You are on page 1of 63

COMUNICAO EMPRESARIAL

Professor Rodirlei Silva Assis

COMUNICAO
O que ?

Definio

A palavra comunicao origina-se do latim communicare, que significa partilhar, dividir, tornar comum, associar, trocar opinies

Comunicao / informao

Vivemos na sociedade da informao, mas quanto dela, efetivamente, comunicao? Informao apenas um dos elementos mensagem do modelo clssico do processo de comunicao...

PROCESSO DE COMUNICAO

Explicando

Emissor ou destinador: o que envia a mensagem; pode ser um indivduo ou um grupo (uma empresa, o governo, etc.) Receptor ou destinatrio: o que recebe a mensagem; pode ser um indivduo, um grupo, ou mesmo um animal Mensagem: o objeto da comunicao; ela constituda pelo contedo das informaes transmitidas

Continuando...

Canal de comunicao: a via de circulao das mensagens; atravs do canal que a mensagem ser transmitida. Ele definido de modo geral, pelos meios empregados pelo emissor, a fim de garantir o encaminhamento de sua mensagem para o receptor.

...

Cdigo: um conjunto de signos e de regras de combinao desses signos; o emissor utiliza-se dele para elaborar a sua mensagem. O receptor identificar esse sistema de signos (no nosso caso, a lngua portuguesa) se seu repertrio for semelhante ao do destinador.

...

Referente: o assunto, a situao que envolve o emissor e o destinatrio e o contexto linguistico que contm a mensagem

Rudo

Entende-se por rudo tudo aquilo que afeta, em diferentes graus, a transmisso da mensagem: pouca ateno do receptor, erros de codificao, voz muito baixa ou encoberta por uma msica etc. O termo rudo no se refere somente a perturbao sonora, aplica-se, tambm, comunicao visual (erros de digitao e uma mancha numa tela so rudos) e a outros tipos de comunicao.

Comunicao ou informao

O processo de comunicao pressupe o dilogo entre o emissor e o receptor, entre os quais se d uma troca feedback. Por essa diferena bsica entre comunicao e informao, fica fcil perceber que a informao apresenta um nvel de credibilidade menor, pois no possvel de imediato, por meio dela, apurar, discordar ou aprofundar. Resta-nos, unicamente, aceitar o que est sendo informado.

Cidadania

O fato de as pessoas se tornarem mais bem informadas permite a elas opinar e mesmo participar dos acontecimentos que impactam a sociedade ou sua prpria vida e, portanto, possibilita o maior exerccio da cidadania.

Devemos pesquisar

O gigantesco volume de informaes muitas vezes, falhas ou contraditrias com que convivemos pode gerar reaes negativas ou desconfiadas nos indivduos. Richard Wurmann, conhecido como arquiteto da informao, professor em Princeton, Cambridge entre outras, afirma que precisamos transformar informao em compreenso

Empresa

O que empresa? Um conjunto organizado que produz, vende e/ou oferece bens e servios.

Panorama da comunicao empresarial

A partir do fundamento da comunicao compartilhar/trocar informao -, uma organizao dispe de duas vertentes a comunicao mercadolgica e a institucional.

Comunicao Institucional

A comunicao institucional visa projetar uma imagem favorvel no pblico em questo e gerar empatia com ele.

Portanto...

Comunicao empresarial, caracteriza-se como um conjunto de atividades e estratgias. uma atividade transdisciplinar, que envolve mtodos, tcnicas e profissionais de reas afins, dentre elas, relaes pblicas, jornalismo, assessoria de imprensa, publicidade, propaganda,... e mais recentemente a contribuio da fonoaudiologia.

Assim...

a relao da empresa com o seu pblico interno e eterno, para a difuso de informaes sobre as suas atuaes, resultados, misso, objetivos, processos, normas, procedimentos, instrues e servios.

Por que a CE to importante?

por meio do processo comunicacional, que gestores e empresrios exercem as funes de: planejamento, organizao, liderana e controle das aes e operaes envolvidas, influenciar os clientes externos e internos

Eficcia
Ns somos a imagem da empresa (independente do cargo ou funo que ocupamos)

Como elaborada
A efetiva CE se d pela somatria de todas as atividades de comunicao da empresa.

Como elaborada?

importante ressaltar que o adequado sistema de comunicao interna e externa contribui para a eficincia e eficcia da empresa.

Para quem?

sociedade formadores de opinio consumidores colaboradores sindicatos governo

Imagem Institucional

Se no mostrares o que s, permitirs que pensem o que no s. (dito milenar chins)

Como faz-lo?

Vamos ao incio...

No princpio era o verbo... Depois veio o advrbio, a preposio,

artigo..., brincadeira!

Comunicao escrita
Escrever bem :

Obedecer as regras gramaticais; Procurar clareza, evitando palavras e frases obscuras ou de duplo sentido; Agradar o leitor, empregando expresses elegantes e fugindo de um estilo muito seco.

Para que seja eficaz...


necessrio haver:

Clareza e objetividade para que a mensagem implique uma resposta; Preciso para que o outro compreenda o que se est pensando; Persuaso para obter a colaborao e resposta esperada.

preciso tomar cuidado com:


Interferncia fsica: dificuldade visual, m grafia das palavras, cansao, falta de iluminao, etc.; Interferncia cultural: palavras ou frases complicadas ou ambguas, diferenas de nvel social; Interferncia psicolgica: mensagem que contenham agressividade, aspereza,antipatia,etc.

Quando usar?

Quando a ao exigida complexa e importante; Quando o seu processo deve ser de modo preciso e uniforme; No estabelecimento de padres; Para confirmar instrues orais.

Antes de escrever pense

Quais so seus objetivos; No destinatrio (pblico) de sua mensagem a funo e as caractersticas do destinatrio determinam a escolha do veculo (canal)

Importante!!!

Consulte correspondncias anteriores, os relatrios financeiros e/ou documentao relacionada com o assunto da comunicao para recuperar o que j foi discutido e realizado; assim, evitam-se repeties e otimiza-se o processo

O que eu ganho com isso?


Reduo dos gaps na comunicao; Respeito e considerao do meu pblico-alvo Consigo influenciar o leitor naquilo que eu quero Vantagem competitiva (conjunto de caractersticas que permitem a uma empresa diferenciar-se, por entregar mais valor aos seus clientes, em comparao aos seus concorrentes e sob o ponto de vista dos clientes.)

Redao empresarial

Recordando, texto :

O resultado da necessidade de comunicao entre sujeitos, com vistas para um resultado objetivo, situado num contexto especfico.

Redao empresarial

A partir de uma necessidade de comunicao nos sentimos motivados, especificamos a finalidade/objetivo da comunicao, fazendo escolhas de que utilizaremos para concretizar a produo textual (escrita ou oral)

Componentes principais de um texto

Plano de trabalho; o que voc quer comunicar, para quem vai comunicar, quando vai comunicar, como, por qu? Organizao; todo texto deve ter uma introduo ao assunto, em seguida o desenvolvimento de suas ideias e a concluso ou desfecho.

Tipos de textos

Narrativo Dissertativo Descritivo

Texto narrativo apresentao


a modalidade de redao na qual contamos um ou mais fatos que ocorreram em determinado tempo e lugar, envolvendo certos personagens.

Texto narrativo explanao

Narrar contar um fato, um episdio; todo discurso em que algo CONTADO possui os seguintes elementos, que fatalmente surgem conforme vai sendo narrado:

Texto narrativo elementos


Onde? Quando? --FATO --- com quem? |

|
Como?

Elementos do texto narrativo


Assim ns temos:

Fato = o que vai se narrar Quem = personagens Onde = lugar Quando = o tempo Como = modo, de que maneira se deu o fato

Texto narrativo - exemplo

Eram oito horas da noite quando o fogo comeou a se alastrar pelo prdio onde havia quatro faxineiros trabalhando.

Texto narrativo
A estrutura do texto narrativo a seguinte:

Introduo: parte inicial da histria; Desenvolvimento: a histria propriamente dita; Concluso: final ou eplogo

Quem conta a histria o narrador, que pode se apresentar de duas maneiras:

Narrador personagem participa da narrativa,

Narrador observador simplesmente narra, conta a histria.

Texto descritivo explanao


o tipo de redao na qual se apontam as caractersticas que compem um determinado objeto, pessoa, ambiente ou paisagem.

Descrever, portanto, tambm particularizar um ser. "fotografar" com palavras.

Texto descritivo explanao

No texto descritivo, o tipo de verbo mais adequado (mais comum) so os verbos de ligao (ser, estar, permanecer, ficar, continuar, parecer, etc.), pois esse tipo de verbo liga as caractersticas - representadas linguisticamente pelos adjetivos - aos seres caracterizados representados pelos substantivos.

Texto descritivo - exemplo

[...] baixa e magra, como convm a algum que sempre comeu muito pouco, e sua pele tem a colorao tpica dos que tomam sol, chuva, mormao, ou qualquer coisa que no se possa escolher ou evitar. Seus cabelos crespos e negros parecem encolher-se ainda mais, para no sofrerem a ao do vento impregnado de poeira e poluio [...]

Texto dissertativo apresentao

A redao na qual expressamos nossas idias sobre determinado assunto denomina-se dissertao. Idia central Defesa com argumentao Exposio detalhada das idias acerca do assunto tratado.

Texto dissertativo explanao

Dissertar refletir, debater, discutir, questionar a respeito de um determinado tema, expressando o ponto de vista de quem escreve em relao a esse tema. (argumentar= convencer, influenciar, persuadir). A argumentao o elemento mais importante de uma dissertao.

Texto dissertativo explanao

Dissertar, assim, emitir opinies de maneira convincente, ou seja, de maneira que elas sejam compreendidas e aceitas pelo leitor ; e isso s acontece quando tais opinies esto bem fundamentadas, comprovadas, explicadas, exemplificadas, em suma: bem ARGUMENTADAS

Texto dissertativo objetividade

Embora dissertar seja emitir opinies, o ideal que o seu autor coloque no texto seus pontos de vista de maneira impessoal, objetiva e sem prolixidade ("encher linguia"): que a dissertao seja elabora com verbos e pronomes na 3 pessoa. O texto impessoal soa como verdade e, como j citado, fazer crer um dos objetivos de quem disserta.

Texto dissertativo organizao

o elo entre ponto de vista e argumento se faz de maneira coerente e lgica atravs dos conectivos, conjunes, que so chamadas de marcadores argumentativos. todo texto dissertativo composto por trs partes coesas e coerentes: Introduo, Desenvolvimento e Concluso.

Texto dissertativo Introduo

A introduo a parte em que se d a apresentao do tema, atravs de um conceito ou atravs de questionamento(s) que ele sugere, que deve ser seguido de um ponto de vista e de seu argumento principal.

Texto dissertativo Introduo


Para que a introduo fique perfeita, interessante seguir esses passos:

1. Faa a pergunta ao tema. Por qu? 2. Responda a pergunta ( e obtm-se os argumentos).

Introduo exemplo

Tema: A qualidade de vida nas zonas rurais , em alguns aspectos, superior zona urbana. Por qu?

Introduo - exemplo
Possveis respostas: (1)no campo inexiste a agitao das grandes metrpoles; (2)h maiores possibilidades de se obterem alimentos adequados; (3)as pessoas dispem de maior tempo para estabelecer relaes humanas mais profundas e duradouras

Assim...

do conhecimento geral que a qualidade de vida nas regies rurais , em alguns aspectos, superior zona urbana, porque no campo inexiste a agitao das grandes metrpoles, h maiores possibilidades de se obterem alimentos adequados e, alm do mais, as pessoas dispem de maior tempo para estabelecer relaes humanas mais profundas e duradouras.

Texto dissertativo - desenvolvimento

O desenvolvimento contm as ideias que reforam os argumentos, ou seja, os fatos e exemplos ( verdadeiros, reconhecidos publicamente). Cada argumento deve ser explicado, defendido em um pargrafo. Lembre-se: o nmero de argumentos que voc obter em resposta pergunta ao tema, ser o nmero de pargrafos que ir compor o seu desenvolvimento.

Texto dissertativo - concluso


A concluso a parte final do texto dissertativo, e composto por:

Expresso inicial: Por tudo isso..., Assim sendo..., Diante do exposto..., Dessa forma..., Por todas estas ideias apresentadas..., Dado o exposto..., etc. Reafirmao do tema; Observao final

A qualidade de vida no campo de conhecimento geral que a qualidade de vida nas regies rurais , em alguns aspectos, superior da zona urbana. Isso porque no campo inexiste a agitao das grandes metrpoles, h maiores possibilidades de se obterem alimentos adequados, alm do mais, as pessoas dispem de maior tempo para estabelecer relaes humanas mais profundas e duradouras. Ningum desconhece que o ritmo de trabalho de uma metrpole intenso. O esprito de concorrncia, a busca de se obter uma melhor colocao profissional, enfim, a conquista de novos espaos lana o habitante urbano em meio a um turbilho de constantes solicitaes. Esse ritmo intenso torna a vida bastante agitada, ao contrrio do que se poderia dizer sobre os moradores da zona rural. Alm disso, nas reas campestres h maior quantidade de alimentos saudveis. Em contrapartida, o homem da cidade costuma receber gneros alimentcios colhidos antes do tempo de maturao, para garantir maior durabilidade durante o perodo de transporte e comercializao. Ainda convm lembrar a maneira como as pessoas se relacionam nas zonas rurais. Ela difere da convivncia habitual estabelecida pelos habitantes metropolitanos. Os moradores das grandes cidades, pelos fatores j expostos, de pouco tempo dispem para alimentar relaes humanas mais profundas. Por isso tudo entendemos que a zona rural propicia as seus habitantes maiores possibilidades de viver com tranqilidade. Somente resta esperar que as dificuldades que afligem os habitantes metropolitanos no venham a se agravar com o passar do tempo.

Resumo

uma condensao fiel das idias ou dos fatos contidos no texto. Resumir um texto significa reduzi-lo ao seu esqueleto essencial sem perder de vista trs elementos:

Resumo - apresentao

Cada uma das partes essenciais do texto; A progresso em que elas se sucedem; A correlao que o texto estabelece entre cada uma dessas partes.

Fases do resumo

Ler uma vez o texto ininterruptamente, do comeo ao fim, para saber: do que trata o texto?

reler o texto, procurando entend-lo a fundo;


Procurar a idia-tpico (central) de cada pargrafo;

Fases do resumo

Escrever a sntese, formando frases com todas as idias principais; Confrontar a sntese com o original para que nada de importante seja omitido; Dar redao final com suas palavras, em bom estilo.

You might also like