You are on page 1of 23

Emisso Acstica

O que :
A Emisso Acstica um mtodo no destrutivo
no convencional indicado para o estudo do comportamento dinmico de defeitos presentes em componentes estruturais mecnicos. Esta uma tcnica passiva receptiva de anlise de pulsos ultrassnicos emitidos por um defeito no momento de sua ocorrncia ou propagao. IB-NDT

Princpios
O princpio do mtodo baseado na deteco de ondas acsticas emitidas por um material em funo de uma fora ou deformao aplicada nele. Emisso acstica um fenmeno que ocorre quando uma descontinuidade submetida a solicitao trmica ou mecnica. utilizada varrer grandes reas de inspeo, normalmente no acessveis por outros mtodos, sendo deste modo ideal para a inspeo em tempo real em estruturas e componentes mecnicos de grande porte.

A tcnica consiste em captar as perturbao no material, atravs de transdutores piezoeltricos instalados de forma estacionria sobre a estrutura. Esta uma tcnica que utiliza de pulsos ultrassnicos. Vazamentos que ocorrem atravs de recipientes pressurizados tais como vasos de presso e tanques de armazenamento tambm geram sinais detectados e classificados como emisso acstica.

Tcnicas de Ensaio
O ensaio por emisso acstica permite a deteco, localizao e a classificao da fonte ativa. A localizao da fonte atingida medindo-se a diferena dos tempos de chegada das ondas elsticas geradas pela fonte emissora. A posio da fonte emissora geralmente estabelecida pelo mtodo da triangulao utilizando-se trs ou mais sensores.

A quantidade de sensores requerida para a verificao de toda a estrutura dependente da espessura e geometria do componente ensaiado.

A possibilidade de localizao das descontinuidades sem a necessidade de movimentao dos sensores permite o ensaio global de estruturas mesmo em reas de difcil acesso.

Normas Utilizadas:
ABNT NBR 15194:2005, Ensaios no destrutivos Emisso acstica em vasos de presso metlicos durante o ensaio de presso Procedimento ABNT NBR 15346:2006, Ensaios no destrutivos Teste de emisso acstica em vasos/tanques de plsticos reforados com fibra de vidro Procedimento ABNT NBR 15359:2006, Ensaios no destrutivos Ensaio de emisso acstica em tubos reforados de resina termo curada Procedimento ABNT NBR 15360:2013, Ensaios no destrutivos Caracterizao da instrumentao de emisso acstica

ABNT NBR 15361:2006, Ensaios no destrutivos Determinao da reprodutibilidade da resposta de emisso acstica Procedimento ABNT NBR 15404:2013, Ensaios no destrutivos Deteco e localizao de vazamento utilizando emisso acstica Procedimento ABNT NBR 15519:2007, Ensaios no destrutivos - Emisso acstica - Calibrao secundria de sensores ABNT NBR 16178:2013, Ensaios no destrutivos - Emisso acstica - Verificao da performance dos sensores

Aplicaes
Emisso Acstica vem sendo largamente utilizado nas indstrias Petroqumica, Qumica, de Papel e Celulose, Siderrgica, Mineradora, de Alimentos, de Gases Industriais e Aeroespaciais O objetivo do ensaio o de avaliar e analisar a condio de integridade, localizando e classificando as reas ativas quanto ao grau de comprometimento que eventuais descontinuidades impe integridade estrutural de uma pea.

Monitoramento do teste hidrosttico inicial em vasos de presso

Monitoramento contnuo para equipamentos, componentes ou maquinas em operao, fadiga em servio ou em prottipos, regies em plataformas, vasos de presso, etc;
Monitoramento do desgaste de ferramentas e controle do processo de soldagem;

Caracterizao de materiais compostos (fibras de vidro, fibra de carbono, concreto, etc).

Velocidade de Onda
A velocidade de propagao da onda acstica um parmetro importante no ensaio de emisso acstica, pois a utilizao de seu valor correto permitir a determinao precisa da localizao da fonte do sinal de emisso acstica. Os valores de velocidade de propagao so caractersticos de cada material.

= . 2 .
onde: y, deslocamento (amplitude); x, posio; t, tempo; , comprimento de onda; e, f, freqncia

I
II

= .

= .

onde: y, deslocamento (amplitude); f, freqncia; x, posio; c, velocidade de propagao da onda; t, tempo; e, , comprimento de onda.

Tipos de Ondas Onda Longitudinal

Onda Transversal

Onda Superficial

Vantagens e Limitaes
O ensaio no detecta descontinuidades estveis que no comprometem a integridade estrutural, assim como no dimensiona o defeito e to pouco indica sua morfologia. Da a necessidade de ensaios complementares de ultrassom e partculas magnticas. A combinao do ensaio global de emisso acstica e mtodos complementares a melhor alternativa para avaliao de integridade

A maior contribuio da tcnica a de analisar o comportamento dinmico das descontinuidades, recurso este nico dentro do elenco dos ensaios no destrutivos. A combinao do ensaio global de emisso acstica e mtodos complementares a melhor alternativa para avaliao de integridade Reduo das reas a inspecionar, com a conseqente reduo do tempo de indisponibilidade do equipamento;

Deteco e localizao de descontinuidades com significncia estrutural para as condies de carregamento durante o ensaio;

Ferramenta que permite uma avaliao de locais com geometrias complexas, com dificuldades de utilizao de ENDs convencionais; Permite a realizao do ensaio em operao ou durante resfriamento da unidade, anterior a parada. A vantagem de localizar as regies especficas, que apresentam indicaes da presena de descontinuidades.

You might also like