You are on page 1of 36

ENGENHARIA CIVIL

INTRODUO ENGENHRIA CIVIL

OBJETIVO: Apresentar ao aluno de engenharia civil o universo de possibilidades que essa carreira oferece e a misso para com a sociedade e o meio ambiente.

EMENTA: Definio e histria da Engenharia civil; Panorama da profisso no Brasil e no mundo; O papel do engenheiro na sociedade; Sistema CONFEA/CREA e ABNT; Cdigo de tica Profissional; Possibilidades profissionais ao final do curso; O projeto pedaggico do curso.

COMPETNCIAS Entender a importncia e o contexto da profisso de Engenheiro Civil; Utilizar de forma correta, durante o exerccio profissional, as entidades relacionadas; Posicionar-se de forma crtica sobre as vrias habilidades de sua profisso; Iniciar o projeto individual de construo da carreira.

HABILIDADES DO ENGENHEIRO
Soluciona Problemas Inovao tica Comunicador Equipe Liderana Competncia Pensamento crtico Pensamento Lgico Organizao Bom senso Criatividade Envolvimento com a Comunidade

VALORES E ATITUDES
Orientar o aluno ingressante no desenvolvimento de atividades acadmicas, objetivando a melhoria do ensino aprendizado; Capacidade de adaptao evoluo tecnologia e dos mtodos e tcnicas aplicados Engenharia; Comunicar-se eficientemente nas formas escrita e oral Compreender e aplicar a tica e responsabilidade profissionais

CONTEDO PROGRAMTICO

UNIDADE I O que Engenharia Histria da Engenharia A profisso do Engenheiro no brasil e no mundo Perfil do Engenheiro Exerccio e tica profissional Entidades regulamentadoras da classe CONFEA/CREA

CONTEDO PROGRAMTICO

UNIDADE II reas da Engenharia Projeto Pedaggico do Curso O Engenheiro Administrador/Empreendedor Possibilidades profissionais ao final do curso

ATIVIDADES DISCENTES Participao nas discusses em sala de aula PROCEDIMENTOS DE AVALIAO Participao nas discusses em sala de aula Trabalhos em grupo ou individuais Lista de exerccios Relatrio das Atividades Prticas, Visitas e Palestras Prova individual escrita Itens adicionais (pontualidade, participao, disciplina)

BIBLIOGRAFIA BAZZO, Walter Antonio; PEREIRA, Luiz Teixeira do Vale. Introduo engenharia. 6 ed. Florianpolis: Universidade Federal de Santa Catarina, c2000. v.. 274p. 4 reimp. 2005.

MACEDO, Edison Flvio; PUSCH, Jaime Bernardo. Cdigo de tica profissional comentado: engenharia, arquitetura, agronomia, geologia, geografia, meteorologia. Braslia: Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, 2002. v.. 248p.
PEREIRA, Lgia Maria Leite. Sistema CONFEA/CREA: 75 anos construindo uma nao. Braslia: CONFEA, 2008. v.. 238p.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR DYM, Clive L. et al. Introduo engenharia: uma abordagem baseada em projeto. 3 ed. Porto Alegre: Bookman, 2010. v.. 346p. TELLES, Pedro Carlos da Silva. Histria de Engenharia no Brasil: sculos XVI XIX. 2 ed. Rio de Janeiro: Clavero, 1994. v.1. 650p. BROCKMAN, Jay B. Introduo engenharia: modelagem e soluo de problemas. Rio de Janeiro: LTC - Livros Tcnicos e Cientficos, 2010. v.. 294p. Reimp. 2013.

BIBLIOGRAFIA INTERNET Site Institucional do CREA no RN http://www.crea-rn.org.br/ Site Institucional do CONFEA http://www.confea.org.br/

ENGENHEIRO Vem de engenho, engenhoso latim in generare faculdade de saber, criatividade 200 d. c. Autor Cristo Tertuliano ataque romano a Cartago uso do arete descrito como ingenium 1200 d. c. responsvel por desenvolver engenhos de guerra - ingeniator

O QUE ENGENHARIA?

A engenharia a arte da aplicao dos princpios matemticos, da experincia, do julgamento e do senso comum, para implementar ideias e aes em beneficio da humanidade e da natureza. A engenharia a aplicao das matemticas e das cincias, para criar algum elemento de valor, a partir dos recursos naturais.

E numa definio mais ampla: o conjunto de conhecimentos cientficos e tecnolgicos de base fsico-matemtico, que com a tcnica e a arte analisa, cria e desenvolve sistemas e produtos, processos e obras fsicas, mediante o emprego da energia e de materiais, para proporcionar humanidade com eficincia e sobre bases econmicas, bens e servios que lhe deem bem estar com segurana e crescente qualidade de vida, preservando o meio ambiente.

DEFINIO DA ENGENHARIA CIVIL

a parte da engenharia que se dedica ao PLANEJAMENTO, PROJETO, CONSTRUO e MANUTENO de estruturas como edificaes, pontes, estradas, tneis, obras hidrulicas.
TAIS COMO:

EDIFCIOS

PONTES

VIADUTOS

RODOVIAS

BARRAGENS

OBRAS HIDRULICAS

QUANDO A ENGENHARIA IMITA A ARTE

Seis mil anos de evoluo:

Templos, palcios, canais: comearam a fazer parte da paisagem cerca de dois mil anos depois do aparecimento das primeiras habitaes familiares; Entre os sculos VI e XVIII, os conhecimentos da rea foram aproveitados sobretudo para fins militares (fortalezas e muralhas ao redor das cidades); E fins religiosos (catedrais).

Antiguidade e Idade Mdia Construo de cidades; Aquedutos; pontes; estradas; templos, catedrais, etc.

Via pia (Ano70 D.C)

PONTE ROMANA NOS ALPES (Ano 10 D.C.)

AQUEDUTO ROMANO NA FRANA (ANO 20 D.C.)

ERA MODERNA Escolas: sculo XVIII. A partir da fundao da cole de Ponts et Chausses, em 1747, na Frana. 1744 primeiro curso formal de Engenharia Civil na Politcnica de Paris, Frana. A partir da ocorreu a separao entre a engenharia civil e militar. Primeiras escolas eram voltadas para o ensino prtico (tcnicas e processos): siderurgia, tecelagem, mquinas a vapor. Sc XVIII : sistematizao dos conhecimentos, desenvolvimento da matemtica e compreenso dos fenmenos fsicos.

cole de Ponts et Chausss

SCULOS XIX E XX Realizao de grandes obras, como: ferrovias, rodovias, pontes, barragens, tneis, edifcios altos, canais, sistemas de saneamento, portos, aeroportos, metrs, etc. Forneceram as bases cientficas da moderna Engenharia Civil.

Aplicao de conhecimentos cientficos soluo de problemas; Substituio gradual do empirismo (prtica transmitida pelos mais experientes); Primeiro Engenheiro : o ingls John Smeaton (1724-1792) intitulou-se Engenheiro Civil.

PONTE DE GARABIT FRANA - 1884 (PROJETO: ENGENHEIRO CIVIL GUSTAVE EIFFEL)

TORRE EIFFEL SMBOLO DE PARIS 1889

CANAL DO PANAM 1887 1914: ENGENHEIRO CIVIL JOHN F. WALLACE E ENGENHEIRO CIVIL JOHN F. STEVENS

You might also like