You are on page 1of 38

PLANO DE EMERGNCIA

NBR 15219/2005 - Plano de Emergncia contra Incndio / NR- 23

Wellington H.C. da Silva

Tc Seg do Trabalho

INTRODUO

Em virtude do grande nmero de vtimas que os incndios tem causado nos locais de maior concentrao humana, principalmente edifcios e, tendo como causas principais falta de conhecimento dos melhores locais de sada, causando pnico, correria, ocasionando quedas e pisoteamentos, pessoas retidas em elevadores e outras falhas, se faz necessrio o planejamento e a execuo de exerccios de abandono de emergncia.

OBJETIVO

Preparar os funcionrios para um rpido e eficiente abandono do edifcio, fbrica, escolas, hospitais etc, em caso real de incndio ou qualquer outra emergncia. Definir o atendimento e as potenciais situaes de emergncia conforme plano vigente e nas consideraes do departamento de segurana.

RAZES PARA A ELABORAO DE UM PLANO DE EMERGNCIA


Estabelece cenrios de acidentes para os riscos identificados. Define princpios, normas e regras de atuao aplicada aos cenrios possveis. Organiza os meios de socorro o prev misses que competem a cada um dos intervenientes. Permite desencadear aes oportunas, destinadas a minimizar as consequncias do sinistro. Evita confuses, erros, atropelos e a duplicao de atuaes. Prev e organiza antecipadamente a atuao e a evacuao. Permite rotina e procedimentos, os quais podero ser testados, atravs de exerccios de simulao.

Aplicaes
Visando

em princpio o bem estar e a vida, as instalaes e dependncia a o meio ambiente.

Detalhamento

Toda situao de emergncia tratada com padronizao obtendo vrias etapas.

Responsabilidades

Todas as responsabilidades, de ao, preveno, dentre outras, sero de responsabilidades dos setores diretamente voltados para o evento e de forma alguma sero tomadas decises isoladas, tendo como objetivo que as decises sejam tomadas no mnimo com duas pessoas sendo estas voltadas para o acontecimento.

Um plano de emergncia deve, por isso, ter as seguintes caractersticas:

Simplicidade. Flexibilidade. Dinamismo. Adequao. Preciso.

Observar e se adequar atentamente s mudanas vigentes: LEGISLAO CONTRA INCNDIO. LEGISLAO AMBIENTAL. NR. NBR.

Quem

pode elaborar um plano de emergncia??????

Pessoa Habilitada.

O plano se desenvolve a partir de uma emergncia, podendo evoluir para um plano de abandono ou evacuao.

CONSTATAO DA EMERGNCIA

O alarme de incndio acionamento poder se dar manualmente atravs de botoeiras ou automaticamente por detectores.

O alarme de incndio quando acionado ir disparar os indicadores sonoro e visual no setor correspondente e tambm ser notado na central de alarme e deteco localizada na portaria. Sendo setorizado, o alarme s ser audvel para as pessoas daquele setor at que se acione o alarme geral na central de alarme.

ACIONAMENTO DO ALARME PARA TREINAMENTO E MANUTENO

O acionamento do alarme fora das situaes de emergncia depender de planejamento prprio executado pelo Grupo Coordenador do Plano de Emergncia.

setor devem ser avisadas De preferncia, os testes sero feitos nos fins de semana ou em horrios fora do expediente normal

Quem pode acionar o alarme de emergncia?

Quem pode acionar o alarme de emergncia?

Como se Divide um Plano de Emergncia.

A Emergncia ou toque de brigada (toque intermitente) O Abandono (toque contnuo) A Evacuao

A Emergncia ou chamada de brigada (toque intermitente)

Um fato, um acontecimento que vai proporciona ou ocasiona o abandono de uma fbrica ou de outro estabelecimento.

O Abandono (toque contnuo)

Sada voluntria dos funcionrios do local onde se encontra at uma rea de segurana.

A Evacuao

a retirada de algumas pessoas at a rea de segurana, que por algum motivo no conseguiram se ausentar da fbrica, e isto s poder ser executado por uma brigada de emergncia ou um bombeiro.

EFETIVO

Todo o efetivo utilizado no evento ter funes especificas bem como sua hierarquia imputada dentro do efetivo envolvido no evento.

Grupo coordenador do plano de emergncia


Analisar, comandar e executar as aes de emergncia. 1 Segurana do trabalho 2 Medicina do trabalho 3 Segurana patrimonial 4 Coordenadores de abandono 5 Manuteno 6 Brigada de incndio

COMPOSIO DA BRIGADA DE INCNDIO


GERENTE DE BRIGADA

CORDENADOR DE BRIGADA

LDER E SUB LDER

BRIGADISTA

PORTARIA

COMPONENTES ENVOLVIDOS

Administrao Pblico (1) fixo que desenvolve funes administrativas no interior das dependncias da empresa. Produo Pblico (2) fixo que desenvolve funes na rea da produo da empresa. Visitantes e terceiros Pblico (3 e 4) flutuante que desenvolve no interior da fbrica aes consideradas de curto prazo.

Seguimento do plano de emergncia

Primeiramente calma, ao ouvir o alarme de emergncia, todos os funcionrios devem manter a calma, desligar seus equipamentos e preparar-se para a evacuao. Deflagrada a emergncia, os funcionrio com nvel de liderana (gerente / encarregado ) devero permanecer no seu local de trabalho e preparar os demais funcionrios / terceiros e visitantes, para uma eventual evacuao.

Abandono de Fbrica.

a sada organizada total ou parcial dos funcionrios e parceiros que estejam na empresa ou setor, em fila (um funcionrio atrs do outro) para a rea de segurana, no caso de situaes de emergncias internas ou externas, que coloquem em risco a integridade fsica das pessoas.

Todos devero dar as mos (a noite) para evitar correrias ou tumultos; Cuidados adicionais devem ser tomados com relao a decidas de escadas; Os grupos de abandono ou evacuados devero ser orientados para avanarem degrau a degrau, ou seja, passo a passo; Suspender toda as ligaes internas e/ou externas que no estejam ligadas a e emergncia; Somente podero dirigir-se ao local da emergncia, os funcionrios integrantes da brigada de emergncia; Fica suspenso a entrada de qualquer pessoa a unidade, salvo dos membros da brigada e/ou corpo de bombeiros.

REA DE SEGURANA

um local externo onde sero conduzidos os funcionrios / terceiros e visitantes, em situaes de emergncias, para uma rea considerada segura.

Rota de fuga

o itinerrio do local onde voc se encontra at o local de segurana que se percorre andando.

ROTA DE FUGA

AREA DE SEGURANA

PONTO A Destinado ao pessoal da administrao, localizao a decidir.

PONTO B Destinado ao pessoal da produo, local a decidir. PONTO C Destinado aos terceiros, localizao , o mais prximos possvel da portaria. PONTO D Destinado a visitantes, localizao, o mais prximo possvel da portaria. Os pontos C e D so controlados e monitorados pela portaria.

Portaria

Suspender as atividades normais de entrada e sada de pessoas, materiais, veculos e comunicao por telefone; Ficar alerta quanto comunicao no rdio; Coibir retorno e funcionrios rea sinistrada ; Aguarda instrues do lder da brigada; Revisar minuciosamente os visitantes, que na sequncia sero libertados.

AO TMINO DO EVENTO

Retornar para as atividades normais aps ser liberado pela equipe de segurana: 1- O ponto B para que a empresa rapidamente retorne sua atividade 2 - O ponto A Para que os trabalhos administrativos sejam retomados 3 - O ponto C Para que os terceiros assumam novamente suas atividades, seus veculos e funes. 4 - O ponto D Geralmente so dispensados para seguirem seus destinos, salvo por determinao contraria.

ATITUDES SIMPLES CONTRA INCNDIOS:

O fogo procura espao para queimar e ir busca-lo, se voc as pessoa no estiverem protegidos. Se algum ficar isolado, mantenha a calma tente de alguma forma anunciar sua presena (gritos barulho, quebra vidros etc...) Mantenha-se vestido e molhe suas roupas. Se estiver dentro de uma sala, jogue pela janela tudo que puder queimar facilmente: cortinas, tapetes, cadeiras, plsticos, etc. Com a ajuda de uma mesa deitada, tampo voltado para o fogo, protejase do calor irradiado, que se propaga em linha reta. No tente salvar objetos. Primeiro salve sua vida depois dos demais. Oriente a todos que ao abrir uma porta, proteja-se contra a parede. O fogo que deve estar do outro lado poder atingi-lo diretamente no rosto, ao receber ao jato frio da porta aberta. Se um incndio ocorrer em um escritrio ou apartamento, abandone imediatamente. Muitas pessoas morrem por no acreditarem que o fogo pode se alastrar com rapidez. No autorizido terceiros e colaboradores manusear, equipamentos de combate incndio. No deixe que pessoas saltem de planos elevados. Muitas pessoas morrem, sem imaginar que o socorro pode chegar em minutos.

Plano de emergncia

OBRIGADO!

You might also like