuntivo altamente vascularizada, que se torna a cpsula do folculo em desenvolvimento.

FOLCULO ANTRAL
Aps alguns dias do incio da fase inicial proliferativa: a massa de clulas da granulosa secreta um lquido folicular que contm alta [ ] de estrognio. O acmulo desse lquido faz com que aparea um antro dentro da massa de clulas da granulosa. As clulas da granulosa e da teca se proliferam + rapidamente = cada um dos folculos em crescimento se torna um FOLCULO ANTRAL.

FOLCULOS VESICULARES
Crescimento do folculo primrio at antral = estimulado sobretudo pelo FSH A partir da = crescimento muito acelerado do folculo antral = folculos maiores = FOLCULOS VESICULARES

INFLUNCIA HORMONAL

INFLUNCIA HORMONAL

INFLUNCIA HORMONAL

INFLUNCIA HORMONAL

INFLUNCIA HORMONAL

INFLUNCIA HORMONAL

INFLUNCIA HORMONAL

INFLUNCIA HORMONAL
(1) Estrognio secretado para dentro do folculo = n de receptores para FSH nas clulas da granulosa = efeito de feedback positivo = torna as clulas da granulosa + sensveis ao FSH da glndula hipfise anterior. (2) O FSH e os estrognios combinados promovem receptores de LH tambm sobre as clulas da granulosa, permitindo estimulao pelo LH destas clulas alm do FSH = criando rpido aumento folicular

CICLO OVARIANO

INFLUNCIA HORMONAL
(3) O estrognio crescente a partir do folculo + LH aumentado da glndula hipfise anterior agem em conjunto para causar a proliferao das clulas tecais e aumentar sua secreo (*) Quando os folculos antrais comeam a crescer, seu crescimento adicional ocorre rapidamente. O prprio ovcito tambm aumenta de dimetro outras 3 a 4x (desde o incio aumento de 10x ou aumento em massa de at 1000 vezes).

CUMULUS OOPHORUS
(4) medida que o folculo aumenta, o ovcito fica includo numa massa de clulas da granulosa localizada num dos plos do folculo. (5)O ovcito ainda no estgio de ovcito primrio, juntamente com suas clulas da granulosa circundantes, chamado de CUMULUS OOPHORUS.

ATRESIA FOLICULAR
Aps uma semana ou mais de crescimento (mas antes de ocorrer a ovulao), um dos folculos comea a crescer mais que os outros; os remanescentes comeam a involuir, ou tornam-se atrsicos.

You might also like