You are on page 1of 32

III.

Os Irmos Morvios
Alderi Souza de Matos

Com o advento da Reforma do Sculo 16, os herdeiros de Jan Hus, os irmos unidos, abraaram o protestantismo. Nessa poca, eles contavam com cerca de 400 igrejas locais e 150 a 200 mil membros na Bomia e na vizinha Morvia.
Expulsos de sua ptria durante a Guerra dos Trinta Anos (1618-1648), eles se espalharam por diversas regies da Europa e perderam muitos adeptos.

Guerra dos Trinta Anos

Um ano especialmente amargo foi 1621, quando quinze irmos foram decapitados no chamado dia de sangue.
Muitos crentes foram mandados para as minas ou masmorras; igrejas foram fechadas e escolas destrudas; Bblias, hinrios e catecismos foram queimados. Os poucos remanescentes continuaram a realizar as suas funes religiosas em segredo e a orar pelo renascimento da sua igreja.

Expulso de um pastor morvio

Um importante lder desse perodo aflitivo foi o notvel educador Jan Amos Comenius (1592-1670), eleito bispo dos irmos morvios em 1632.
Noventa anos mais tarde, uma srie de acontecimentos notveis daria novos rumos e renovada vitalidade ao movimento morvio.

Jan Amos Comenius

Comenius

Casa onde nasceu Comenius

Cartilha de Comenius

Comenius e fiis

Em 1722, sobreviventes dos irmos unidos que falavam alemo, residentes no norte da Morvia, comearam a buscar refgio na vizinha Saxnia, sob a liderana de um carpinteiro, Christian David. O jovem conde Nikolaus Ludwig von Zinzendorf (1700-1760) permitiu que eles fundassem uma vila em sua propriedade de Berthelsdorf, cerca de 110 km a leste de Dresden.

Tchecoslovquia e Saxnia

Christian David

Conde Zinzendorf

Condessa Zinzendorf

O conde Zinzendorf era fruto do pietismo, um influente movimento que havia surgido recentemente no luteranismo alemo. Esse movimento teve como lderes Phillip Jacob Spener (1635-1705) e August Hermann Francke (1663-1727). Seu principal centro de atividade era a cidade de Halle, tambm na Saxnia, a terra de Martinho Lutero.

Phillip Jakob Spener

Pia Desideria (Desejos Piedosos)

August Hermann Francke

Os pietistas davam grande nfase devoo, experincia e aos sentimentos, em contraste com a ortodoxia, credos e rituais.

Tambm valorizavam a converso pessoal, o sacerdcio universal dos crentes, o estudo das Escrituras, os pequenos grupos para comunho e auxlio mtuo, bem como um cristianismo prtico voltado para educao, misses e beneficncia.

Nascido em uma famlia aristocrtica, Zinzendorf recebeu uma educao pietista em Halle dos dez aos dezessete anos.
Desde a infncia revelou uma intensa devoo pessoal a Cristo e mesmo depois de ingressar no servio pblico, em 1721, continuou a ter como interesse predominante o cultivo da religio do corao.

Universidade de Halle

Foi ento que Zinzendorf entrou em contato com os morvios. De incio lhes deu pouca ateno, porm em 1727 comeou a assumir a liderana espiritual desse grupo. Superadas algumas divises iniciais, no dia 13 de agosto de 1727 foi realizado um marcante culto de comunho que veio a ser considerado o renascimento da antiga Unitas Fratrum, a Igreja Morvia renovada.

Herrnhut

A partir de ento, Herrnhut tornou-se uma disciplinada e fervorosa comunidade crist, um corpo de soldados de Cristo ansioso em promover a sua causa no pas e no exterior. Embora Zinzendorf desejasse que os morvios permanecessem como membros da igreja estatal da Saxnia (luterana), gradualmente eles formaram uma igreja separada.

Herrnhut

Em 1745 a Igreja Morvia j estava plenamente organizada com seus bispos, presbteros e diconos, embora seu governo fosse, e ainda seja, mais presbiteriano que episcopal. A essa altura o moravianismo estava criando uma liturgia de grande beleza e uma rica tradio hinolgica.

A Igreja Morvia restaurada permaneceu pequena, mas sua influncia se fez sentir em toda a Europa. Seus primeiros bispos foram David Nitschmann (1735) e o prprio Zinzendorf (1737), que aps uma vida de intensa atividade missionria e pastoral na Europa e na Amrica do Norte faleceu em Herrnhut em 1760. Certa vez ele havia declarado, referindo-se a Cristo: Eu tenho uma paixo; ele e ele somente.

Conde Zinzendorf

David Nitschmann

Anita Nitschmann

You might also like