You are on page 1of 27

Barroco

Idade Media
(teocentrismo)

(1601-1768)
X Renascimento
(antropocentrismo)

Caractersticas principais:
Religiosidade conflituosa:
razo X emoo paganismo X cristianismo pecado X arrependimento

confuso de sentidos:
textos difceis
(conflito/oposio)

Abuso formal de figuras de linguagem: brinca com palavras


Metfora Hiprbole Sinestesia Paradoxo

Niilismo temtico: contedo vazio Pessimismo: o mundo era um vale de lgrima. Feismo: predileo por aspectos feios. Transitoriedade da vida: tudo efmero (Carpe diem Epicurismo)

No sculo XVI, o Renascimento representou o retorno cultura clssica greco-latina. No sculo XVII, o barroco surge. Um movimento artstico que ainda apresenta algumas coneces com a cultura clssica. Simultaneamente busca caminhos prprios, que satisfariam as necessidades de expresso daquela poca.

O xtase de Santa Teresa, de Bernini

Arte racional
Anttese Paradoxos

O Barroco sempre busca transmitir estados de conflito espiritual. Por isso, faz uso de certas figuras de linguagem que traduzem o sentido trgico da vida. A anttese a figura de linguagem que consiste no emprego de palavras que se opem quanto o sentido.

A vs correndo vou, braos sagrados, Nessa cruz sacrossanta descobertos, Que, para receber-me, estais abertos, E, por no castigar-me, estais cravados. A vs, divinos olhos, eclipsados De tanto sangue e lagrimas abertos, Pois, para perdoar-me, estais despertos, E, por no condenar-me, estais fechados,

A vs, pregados ps, por no deixar-me, A vs, sangue vertido, para ungir-me, A vs, cabea baixa, p'ra chamar-me. A vs, lado patente, quero unir-me, A vs, cravos preciosos, quero atar-me, Para ficar unido, atado e firme.
Gregorio de Matos

Um paradoxo uma declarao aparentemente verdadeira que leva a uma contradio lgica, ou a uma situao que contradiz a intuio comum. Os enunciados, em versos nesta forma de linguagem, apresentam elementos que apesar de se exclurem, tambm se completam formando afirmaes que parecem sem lgica.

Amor fogo que arde sem se ver, ferida que di, e no se sente; um contentamento descontente, dor que desatina sem doer. um no querer mais que bem querer; um andar solitrio entre a gente; nunca contentar-se de contente; um cuidar que ganha em se perder.

querer estar preso por vontade; servir a quem vence, o vencedor; ter com quem nos mata, lealdade. Mas como causar pode seu favor nos coraes humanos amizade, se to contrrio a si o mesmo Amor?
Luis de Camoes

caracterizado pela linguagem rebuscada, culta, extravagante; pela valorizao do pormenor mediante jogos de palavras. Visvel influncia do poeta espanhol Lus de Gngora; da o estilo ser tambm conhecido como Gongorismo. Arte sensorial

O aspecto exterior imediatamente visvel no Cultismo ou Gongorismo o abuso no emprego de figuras de linguagem. Como as metforas, anttese, hiprboles, hiprbatos, anforas, paronomsias, sinestesias, etc... Dimenso visual (delrio cromtico)

"O todo sem a parte no o todo; A parte sem o todo no parte; Mas se a parte o faz todo, sendo parte, No se diga que parte, sendo o todo.

Em todo o Sacramento est Deus todo, E todo assiste inteiro em qualquer parte, E feito em partes todo em toda a parte, Em qualquer parte sempre fica todo." (Gregrio de Matos)

O Barroco no Brasil

A mais importante igreja do barroco mineiro, projetada por Aleijadinho, situa-se em Ouro Preto.

Gregrio De Matos
advogado e poeta nasceu
na ento capital do Brasil, Salvador, BA em 7 de abril de 1633

estudou
no Colgio dos Jesutas e em Coimbra, Portugal

voltou ao Brasil em 1681 dedicou-se a


Stiras e Poemas ertico-irnicos

exilado em Angola faleceu


em Recife, PE, em 1696.

A Fundao da Poesia no Brasil


Gregrio foi o primeiro poeta popular no Brasil.
Consciente aproveitador de temas e de ritmos da poesia e da musica populares. O Boca do Inferno Irreverente:
afrontou os valores e a falsa moral sociedade baiana do seu tempo.

Como poeta lrico:


Segue e ao mesmo tempo quebra os modelos barrocos europeus

Como poeta satrico:


Denuncia as contradies da sociedade baiana do seculo XVII Usa a lngua portuguesa com vocbulos indgenas e africanos, e palavras de baixo calo.

A Lrica
Gregrio de Matos cultivou trs vertentes da poesia lrica: A amorosa A filosfica E a religiosa

Lrica Amorosa
A Lrica amorosa um tipo de poema que fortemente marcada pelo dualismo amoroso. Como a carne e o esprito.

Sonetos a D. Angela de Sousa Paredes


No vi em minha vida a formosura, Ouvia falar nela cada dia, E ouvida me incitava, e me movia A querer ver to bela arquitetura.

Me matem (disse ento vendo abrasar-me) Se esta a cousa no , que encarecer-me.

Sabia o mundo, e tanto exagerar-me.


Olhos meus (disse ento por defender-me) Se a beleza hei de ver para matar-me,

Ontem a vi por minha desventura Na cara, no bom ar, na galhardia De uma Mulher, que em Anjo se mentia, De um Sol, que se trajava em criatura.

Antes, olhos, cegueis, do que eu perderme

A Lrica Filosfica
Na Lrica filosfica, ele explica:
o desconcerto do mundo. a conscincia do transitoriedade ou efemeridade.

Carpe diem

Epicurismo

Epicurismo
Doutrina do filsofo grego Epicuro, segundo a qual a felicidade reside no aproveitamento dos prazeres materiais que a vida oferece.

A finalidade da filosofia Epicurista


uma vida de contnuo prazer como chave para a felicidade; a presena do prazer sinnimo de ausncia de dor, ou de qualquer tipo de aflio:
a fome, a absteno sexual, o aborrecimento, etc.

o sossego necessrio para uma vida feliz e aprazvel, na qual os temores perante o destino, os deuses ou a morte esto definitivamente eliminados.

Para ser feliz, o homem necessita de trs coisas: Liberdade, Amizade e Tempo para meditar.

A Lrica Religiosa
Na Lrica religiosa ele:
obedece aos princpios fundamentais do barroco europeu. Usa temas como Deus e amor.
Ex: A Culpa, o arrependimento, o pecado e o perdo.

Estoicismo

Estoicismo
Doutrina do filsofo grego Zeno de Ccio, segundo a qual a felicidade reside em aceitar resignadamente o sofrimento e a adversidade.

A JESUS CRISTO NOSSO SENHOR


Pequei, Senhor, mas no porque hei pecado Da vossa alta clemncia me despido, Porque quanto mais tenho delinqido, Vos tenho a perdoar mais empenhado. Se basta a vos irar tanto pecado, A abrandar-vos sobeja um s gemido: Que a mesma culpa, que vos h ofendido, Vos tem para o perdo lisonjeado.
Se uma ovelha perdida e j cobrada Glria tal e prazer to repentino Vos deu, como afirmais na sacra histria, Eu sou, Senhor, a ovelha desgarrada, Cobrai-a, e no queirais, pastor divino, Perder na vossa ovelha a vossa glria

A Stira
Que falta nesta cidade?................Verdade Que mais por sua desonra?...........Honra Falta mais que se lhe ponha..........Vergonha. O demo a viver se exponha, Por mais que a fama a exalta, numa cidade, onde falta Verdade, Honra, Vergonha. (...) E que justia a resguarda?.............Bastarda grtis distribuda?......................Vendida Que tem, que a todos assusta?.......Injusta. Valha-nos Deus, o que custa, o que El-Rei nos d de graa, que anda a justia na praa Bastarda, Vendida, Injusta. Que vai pela clerezia?..................Simonia E pelos membros da Igreja?..........Inveja Cuidei, que mais se lhe punha?.....Unha.

O Combate as Lnguas Africanas


A presena de termos africanos na poesia de Gregrio de Matos comprova a ousadia do poeta baiano, pois tal procedimeno cotrariava os interesses dos colonizadores. Ele foi o primeiro poeta nativista.

You might also like