You are on page 1of 16

Tho Lerner Sandra Eloiza Paulino 09/10/2013

PAVAS 2013

Conceito

Explica Define Estabelece limites Agrupa

Conceituando Violncia Sexual - PAVAS / FSP / USP - 2013

Foco:
Garantia de direitos a mulheres em situaes de violncia
Proteo jurdica Abrigamento Abortamento legal

Lacunas:
Meninos e homens em situaes de violncia sexual Mulheres agressoras

Conceituando Violncia Sexual - PAVAS / FSP / USP - 2013

Foco:
Criao de servios de urgencia (pronto socorro) Preveno e tratamento de sequelas fsicas
Profilaxia DSTs e gestao Abortamento legal

Lacunas
Dificuldades em diagnstico Situaes crnicas de violncia

Conceituando Violncia Sexual - PAVAS / FSP / USP - 2013

Foco:
Investigao de crime Responsabilizao do criminoso

Lacunas:
Dificuldade na obteno de provas Morosidade do processo legal Pouca ateno s necessidades das pessoas vitimizadas

Conceituando Violncia Sexual - PAVAS / FSP / USP - 2013

Foco:
Sequelas psicolgicas decorrentes do abuso

Lacunas :
Grande variao das respostas dos envolvidos, especialmente em situaes de abuso crnico

Conceituando Violncia Sexual - PAVAS / FSP / USP - 2013

Foco:
Definir fatores que permitam a identificao e o controle de pessoas capazes de cometer atos de violncia sexual

Lacunas
Transfere aos profissionais de sade a responsabilidade pelo controle e diagnstico Possibilidade de inimputabilidade na defesa

Conceituando Violncia Sexual - PAVAS / FSP / USP - 2013

Pedofilia
Transtorno de preferncia sexual (DSM-IV-TR), que causa desconforto psquico Nem todo pedfilo comete abuso sexual. A maioria dos abusadores sexuais no pode ser diagnosticado como pedfilo

Conceituando Violncia Sexual - PAVAS / FSP / USP - 2013

Foco:
Aumento da circulao e da audincia de diferentes formas de mdia Obter mobilizao emocional dos ouvintes

Lacunas:
No promove proteo No prope discusso/informao No beneficia os envolvidos

Conceituando Violncia Sexual - PAVAS / FSP / USP - 2013

Mltiplos conceitos e abordagens utilizados pelos diferentes atores envolvidos

Conceituando Violncia Sexual - PAVAS / FSP / USP - 2013

O conceito de Violncia sexual abrange:


Abuso sexual
Explorao sexual

PAVAS / FSP / USP - 2010

1.

2.

3.

Abuso sexual o contato ou interao entre uma criana ou adolescente e um adulto, quando a criana ou adolescente est sendo usado para estimulao sexual do executor ou de outra pessoa. O abuso sexual pode ser cometido por uma pessoa de menos de 18 anos, quando o executor est numa posio de poder ou controle sobre a vtima. (National Center for Child Abuse and Neglect ,USA) Abuso um termo usado para definir uma forma de maus tratos de crianas e adolescentes, com violncia fsica e psicolgica associada, geralmente repetitivo e intencional e, por isso, praticado, mais frequentemente, por familiares ou responsveis pelo(a) jovem. (Christoffell e cols., Council on Ethical and Juridical Affairs AMA, 1992) Por sevcias sexuais s crianas entendem-se sevcias exercidas sobre uma criana por um adulto ou por uma pessoas de mais idade que ela, para fins de prazer sexual (Organizao Mundial de Sade).

4.

5.

6.

O abuso sexual se define como a participao de uma criana ou de um adolescente menor em atividades sexuais, as quais no capaz de compreender, que so inapropriadas sua idades e a seu desenvolvimento psicosocial, que sofrem por seduo ou fora, e que transgridem os tabus sociais. H. Kempe (fundador da ISPCAN International Society for Prevention of Child Abuse and Neglect) O abuso sexual de crianas seria qualquer contato sexual entre uma criana e um adulto maior, cujo propsito tenha sido a gratificao sexual do atacante. (Relatrio Oficial do UNICEF, 1986) O abuso sexual consiste numa situao de dominao na qual o dominador impe atividades sexuais ao dominado (Daniel Welzer-Lang, 1988).

7.

Abuso sexual a situao em que uma criana ou adolescente usado para gratificao de um adulto ou mesmo de um adolescente mais velho, baseado em uma relao de poder, incluindo desde manipulao da genitlia, mama ou nus, explorao sexual, voyeurismo, pornografia, exibicionismo, at o ato sexual com ou sem penetrao, com ou sem violncia( ABRAPIA, 1992)

8. Violncia sexual todo ato ou jogo sexual, relao hetero ou homosexual, entre um ou mais adultos e uma criana ou adolescente, tendo por finalidade estimular sexualmente esta criana ou adolescente ou utiliz-los para obter uma estimulao sexual sobre sua pessoa ou de outra pessoa. (Maria Amlia Azevedo)

9. Abuso sexual todo o ato ou jogo sexual, relao hetero ou homosexual, cujo agressor esteja em estgio de desenvolvimento psicosocial mais adiantado que a criana ou o adolescente. Tem por inteno estimul-la sexualmente ou utiliz-la para obter satisfao sexual. Estas prticas erticas e sexuais so impostas criana ou adolescente pela violncia fsica, ameaas ou indues de sua vontade (FIOCRUZ/ENS/CLAVES, 1994).

Qualquer atividade de natureza sexual ou ertica que envolva uma relao de poderes desigual, onde um dos participantes no tem possibilidade de escolha
Por Intimidao Por Ascendncia Por Imaturidade
PAVAS

You might also like