You are on page 1of 12

Organizao Industrial

Revisando a Estratgia de Produo e as contribuies para um novo construto


Igor Teixeira da Costa Matteo Montecchia

Introduo
Contedo: tipos de decises, contemplando as prioridades competitivas, reas de decises e melhores prticas de decises adotadas. Processo: Metodologia seguidas para o desenvolvimento da estratgia de produo.

Reviso da Literatura: A Estratgia de Produo.


Elaborao das estratgias de negcios e o alinhamento estratgico:
Poter (Estratgia de competio): Anlise da empresa e seu ambiente. Baseado em 5 foras competitivas: entrantes potenciais, compradores, substitutos, fornecedores, concorrentes atuais. Objetivo encontrar posio sobre a qual a companhia possa se defender contra estas foras competitivas ou influencia-las a seu favor. A estratgia genrica seria liderana no custo, diferenciao, enfoque. Viso Baseada em Recursos (VBR): Centralizado sobre a relao entre estratgia e ambiente externo. Necessrios 5 estgios para sua formulao: analisar a base de recursos da empresa, inferir as capacidade da empresa, analisar o potencial de obteno de lucros dos recursos e das capacidade, selecionar a estratgia e estender e realizer atualizaes dos recursos e capacidades. Esses recursos e as capacidades de produo tornam-se os principais fatores para obter uma vantage competitiva na organizao.

Reviso da Literatura: A Estratgia de Produo.


Metodologia para o processo de elaborao da estratgia de produo.
Define o negcio da companhia e como ele ir competir de forma peculiar. Devem ser um resultado de anlise cuidadosa do ambiente (consumidores, fornecedores,) e das foras e fraquezas da prpria companhia.

Manufatura evoluindo para competir com sucesso.


Misso: custo, qualidade, entrega e flexibilidade. 5 etapas (Hill): Definio dos objetivos da corporao (integrada aos objetivos do negcio), da estratgia de marketing (integrada a estratgia de produo), dos critrios vencedores e qualificadores de pedidos (melhor funo produo em ordem), das escolhas do processo (definido pela manufatura), da infra-estrutura (caractersticas que no esto relacionadas com o processo de produo como estrutura de trabalho, Sistema de pagamento, etc.)

Reviso da Literatura: A Estratgia de Produo.


Metodologia para o processo de elaborao da estratgia de produo. 4 passos (Platts): Procedimento (Coletar e analisar informaes e identificar oportunidades para melhoramentos), Participao ( envolvimento do grupo ou individual para alcanar entusiasmo, entendimento e comprometimento), Gerenciamento do projeto (possuir recursos adequados para dirigir projetos) e Ponto de entrada (encontrar um caminho de entendimento e concordncia entre os grupos de gerentes).

Reviso da Literatura: A Estratgia de Produo.


Contedo da Estratgia de produo:
Os conceitos a respeito das competncias e capacidades Estratgias genricas:
Compexidade na estrutura do processo, complexidade da linha de produto e escopo organizacional. Unidades de negcio que buscam a liderana em custos: Reduzir custos na estrutura do processo que implicar, por exemplo, em menores descontinuidades no fluxo de material e pouco trabalho no processo de inventrio. Alm disso, enfatizam linhas de produtos simples com baixa variedade e altos volumes de produo. Unidades de negcio orientadas para diferenciao: Direcionadas para linhas de produo mais complexas e maior descontinuidades na estrutura do processo. As irregularidade na estrutura do processo facilitam maior amplitude nas linhas de produtos e mais flexibilidade em servios.

Melhores prticas de produo:


Apesar de fatores mensurveis como custo, qualidade e velocidade, as melhores prticas so aquelas que atingem Resultados desejados.

Reviso da Literatura: A Estratgia de Produo.


Contedo da Estratgia de produo:
Prioridades competitivas de produo e reas de decises da produo:
Dimenso estratgica da manufatura(mais conhecida). nfase estratgica sobre o desenvolvimento de capacidades da manufatura que pode conduzir para um melhor posicionamento de Mercado das unidade produtivas. Qualidade, rapidez, fexibilidade e custo.

Um Novo Construto e Lacunas de Pesquisa.


Sem o processo o contedo no se torna efetivo, por outro lado, se no houver contedo o processo ser apenas um mtodo incapaz de realizer qualquer coisa na organizao. Apropriar as intenes estratgicas da manufatura preoculpando-se com o que a organizao almeja competir, em contraste, o processo centraliza somente em como a estratgia de produo desenvolvida. Total domnio sobre a abordagem de Porter e a VBR. Centra-se no seu contedo, estabelecer estratgias genricas e instituir prioridades competitivas no mbito da produo.

Decidir sobre os investimentos e adoo de prticas em questes estruturais e infra-estruturais de produo.


Indicadores de desempenho: medir a performance da manufatura que poder contribuir para a competitividade da organizao como um todo.

Sugestes.
Estudos a respeito de trade-offs entre as prioridades competitivas tradicionais (custo, qualidade, etc.) incluindo as emergentes prioridades competitivas. Pesquisas que investiguem se as prticas adotadas em certas regies podem ser aplicadas para outras. Trabalhos que indentifiquem indicadores de desempenho para mensurar se as melhores prticas so capazes de gerar desempenhos superiors na estratgia de negcio.

You might also like