You are on page 1of 22

ARTIGO

Glucia Maria dos Santos

Abordar os aspectos que envolvem a produo de artigo acadmico (cientfico ! que tem autoria declarada e pode ser publicado em revistas t"cnicas e cientficas# $o meio universit%rio! " comum o professor solicitar que o aluno produ&a um artigo cientfico como parte do processo de avaliao# Isso porque o artigo acadmico deve ter como ob'etivo contribuir para um campo te(rico '% e)istente#

TI*O+ ,- ARTIGO
-nsaio te(rico: nele se faz uma discusso ou proposio conceitual sobre determinado tema. Artigo emprico: nele se apresenta um levantamento de dados reais que podem estar associados a pesquisas, levantamentos ou estudos de caso, por exemplo.

Original ou divulgao: nele se apresentam abordagens originais, podendo se constituir como relato de caso, comunicao ou notas pr vias. Reviso: nela se analisam e discutem trabal!os publicados, reviso bibliogrfica etc.

-+TR.T.RA ,O ARTIGO
" estrutura do artigo est relacionada aos fins para os quais produzido. Se o ob#etivo for a publicao em peri$dico acad%mico, a estrutura deve estar relacionada a certas exig%ncias. &ormalmente apresenta uma estrutura bsica que se organiza em elementos pr ' textuais, textuais e p$s'textuais ()*"&+", ,--.:/.'/01.

Orienta/es acerca das partes do artigo acadmico

-0-1-$TO+ T-2T.AI+

I$TRO,.34O
2em a funo de introduzir o leitor no tema3assunto que ser abordado no artigo. &ela so apresentadas defini4es, conceitos, pontos de vista e raz4es de escol!a do recorte temtico. 5ortanto na introduo que o autor deve situar o leitor sobre a temtica que ser desenvolvida no texto. &o caso de ser um artigo resultante de pesquisa acad%mica, deve'se contextualizar o leitor em relao aos ob#etivos da pesquisa e o problema que foi investigado.

R-5I+4O T-6RI7A (ou reviso de literatura


&ela o autor apresenta textos que embasaram o estudo, no deixando d6vidas de que no so seus. 5ara isso bom consultar as &ormas da "7&2. " reviso te$rica pode estar inclu8da na introduo ou ser apresentada como um t$pico separado.

,-+-$5O05I1-$TO
9 autor apresenta as quest4es centrais do tema3assunto que pretende discutir. :le pode contrapor a sua opinio ; de outros autores. < no desenvolvimento do artigo que o autor apresenta o tema3assunto, com os seus diversos aspectos.&o caso de relato de pesquisa, o autor apresenta !ip$teses e os resultados obtidos.

"presenta tamb m a metodologia utilizada na coleta de dados. &o caso de !aver aplicao de entrevistas ou questionrios, os roteiros devem, se poss8vel, ser anexados no final do artigo. < no desenvolvimento que so apresentadas as principais contri' bui4es para o campo te$rico em que se insere o tema3assunto do artigo. &esse caso, o desenvolvimento tem duas etapas: a metodologia e os resultados e discusso.

7O$70.+4O
< a 6ltima etapa do processo de produo do artigo acad%mico. &ela o autor apresenta uma s8ntese do que foi discutido, podendo apresentar uma viso pessoal. &o caso de relato de resultados de pesquisa, o autor pode apresentar cr8ticas, recomenda4es e sugest4es para cr8ticas futuras.

-0-1-$TO+ *6+8T-2T.AI+

*RO,.9I$,O .1 ARTIGO A7A,:1I7O


=m bom artigo acad%mico deve ser bem organizado e proporcionar boa interao com o leitor. &esse sentido, algumas a4es so necessrias, antes que voc% d% in8cio ; produo do seu artigo acad%mico. 5rocuramos apresentar uma sugesto de organizao e plane#amento que pode anteceder a escrita de um artigo.

*or que escrever um artigo;


"s raz4es que levam ; produo de um artigo podem ser diversas. :le pode ser produzido, por exemplo, para cumprir a exig%ncia de um professor ou para ser apresentado ao consel!o editorial de uma revista especializada. :m todas essas circunst>ncias, importante observar os crit rios segundo os quais o artigo ser avaliado.

< necessrio observar tamb m as orienta4es espec8ficas para publicao, no caso de o artigo ser enviado a algum peri$dico acad%mico.

You might also like