You are on page 1of 69

DESENHO TCNICO

DESENHO DE ARQUITETURA CIRCULAES VERTICAIS ESCADAS / RAMPAS ELEVADORES

CIRCULAO VERTICAL Escadas


A escada uma construo projetada para ligar dois ou mais pavimentos, dividindo uma grande distncia vertical em distncias verticais menores, chamadas degraus. Escadas podem ser: retas, tipo U, helicoidal ou podem consistir de duas ou mais peas retas conectadas em ngulos.

CIRCULAO VERTICAL Escadas

ESCADA EXTERNA

ESCADA INTERNA

CIRCULAO VERTICAL Escadas


Existem diversas solues econmicas para escadas de uso em

ambientes interiores.

O tipo e a quantidade de material utilizado influenciam de forma significativa no custo da construo. Para casas de alvenaria, a soluo mais comum e de fcil integrao com o ambiente so as escadas em alvenaria, sejam elas retas ou com lances adjacentes. A estrutura deve ser feita em concreto armado, da mesma forma como com a escada com tijolos comuns, porm o espelho e o piso da escada devem ser de tijolo odular.Essa uma boa opo para edificaes elaboradas com esse tipo de tijolo.

CIRCULAO VERTICAL Escadas

Escada de alvenaria com piso em madeira. Escada toda em madeira. Tipo de construo mais cara e que est sujeita tambm a maiores custos de manuteno.

CIRCULAO VERTICAL Escadas


Um material muito barato o metal, que pode originar escadas em diversos formatos. Provavelmente a opo mais barata no mercado brasileiro sejam as escadas helicoidais (carrossel) feitas em metalon. Essas tm se mostrado, uma soluo barata e arrojada em ambientes pequenos ou que necessitem de um bom aproveitamento de espao.

CIRCULAO VERTICAL Escadas


Escada em U feita em metal. Executada em perfis metlicos e pintura eletrosttica branca.

CIRCULAO VERTICAL Elementos das Escadas


Piso Espelho Bocel Banzo Linha de Bomba a parte horizontal do degrau (p) a parte vertical do degrau, perpendicular ao piso (h) a salincia (balano) do piso sobre o espelho (b) a pea ou viga lateral de uma escada a linha de contorno da parte interna de uma escada entre os degraus quando estes fazem um giro de 180. o espao entre os dois lances da escada.

Bomba

CIRCULAO VERTICAL Escadas

Escada em concreto para revestimento.

CIRCULAO VERTICAL Escadas


Frmula de Blondell

2h + p = 0,64 m
Onde: h = espelho P = piso a ser determinado 0,64 = constante

Dados experimentais fizeram concluir que: A altura recomendvel para o espelho de uma escada deve ser no mximo de 0,18 m (dezoito centmetros). A profundidade recomendvel deve ser no mnimo de 0,25 m (vinte e cinco centmetros).

CIRCULAO VERTICAL Escadas


CLCULO DE UMA ESCADA Deve-se considerar: Altura do p-direito; Espessura do piso superior (laje). Soma-se a altura do p-direito + a espessura da laje do piso superior = p-esquerdo Divide-se o resultado encontrado por 0,18 m (altura mxima permitida para espelho)

CIRCULAO VERTICAL Escadas


Por exemplo, considerando: Altura do p-direito = 2,70 m Espessura da laje do piso superior = 0,15 m Temos: 2,70 m + 0,15 m = 2,85 m (p-esquerdo) 2,85 m : 0,18 m (mximo permitido para h) = 15,83 (arredondar SEMPRE para mais) = 16 degraus

CIRCULAO VERTICAL Escadas


Logo: 2,85 m (p-esquerdo) : 16 degraus = 0,178m (NUNCA arredondar esse valor) = h (altura do espelho) Isto , o nmero de degraus igual a altura do p-direito mais a espessura do piso superior, dividido pela altura do espelho. Assim: 2,85 m : 0,178 m = 16 degraus

CIRCULAO VERTICAL Escadas


Calcula-se em seguida, pela frmula de Blondell, a largura do piso do degrau (p). 2h (altura do espelho) + p (piso do degrau) = 0,64 (constante) 2 x 0,178 m + p = 0,64 0,356 m + p = 0,64 p = 0,64 0,356 m p = 0,284 m Finalizando temos uma escada com: 16 degraus, espelho (h) = 0,178 m e piso (p) = 0,284 m

CIRCULAO VERTICAL Escadas


Para completar o clculo da escada devemos determinar a distncia em projeo horizontal, entre o primeiro e o ltimo degrau. Ora, uma escada de n degraus possui n 1 pisos; logo a distncia d ser igual ao produto da largura do piso encontrado pelo nmero de degraus menos 1.
piso superior

6 5 4 3 2 1
piso inferior

Tem-se: Na figura:

d = (n 1) p d = 6p

CIRCULAO VERTICAL Escadas


As escadas ou rampas devem ter largura mnima de 90 cm (noventa centmetros) e passagem com altura mnima nunca inferior a 2,00 m (dois metros), salvo disposio contrria existente em norma tcnica.

CIRCULAO VERTICAL Escadas


As escadas e rampas de uso comum ou coletivo e as escadas de incndio devem ser dotadas de corrimo e obedecer s exigncias contidas nas NBR 9077 e NBR 6120. Em caso de uso secundrio ou eventual, ser permitida a reduo de sua largura at o mnimo de 60 cm (sessenta centmetros). A instalao de elevador em uma edificao no dispensa a construo de escada ou rampa.

CIRCULAO VERTICAL Escadas


Recomendaes nas escadas com mais de 19 (dezenove) degraus, ser obrigatrio intercalar um patamar, com a profundidade mnima igual a largura da escada. as escadas devero ter as seguintes larguras mnimas teis: 0,90 m em edifcios residenciais unifamiliares 1,20 m em edifcios residenciais com at trs pavimentos 1,50 m em edifcios de mais de trs pavimentos, destinados a locais de reunio com capacidade de at 150 (cento e cinqenta) pessoas as escadas devero ter as seguintes alturas de espelho: 0,18 m em escadas internas 0,15 m em escadas externas Obs.: consultar o Cdigo de Edificaes e de Posturas do Municpio

CIRCULAO VERTICAL Escadas


Recomendaes (Continuao) Nas escadas de uso coletivo, sempre que o nmero de degraus consecutivos exceder de dezesseis, ser obrigatrio intercalar um patamar com a extenso mnima de 80 cm e com a mesma largura do degrau; Nas escadas circulares dever ficar assegurada uma faixa mnima de 1,20 m de largura, na qual os pisos dos degraus tero as profundidades mnimas de 20 e 40 cm nos bordos internos e externos, respectivamente. Os degraus de escadas de uso coletivo no podero ser balanceados ensejando a formao de "leques"; As escadas do tipo "marinheiro", "caracol", ou em "leque", s sero admitidas para acessos a torres , adegas, jiraus, casas de mquinas ou entre pisos de uma mesma unidade residencial.

CIRCULAO VERTICAL Escadas


ALTURA LIVRE

Piso superior

Piso inferior

Nos projetos de escada necessrio examinar a altura livre de passagem. Trata-se da distncia, medida na vertical, entre o piso do degrau e o teto. Ou seja, a laje intermediria entre um pavimento e o outro. Esta altura nunca deve ser inferior a 2,00 m (dois metros).

2,20

CIRCULAO VERTICAL Escadas


CAIXA DE ESCADA

sobe

Planta esquemtica Sem escala

o compartimento em que a escada colocada. As suas dimenses dependem do desenvolvimento da escada e, por conseguinte, do pdireito do edifcio. Deve ser amplamente iluminada com luz direta do exterior atravs de janelas em plano vertical.

CIRCULAO VERTICAL Escadas


REPRESENTAO DA ESCADA As escadas so obrigatoriamente representadas nos cortes e na planta de cada um dos pavimentos. Indicar sempre na planta, com uma seta a direo de subida da escada. Representar tambm, na planta do pavimento de onde parte a escada, apenas quatro ou cinco degraus com trao cheio, pois se obtm a planta por uma seo feita a mais ou menos um metro do piso. Os degraus acima da seo devem ser tracejados.

CIRCULAO VERTICAL Escadas


REPRESENTAO DA ESCADA

DESCE LINHA DE CORTE PARA A PLANTA DO PAVIMENTO SUPERIOR 16 15 14 13 12 11 10 9 8 7 6 5 4 3 2 1 LINHA DE CORTE PARA A PLANTA DO PAVIMENTO SUPERIOR

DESCE 16 15 14 13 12 11 10 9 8 7 6 5 4 3 2 1

PAVIMENTO SUPERIOR
16 15 14 13 12 11 10 9 8 7 LINHA DE CORTE PARA A PLANTA DO PAVIMENTO TRREO 6 5 4 3 2 1 16 15 14 13 12 11 10 9 8 7 6 5 4 3 2 1 SOBE LINHA DE CORTE PARA A PLANTA DO PAVIMENTO TRREO
CORREMO

PAVIMENTO SUPERIOR
16 15 14 13 12 11 10 9 8 7 6 5 4 3 2 1 16 15 14 13 12 11 10 9 8 7 6 5 4 3 2 1 SOBE
CORREMO

PAVIMENTO TRREO

PAVIMENTO TRREO

CORTE ESQUEMTICO DE ESCADA

CORTE ESQUEMTICO DE ESCADA

CIRCULAO VERTICAL Escadas


TIPOS DE ESCADAS

CIRCULAO VERTICAL
ESCADAS INCLAUSURADAS

CIRCULAO VERTICAL
ESCADAS INCLAUSURADAS
A escada enclausurada prova de fumaa dever servir a todos os pavimentos e atender aos seguintes requisitos: 1- Ser envolvida por paredes de 25 cm de alvenaria ou de 15 cm de concreto, resistentes ao fogo por quatro horas; 2- Apresentar comunicao com rea de uso comum do pavimento somente atravs de porta corta-fogo leve, com largura mnima de 90 cm e altura livre igual ou superior a 2,10 m; 3- Ter lances retos, no se permitindo degraus em leque;

CIRCULAO VERTICAL
ESCADAS INCLAUSURADAS
4- Ter os degraus com altura e largura calculados de acordo com a frmula 2H + P = 62 a 64 cm, onde: H = altura ou espelho do degrau que varia de 18 a no mximo 18,5 cm e P = a profundidade mnima de 26 cm do piso; 5- Ter patamares intermedirios sempre que houver mais de dezesseis degraus. A extenso do patamar no poder ser inferior a 1,20 m;

CIRCULAO VERTICAL
ESCADAS INCLAUSURADAS
6- Ter corrimo e no caso em que a largura da escada for superior a 1,80, ter corrimo intermedirio, ambos atendero aos seguintes requisitos: 6.1- Situarem-se de ambos os lados da escada, com altura entre 75 e 85 cm acima do bordo do piso; 6.2- Serem fixados somente pela suas respectivas faces inferiores; 6.3- Terem largura de 6 cm ; 6.4- Estarem afastados, de no mnimo, 4 cm da face da parede; 6.5- Os corrimos devero ser arrematados contra a parede, a fim de evitar pontas ou arestas no interior da escada; 6.6- Os corrimos podero situar-se somente do lado externo da escada, e, neste caso, haver parapeito contnuo do lado interno da escada (centro) com altura mnima de 1,10 m; 6.7- Os espaos ocupados pelos corrimos e respectivos afastamentos estaro compreendidos na largura til da escada.

CIRCULAO VERTICAL
ESCADAS INCLAUSURADAS
7- No sero admitidos nas caixas de escada quaisquer bocas coletoras de lixo, caixas de incndio, portas de compartimentos ou de elevadores, chaves eltricas e outras instalaes estranhas sua finalidade, exceto os pontos de iluminao; 8- Quando for impossvel se manter a mesma prumada, ser aceita a transio da escada, desde que seja assegurada a sua condio de enclausuramento;

9- Dentro das caixas de escada, acima da porta corta-fogo leve, haver a indicao, em local bem visvel, do nmero do pavimento correspondente;

CIRCULAO VERTICAL
ESCADAS INCLAUSURADAS
10- A escada enclausurada prova de fumaa dever ter seu acesso atravs de uma antecmara (balco, terrao ou vestbulo): 10.1- O balco e terrao devero atender aos seguintes requisitos: 10.1.1- Estarem situados a mais de 16 m de qualquer abertura na mesma fachada da prpria edificao ou edificaes vizinhas que possam , eventualmente, constituir fonte de calor resultante de incndio; 10.1.2- Terem parapeitos macios com altura mnima de 1,10 m; 10.1.3- Terem o piso no mesmo nvel do piso dos pavimentos internos do prdio e da caixa de escada enclausurada a prova de fumaa; 10.1.4- Terem comunicao com os pavimentos atravs de porta corta-fogo leve.

CIRCULAO VERTICAL
ESCADAS INCLAUSURADAS
10.2- Os vestbulos devem atender aos seguintes requisitos: 10.2.1- Terem piso no mesmo nvel do piso dos pavimentos internos da edificao e da caixa da escada enclausurada; 10.2.2- Serem ventilados por duto ou por janela abrindo diretamente para o exterior.

CIRCULAO VERTICAL
ESCADAS INCLAUSURADAS 11- A abertura para ventilao permanente por duto deve atender aos seguintes requisitos: 11.1- Estar situada junto ao teto; 11.2- Ter sua rea efetiva mnima de 70 cm2 e largura mnima de 1,20 m.

CIRCULAO VERTICAL
ESCADAS INCLAUSURADAS
12- A abertura para ventilao permanente por janela deve atender aos seguintes requisitos: 12.1- Estar situada junto ao teto; 12.2- Ter rea efetiva mnima de 82 cm2 e largura mnima de 1,20 m; 12.3- Estar situada a mais de 16 m de qualquer abertura na mesma fachada da prpria edificao ou de edificaes vizinhas que possam constituir, eventualmente, fonte de calor resultante de incndio.

CIRCULAO VERTICAL
ESCADAS INCLAUSURADAS 13- A comunicao da antecmara com a escada e o pavimento dever ser protegida por porta corta-fogo leve; 14- Na antecmara no poder ser localizado qualquer equipamento, exceto os pontos de iluminao;

CIRCULAO VERTICAL
ESCADAS INCLAUSURADAS
15- Os dutos de ventilao devem atender ao seguintes requisitos: 15.1- Terem suas paredes resistentes ao fogo por duas horas; 15.2- Terem somente aberturas na parede comum com os vestbulos, nas condies do item 10; 15.3- Terem as dimenses mnimas, assinaladas em planta, de vo livre, de 1,20 x 0,70 m;

CIRCULAO VERTICAL
ESCADAS INCLAUSURADAS
15.4- Elevarem-se no mnimo 1 m acima de qualquer cobertura, podendo ser protegidos contra intempries, na sua parte superior, por qualquer material; 15.5- Terem, pelo menos, em duas faces acima da cobertura, venezianas de ventilao com rea mnima de 1 m2 cada 15.6- No serem utilizados para localizao de equipamentos ou canalizaes.

CIRCULAO VERTICAL
ESCADAS INCLAUSURADAS

CIRCULAO VERTICAL
ESCADAS INCLAUSURADAS
ONDE UTILIZAR
Nas edificaes residenciais coletivas e transitrias, as pblicas, comerciais , industriais escolares, hospitalares, laboratoriais e de reunio de pblico, com mais de 2 (dois) pavimentos e rea construda, em qualquer pavimento, igual ou superior a 1.000 m2;

CIRCULAO VERTICAL
ESCADAS INCLAUSURADAS
ONDE UTILIZAR Nas de 20 (vinte) ou mais pavimentos, qualquer que seja a rea construda, tero, pelo menos, 2 (duas) escadas com distncia, no mnimo, igual a metade da maior dimenso da edificao no sentido dessa dimenso, de modo que nenhum ponto do piso deixe de ter livre acesso a todas as escadas, nem fique a mais de 35 m da escada mais prxima ou rampa, conforme o esclarecimento grfico:

CIRCULAO VERTICAL
ESCADAS INCLAUSURADAS
DEVERO TER ESCADAS DE SEGURANA: EDIFICAES COM MAIS DE 2 PAVIMENTOS E REA CONSTRUDA IGUAL OU SUPERIOR A 1.000M2 EM QUALQUER PAVIMENTO Edificaes de mais de 2 pavimentos e rea construda inferior a 1.000m2, em qualquer pavimento, que no podero ter nenhum ponto distando mais de 35m da escada mais prxima.

CIRCULAO VERTICAL
ESCADAS INCLAUSURADAS
ESCADAS INTERNAS ENCLAUSURADAS OU DE SEGURANA
Essas escadas devem ser projetadas em edifcios residenciais e comerciais que tenham mais de 5 andares, respeitando o Cdigo de Obras de cada municpio e devem ser aprovadas pelo Corpo de Bombeiros previamente.
0,15 1,20 8 7 6 5 4 3 2 1 S
1,20

1,20

10 11 12 13 14 15 16 D
p

1,20

1,20

1,20

circulao

elevador sem escala

elevador

Blondel: 2h+p=0,64

CIRCULAO VERTICAL
ESCADAS INCLAUSURADAS
ESCADAS INTERNAS ENCLAUSURADAS OU DE SEGURANA

sem escala
Hall de servio elevador ante cmara

1,80 1,20

8
1,20

1,20

1,20

0,15

1,20

1,20

1,20

Blondel: 2h+p=0,64

16

15

14

13

12
p

11

10

CIRCULAO VERTICAL
ESCADAS INCLAUSURADAS

CIRCULAO VERTICAL
ESCADAS INCLAUSURADAS

CIRCULAO VERTICAL
ESCADAS INCLAUSURADAS

CIRCULAO VERTICAL Escadas


Concluses e recomendaes:
uma tarefa imprecisa a comparao genrica de custos entre os diversos tipos de escadas disponveis, uma vez que so necessrias as dimenses da construo e o material a ser utilizado. Portanto, difcil dizer qual escada a mais barata. importante lembrar, como j foi dito, que o tipo de material e a quantidade utilizada so os fatores principais a serem considerados no custo de construes. Obviamente o oramento com diversos fornecedores de mo-de-obra imprescindvel para a reduo total dos gastos. Faz-se necessria a consulta a especialistas em construo civil e a integrao das opinies de diversos profissionais especializados na rea (engenheiros, arquitetos, pedreiros, etc.), para a construo de escadas seguras, econmicas e funcionais.

CIRCULAO VERTICAL
Rampas

CIRCULAO VERTICAL
RAMPAS Declive. Superfcie inclinada que constitui, dentro ou fora dos edifcios, elemento de circulao vertical. Substituindo a escada tradicional, exige, no entanto, muito maior espao para seu desenvolvimento. Para pedestres, sua inclinao mxima tolervel de 15%. Inclinaes maiores so possveis nos acessos a garagens.

CIRCULAO VERTICAL
RAMPAS
As escadas ou rampas devem ter largura mnima de 90 cm (noventa centmetros) e passagem com altura mnima nunca inferior a 2,00 m (dois metros), salvo disposio contrria existente em norma tcnica. As escadas e rampas de uso comum ou coletivo e as escadas de incndio devem ser dotadas de corrimo e obedecer s exigncias contidas na NBR 9077. Em caso de uso secundrio ou eventual, ser permitida a reduo de sua largura at o mnimo de 60 cm (sessenta centmetros). O elevador em uma edificao no dispensa a construo de escada ou rampa. O piso das rampas deve ser revestido com material antiderrapante e obedecer s seguintes declividades mximas: I - 12% (doze por cento) se o uso for destinado a pedestres; II - 25% (vinte e cinco por cento) se o uso for exclusivo de veculos automotores.

CIRCULAO VERTICAL
RAMPAS
As rampas de acordo com a sua inclinao, classificam-se em: Rampas de pouca inclinao, de at 6, que no requerem um pavimento especial contra o deslizamento; Rampas de mdia inclinao, de 6 a 12, que requerem um pavimento rugoso que evita o deslizamento; Rampas inclinadas, de 12 a 25, que exigem um pavimento com ressaltos transversais ou a subdiviso do plano da rampa em largos degraus de pouca inclinao. A separao entre os ressaltos transversais deve ser constante ao longo da rampa e igual ao comprimento do passo normal.

CIRCULAO VERTICAL
RAMPAS
EXEMPLO: ao calcularmos uma rampa para automveis, a declividade aconselhada de 20%, se precisarmos vencer uma altura de + 1,40 m tendo como referncia o nvel 0,00 da rua:

Sen & = B/A


B = 1,40

A = 12

Sen 12 = 1,40/A A = 1,40/0,20

RAMPAS
Clculo para Comprimento das Rampas

RAMPAS
Clculo para Comprimento das Rampas
1- As rampas para uso coletivo de pedestres ou paraplgicos, no podero ter largura inferior a 1,20 e sua inclinao atender, no mnimo, a relao 1:10 de altura para comprimento. 2- As edificaes multifamiliares com acesso comum devero, obrigatoriamente, possuir acesso especial em rampa para uso de paraplgicos com largura mnima de 1,20 m e inclinao mxima de 12,5% (1:8). Esta rampa dever dar acesso direto ao corredor ou circulao principal e, caso haja elevador, ao "hall" do pavimento de acesso. 3- As rampas podero substituir as escadas enclausuradas desde que sejam cumpridas os mesmos requisitos aplicveis escada, e ainda terem uma inclinao de no mximo 12% e apresentarem o piso revestido de material antiderrapante e serem providas de corrimo.

RAMPAS
Clculo para Comprimento das Rampas
4- As rampas destinadas ao acesso de veculos s garagens em subsolo ou pavimento elevado obedecero aos seguintes parmetros: 4.1- Terem inclinao mxima de 20%, devendo sempre existir um trecho horizontal de 6,00 m no mnimo entre dois lances de rampa e na parte final de chegada das mesmas; 4.2- Terem largura mnima de 2,50 m quando construdas em linha reta e 3,00 m quando em curva, cujo raio mnimo dever ser de 5,50 m;
5- As rampas para acesso a subsolo ou pavimento elevado, devero ter incio no mnimo a 2,00 m para o interior da linha limite de afastamento frontal, sendo para este efeito considerado um limite mximo de 3,00 m para a medida do "afastamento".

RAMPAS

Palcio do Planalto Braslia Oscar Niemeyer

Museu Oscar Niemeyer - PARAN

CIRCULAO VERTICAL
Elevadores

CIRCULAO VERTICAL
ELEVADORES
Segundo o Cdigo de Obras e as normas tcnicas das edificaes em geral, fica estabelecido que: obrigatria a instalao de, no mnimo, um elevador nas edificaes de mais de trs pavimentos acima do trreo, e de, no mnimo, dois elevadores, no caso de mais de sete pavimentos acima do trreo.

CIRCULAO VERTICAL
ELEVADORES Na contagem do nmero de pavimentos no computado o ltimo, quando de uso exclusivo do penltimo, ou destinado a dependncias de uso comum do condomnio ou, ainda, dependncias de zelador.

CIRCULAO VERTICAL
ELEVADORES
Os espaos de acesso ou circulao fronteirios s portas dos elevadores devem ter dimenso no inferior a 1,50 m (um metro e cinqenta centmetros). Alm destas exigncias deve ser apresentado projeto de instalao e clculo de trfego, compatveis com as normas da ABNT.

CIRCULAO VERTICAL
ELEVADORES
Para o projeto da caixa de elevadores e das casas de mquinas necessrio antes de mais nada, definir a capacidade (lotao da cabina) e a velocidade dos elevadores. Esse clculo de trfego deve obedecer a Norma NB-596 da ABNT (Associao Brasileira de Normas Tcnicas). Devem ser consultadas tambm as empresas fornecedoras dos elevadores.

CIRCULAO VERTICAL
ELEVADORES

0,80 1,70

PLANTA DO POO DO ELEVADOR Escala 1:25

0,23

1,70

CIRCULAO VERTICAL
ELEVADORES
PLANTA DA CASA DE MQUINAS PARA 01 ELEVADOR Dimenses mnimas para casa de mquinas referente a dois elevadores para edifcio 1,00m 1,00m residencial
proj. do poo do elevador

1,50 m
1,00m 1,00m

P 0,80m x 2,10m

0,90 m

CIRCULAO VERTICAL
ELEVADORES
Dimenses mnimas para casa de mquinas referente a dois elevadores para edifcio residencial
1,50 m

1,00m 1,00m

proj. do poo do elevador

1,00m 1,00m

1,50m

P 0,80m x 2,10m

CIRCULAO VERTICAL
ELEVADORES
Exemplos de dimenses mnimas verticais para o poo do elevador e casa de mquinas
VELOCIDADE m / min. 60 75 90 105 120 m/s 1,00 1,25 1,50 1,75 2,00 MIN. MIN. MIN.

P (mm) Q (mm) H (mm) 1.500 1.500 1.500 1.900 1.900 4.500 4.500 4.500 4.500 4.500 2.500 2.500 2.500 2.500 2.500

H (pd mnimo 2,50 m)

CIRCULAO VERTICAL
ELEVADORES
P DIREITO MNIMO: Espao Tcnico = 1,50 m LTIMA PARADA Para informaes detalhadas, projetos definitivos ou clculos de trfego necessrio consultar tcnicos de empresas especializadas. Casa de Mquinas = 2,50 m

Casa de Mquinas

Q (do piso da ltima parada ao piso da casa de mquinas mn.= P T = percurso

Espao Tcnico

Para informaes detalhadas, projetos definitivos ou clculos de trfego necessrio consultar tcnicos de empresas especializadas.

4,50)

2,10m

CIRCULAO VERTICAL
ELEVADORES
DESENHO ESQUEMTICO DAS PLANTAS DO TICO

8 7 6 5 4 9 10 11 12 13 14 15

barrilete

3 2

espao tcnico

16

circulao

tico pav. inferior sem escala

CIRCULAO VERTICAL
ELEVADORES

caixa dgua

8 7 6 5 4 3 2 9 10 11 12 13 14 15 16

casa de mquinas

A
Capacidade = _______

circulao

tico pav. superior sem escala

CIRCULAO VERTICAL
ELEVADORES
NBR 6492 - Representao de projetos de arquitetura NBR 8196 - Emprego de escalas em desenho tcnico NBR 8402 - Execuo de carcter para escrita em desenho tcnico NBR 8403 - Aplicao de linhas em desenhos - Tipos de linhas - Larguras das linhas NBR 10067 - Princpios gerais de representao em desenho tcnico

CIRCULAO VERTICAL
ELEVADORES
NBR 10068 - Folha de desenho - leiaute e dimenses NBR 10647 - Desenho tcnico NBR 12298 - Representao de rea de corte por meio de hachuras em desenho tcnico NBR 13142 Dobramento de cpia de desenho tcnico

You might also like