You are on page 1of 21

ECO (Oikos): Casa LOGOS : Estudo Ecologia estuda as relaes entre os seres vivos e desses com o ambiente.

Cuida da preservao e restaurao da natureza.

Alm da Biologia, da Fsica e da Qumica, tambm as cincias econmicas e sociais tm de ser integradas para que se possa entender a complexidade das relaes entre a humanidade, os outros seres vivos e o planeta.

A Terra precisa ser entendida e estudada como um sistema fisiolgico fechado, da mesma forma que o mdico estuda a interdependncia das funes orgnicas do corpo humano. (James Lovelock)

Estas ideias so A Hiptese Gaia, nome que homenageia a deusa grega Gaia (GEO em latim), personificao da terra.

Espcie : o conjunto de indivduos muito semelhantes e que, na natureza, podem se intercruzar, originando descendentes frteis.

Populao: um conjunto de indivduos da mesma espcie, que habita uma mesma rea, durante um determinado perodo de tempo.

Comunidade: o conjunto de populaes (seres vivos de vrias espcies) que habitam uma mesma regio. Os seres vivos que formam uma comunidade constituem os componentes ou fatores biticos (vivos) de um ecossistema. Esto relacionadas de diversas maneiras, principalmente no aspecto alimentar.

Fatores Abiticos: Corresponde poro no-viva do ambiente, caracterizados pelas condies fsicas, qumicas, climticas, geolgicas, etc. da regio onde vive a comunidade.

Ecossistema: o conjunto de seres vivos (fatores biticos) mais o bitopo (fatores abiticos), que se relacionam e funcionam com um todo.
um conjunto dinmico e varivel, no qual os seres vivos e os fatores ambientais esto sempre interagindo e se alterando. No tem tamanho definido.

Biosfera: o conjunto de todos os ecossistemas existentes no planeta. a poro da Terra onde existe vida.

Habitat: Compreende o lugar ou espao fsico onde vive uma determinada espcie. a localizao mais precisa de uma espcie em seu ambiente. Determina a sobrevivncia e reproduo do grupo. Local de abrigo, alimentao e reproduo.

Nicho Ecolgico: Representa o papel desempenhado por uma espcie dentro de seu habitat. Devemos analisar tambm: tipo de alimentao, hbitos comportamentais, perodo de reproduo, dentre outros.

As populaes que formam uma comunidade se relacionam atravs da alimentao. A sequncia, onde uma populao serve de alimento para outra, definida como cadeia alimentar. Uma cadeia alimentar pode ser dividida em trs partes, denominada de nveis trficos: produtores, consumidores e decompositores.

Produtores: Constituem os seres autotrficos, geralmente fotossintetizantes, que captam a energia e a matria inorgnica disponveis e as fixam na forma de compostos orgnicos utilizveis por ele e pelos demais seres vivos. So geralmente as plantas e algas. Consumidores: So seres heterotrficos, que utilizam a matria orgnica e a energia dos produtores. Podem ser classificados em consumidores primrios (herbvoros), secundrios (que se alimentam nos consumidores primrios), tercirios (que se alimentam dos consumidores secundrios) assim sucessivamente. Decompositores: Se encarregam de utilizar a matria orgnica desprezada pelos consumidores (geralmente restos ou cadveres), transformando toda a biomassa disponvel no ecossistema em matria inorgnica novamente, a qual fica disposio dos produtores. So representados pelos fungos e bactrias.

A energia do Sol fixada pelos produtores; no entanto, essa energia diminui medida que passa pelos nveis trficos (perdida em forma de calor). No h como reaproveitar toda a energia liberada pelos seres vivos fluxo unidirecional.

A matria, por sua vez, continuamente reciclada, razo pela qual apresenta fluxo cclico (ou simplesmente ciclo).

Representam na forma grfica as transferncias de matria e de energia nos ecossistemas, mostrando as relaes entre os diferentes nveis trficos em termos de quantidade. Como h perda de energia e matria adquirem forma de pirmides. Podem ser :
Pirmide de nmeros invertida

Pirmide de nmeros Indica o nmero de indivduos em cada nvel trfico. Ex : em um campo com 1000 plantas so necessrias para alimentar 300 gafanhotos, que serviro de alimento para apenas 20 aves.

Pirmide de biomassa expressa em termos de quantidade de matria orgnica por unidade de rea, em um dado momento.
Pirmide de biomassa invertida

Pirmide de energia Indica a biomassa acumulada em calorias(Kcal). A energia no acumulada, a medida que vai passando de um consumidor para o outro diminui, sendo perdida.

You might also like