You are on page 1of 16

O avano da cincia e da tecnologia tem papel fundamental em nossas vidas, pois foi com o intuito de favorecer a humanidade e o meio

ambiente que estes foram desenvolvidos, porem muitas vezes o aprimoramento tecnolgico pode gerar profundas controvrsias em relaes aos aspectos morais, ticos, sociais ou econmicos. Um exemplo disso so os trangnicos que embora sejam largamente utilizados ainda levantam duvidas sobre suas vantagens e desvantagens.

Organismos geneticamente modificados OGM , so aqueles que tiveram genes estranhos, de qualquer outro ser vivo, inseridos em seu cdigo gentico. O processo consiste na transferncia de um ou mais genes responsveis por determinada caracterstica num organismo para outro organismo ao qual se pretende incorporar esta caracterstica. Do ponto de vista legal (no Brasil): conceituado como OGM, o organismo cujo material gentico tenha sido modificado por qualquer tcnica de engenharia gentica, definida, por sua vez, como atividade de manipulao de molculas DNA/RNA recombinantes (Lei n 8.974, de 5 de janeiro de 1995)

Eles surgiram na dcada de 1970, quando foi criada a tcnica do DNA recombinante e a engenharia gentica produziu um filhote comercial: insulina humana feita por bactrias modificadas, com menor taxa de rejeio entre os diabticos. As primeiras plantas transgnicas, ou seja, obtidas por engenharia gentica, comearam a ser testadas em campo no incio da dcada de 80.

Mtodos Fsicos

Microinjeo Biobalistica

Mtodos Biolgicos

Bactrias Vrus

A - Aparelho de bombardeamento B Calos de tecido vegetal C -Tecido transformado selecionado D - Plantas regeneradas E - Plantas cultivadas F - Plantas transgnicas adultas

Os transgnicos hoje j nos trazem uma srie de benefcios que por vezes nem sabemos que atribudo a eles, por exemplo: Na Agricultura 1. Resistncia a herbicidas 2. Resistncia a vrus e fungos 3. Resistncia ao ataque de insetos 4. Modificao na composio e qualidade dos leos 5. Alterao na qualidade nutricional de alimentos 6. Produo de metablitos secundrios para indstria farmacutica 7. Biofbricas de uma srie de compostos que antes eram extrados com baixo rendimento de outros vegetais.

Na Medicina 1. Insulina produzida em larga escala 2. Vacinas para meningite e hepatite B 3. Produo de Hormnios de crescimento humano 4. Imunotoxinas que auxiliam no combate ao Cncer No Meio Ambiente 1. Despoluio de guas 2. Despoluio de solo 3. Reteno de metais pesados 4. Melhoria da qualidade do ar 5. Reduo na quantidade de pesticidas utilizados.

Prs

Contras
1. sade humana Aumento das alergias. Prejudicar seriamente o tratamento de algumas doenas de homens e animais. Isto ocorre porque muitos cultivos possuem genes de resistncia antibitica. Se o gene resistente atingir uma bactria nociva, pode conferir-lhe imunidade ao antibitico, aumentando a lista, j alarmante, de problemas mdicos envolvendo doenas ligadas a bactrias imunes. Em torno de 8% da populao mundial tem alergia a protenas contidas na soja.

2. Ao meio-ambiente Fluxo gnico: pode ocorrer a transferncia de genes da planta transgnica para uma espcie diferente que pode ser um parente silvestre ou plantas daninhas sexualmente compatveis podendo gerar desequilbrio nas cadeias alimentas e no prprio ecossistema; Boa parte dos chamados transgnicos, recebem um gene que os tornam resistentes a herbicidas e inseticidas. Assim, podem receber mais agrotxicos que o usual. Impactos sobre a biodiversidade E outros efeitos colaterais que no podem ser previstos a curto prazo.

H relatos que afirmam a importncia dos transgnicos no combate fome, tendo em vista o crescimento mundial da populao e a necessidade de um aumento na produo de alimentos. Porm no que se refere transgenia, apenas 2% das atuais pesquisas mundiais com transgnicos esto relacionadas ao aumento da produtividade, enquanto 74% se ocupam com o desenvolvimento de plantas resistentes a herbicidas e 19% com resistncia a insetos. Alm disso o modelo agrcola baseado na utilizao de sementes transgnicas a trilha de um caminho insustentvel. O aumento dramtico no uso de agroqumicos decorrentes do plantio de transgnicos exemplo de prtica que coloca em cheque o futuro dos nossos solos e de nossa biodiversidade agrcola. Fome no mundo: a soluo agricultura para sempre Para os agricultores que cultivam plantaes convencionais ou orgnicas, a contaminao e a insero em massa de sementes transgnicas no mercado tm implicado em prejuzo. Eles tm perdido o direito de vender suas safras como convencionais ou orgnicas, que so mais valorizadas no mercado, e ainda por cima so obrigados a pagarem royalties por algo que eles no queriam.

Por que o Greenpeace se ope aos transgnicos?


Consequncias desconhecidas - O Greenpeace faz campanha contra a liberao de transgnicos ou organismos geneticamente modificados (OGMs) no meio ambiente e se ope ao seu uso na alimentao humana e animal. Para a organizao, os resultados da utilizao de transgnicos so imprevisveis, incontrolveis e desnecessrios. Perda de Biodiversidade - Sabemos que as consequncias nocivas de novas tecnologias muitas vezes s podero ser percebidas aps muitos anos. Entre as possveis consequncias dos transgnicos, os cientistas preveem o empobrecimento da biodiversidade, o que pode interferir negativamente no equilbrio ecolgico e na segurana alimentar. Aumento do uso de agrotxicos - A utilizao de transgnicos com resistncia a herbicidas na agricultura pode levar ao aparecimento de superpragas e ao desequilbrio ecolgico do solo, alm da contaminao do solo e dos lenis de gua, devido ao uso intensificado de agrotxicos.

Ameaa segurana alimentar Antigamente, pensar em patentear plantas, animais ou genes no poderia sequer ser considerado. Hoje, com a patente sobre a vida, o produtor tem que pagar royalties pelas plantas patenteadas e as sementes que produzem, por todas as geraes futuras. Isso uma ameaa segurana alimentar e biodiversidade. Falta de estudos Conseqncias preocupantes para a sade humana seriam o aparecimento (ou aumento) de alergias provocadas por alimentos geneticamente modificados; o aumento da resistncia a antibiticos; e o aparecimento de novos vrus, mediante a recombinao de vrus engenheirados com outros j existentes. Os transgnicos esto sendo utilizados de forma indiscriminada na alimentao humana e animal, pois no foram feitos estudos suficientes que comprovem a sua segurana.

CURIOSIDADES
ANDi: o primeiro primata transgnico Em 11 de Janeiro de 2001, cientistas norte americanos do Centro Regional de Pesquisas sobre Primatas de Oregon, nos Estados Unidos, anunciaram ao mundo a produo do primeiro primata transgnico, um robusto e brincalho filhote de macaco Rhesus, que recebeu o nome de ANDi. Esse nome significa, em ingls, de trs para frente, DNA inserido. Muitos animais transgnicos foram at agora produzidos, incluindo roedores, porcos, cabras e ovelhas, mas at ento nenhum primata. ANDi recebeu um gene extrado de uma espcie de guaviva; esse gene regula a produo de uma protena fluorescente e de colorao esverdeada quando iluminada por laser, de tal modo que as clulas portadoras desse gene brilham quando visualizadas por um microscpio especial. O impacto provocado por ANDi no se deve tanto importncia do gene transplantado, e sim ao fato de esse filhote construir uma prova viva de que a tecnologia para a produo de primatas geneticamente modificados vivel. O objetivo dos cientistas desenvolvimento de macacos com genes humanos, de maneira que possam atuar como modelos ideais para a pesquisa de doenas como os males de Alzheimer e Parkinson, alm de vrios tipos de cncer e da Aids. Na avaliao dos cientistas idealizadores de ANDi, os macacos transgnicos, por serem muito parecidos com seres humanos, devero acabar com o abismo entre ns e os camundongos e sero nossos aliados na luta contra doenas diversas.

Fim

You might also like