You are on page 1of 16

PROMOO E PREVENO DA SADE

Cesar Madureira Bach

SADE
OMS (1948): A sade um estado de completo bem-estar fsico, mental e social, e no meramente a ausncia de doenas ou enfermidades. A presena de enfermidade no dever significar de maneira alguma que o indivduo seja incapaz ou desprovido de potencialidades.
Sade tambm qualidade de vida e, deste modo, produto que resulta do acesso a emprego, renda, educao, habitao, servios de sade, cidadania, lazer, etc.
NEVES (2007).

DOENA
Falta ou supresso da sade; molstia, mal, enfermidade (VIANNA, 2000). Transtorno da funo ou estrutura de qualquer parte, rgo ou sistema do organismo. Reao a uma leso; molstia ou enfermidade (BLAKISTON, 1998).

Escala de sade e doena


Sade tima Sade subtima enfermidade real doena ou incapacidade declarada prximo da morte morte
DELIBERATTO (2002).

PIRMIDE DE INTER-RELAO HOSPEDEIRO AGENTE - AMBIENTE


HOSPEDEIRO

AMBIENTE

AGENTE
DELIBERRATO (2002).

PIRMIDE DE INTER-RELAO HOSPEDEIROAGENTE-AMBIENTE


Hospedeiro: idade, sexo, constituio corporal, gentica e imunolgica; nvel educacional, ocupao, hbitos e costumes, estado psicolgico e de humor, outros.
Agente: fatores biolgicos, fsicos, qumicos, mecnicos, genticos e nutricionais.

Ambiente: fatores fsicos, biolgicos, psicolgicos, socioeconmicos, culturais e polticos.


DELIBERRATO (2002).

PROMOO DA SADE
OMS (1948): promoo da sade o processo que permite s pessoas aumentar o controle e melhorar a sua sade. 1: atividades dirigidas transformao dos comportamentos dos indivduos, focando seus estilos de vida no seio das famlias e, no mximo, no ambiente das culturas da comunidade em que se encontram (educativo). 2: fatores relacionados com a qualidade de vida: padro adequado de alimentao e nutrio, de habitao e saneamento; boas condies de trabalho; oportunidades de educao ao longo de toda a vida; ambiente fsico limpo; apoio social para famlias e indivduos; estilo de vida responsvel; e um espectro adequado de cuidados de sade. Participao da populao essencial.
BUSS (2000); NEVES (2007)

PREVENO
Ato ou efeito de prevenir-se; precauo; cautela; preconceito; disposio prvia (MORAIS, 1995). Ao de interveno antecipada (CZERESINA; FREITAS, 2003).

PROMOO X PREVENO
Preveno (ao de interveno antecipada orientada para evitar o surgimento de doenas especficas) Ex: leses tendinosas. Promoo (conceito mais amplo, que se refere a medidas que no se dirigem a uma determinada doena ou desordem, mas enfatizam a transformao das condies de vida e de trabalho).
(CZERESINA; FREITAS, 2003).

Nveis de preveno

(ROUQUARIOL;GOLDABAUM)

PREVENO PRIMRIA A) Promoo da sade: realizada atravs de medidas de ordem geral Moradia adequada Escolas reas de lazer Alimentao adequada Educao em todos os nveis Ex: palestra de orientao sobre o uso de cinto de segurana, AIDS, tabagismo, vacinao infantil.

Preveno primria
B) Proteo especfica Imunizao Sade ocupacional Higiene pessoal e do lar Proteo contra acidentes Aconselhamento gentico Controle de vetores EX: anlise das condies do trabalho, orientaes posturais, uso de colete cervical em acidentes de carro,exerccios laborais, mtodos de transferncia de decbito, etc.

Nveis de preveno
PREVENO SECUNDRIA A) Diagnstico precoce Inquritos para descoberta de casos na comunidade Exames peridicos, individuais, para deteco precoce de casos Isolamento para evitar a propagao das doenas Tratamento para evitar a propagao da doena Ex: avaliao postural, correo de posturas durante o trabalho, exerccios laborais, avaliao do DNPM (Desenvolvimento Neuropsicomotor), estimulao essencial, psicomotricidade.

Nveis de preveno
PREVENO SECUNDRIA B) Limitao da incapacidade Evitar futuras complicaes Evitar seqelas Ex: exerccios laborais, mudanas de decbito para evitar escaras, estimulao precoce, psicomotricidade.

Nveis de preveno
PREVENO TERCIRIA Reabilitao (impedir a incapacidade total) Fisioterapia Terapia Ocupacional Emprego para o reabilitado

Nveis de preveno
Nvel/ Classificao
Leavell e Clark (1976)

(KOTTKE; LEHMANN, 1994)

Primrio
-Promoo

Secundrio
da
-Diag.

Tercirio
- Reabilitao

sade - Proteo especfica sade - Proteo especfica sade - Proteo especfica

Precoce -Tto adequado -Limitao da incapacidade


-Diag.

Columbia University

-Promoo

da

Precoce -Tto adequado

- Limitao da incapacidade

Itoh e Lee

-Promoo

da

-Diag.

Precoce -Tto adequado -Reabilitao

-Limitao

da incapacidade -Assistncia a custdia

You might also like