You are on page 1of 29

O Que P L A N E J A R P Definir tema Montar equipe Escolher Lder Escolher logotipo Distribuir tarefas

Quem Professor Alunos Alunos Alunos Lder

Quando 01/09/2009 08/09/2009 08/09/2009 15/09/2009 15/09/2009

Onde Eterj Eterj Eterj Eterj Eterj

Por que Iniciar projeto Desenvolver projeto Acompanhar projeto Registrar equipe Cumprir prazoz

Como Sorteio Pessoalmente Voto da maioria Pessoalmente (e-mail)

Quanto 5 grupos 5 alunos Diariamente Diariamente

E L M E N T O S

Digitar capa Desenvolver temas E X E C U T A R D Digitar e formatar

Alunos Alunos Alunos

20/09/2009 Diariamente 22/09/2009

Eterj Vrias fontes Equipe que define Casa/La n house Casa/ Lan house Eterj Eterj

Para professor Registrar contedo Concluir projeto

Equipe que define Copiar gravao Power point

7 cpias-

D E

Gravar para Drives

Alunos

29/09/2009

Pr defesa

Pen drive

Gravar CD

Alunos

06/10/2009

Preparar para o professor

Grupo define

T R A N S M I S S O

Treinar defesa Defender projeto

Alunos Alunos

29/09/2009 06/10/2009

Correo do projeto Nota NPC

Com o professor Auditrio

24.Minutos

Checar C

Verificar projeto

Lder

Diariamente

Eterj

replanejar

Pessoalmente

Agir A

Aprimorar recursos

Lder

Diariamente

Eterj

Qualidade total

Gerando recursos

SUMRIO
Elementos mecnicos para transmisses de movimentos (Unio de Veios); Transmisses por Correias; Transmisses por Polia; Transmisses por Correntes; Transmisses por Rodas de Atrito; Transmisses por Engrenagens; Redutores de Velocidade; Transmisses por Cabo de Ao; Referncia Bibliogrfica.

Elementos de Transmisso

Unio de Veios
Os Veios Coaxiais ou Coplanares so elementos que ajudam na eliminao da folga e assim evitando o atrito, tambm servem como compensadores de alinhamento entre outros beneficio na montagem de um conjunto.
E I X O S C O A X I A I S E C O P L A R I O S

Articulaes

Engrenagens

freios

Os Veios no coaxiais atuam diretamente na transmisso de movimento, cada um em sua real funo.

V E I O S N O C O A X I A I S

Correias e tambores (ou polias)


Correntes e rodas dentadas Rodas de atrito

Engrenagens

Correias
Tipos de Correias: Correias em V Lisa; Correias em V Dentada; Correias em V Conjugada ou Geminadas; Correias Duplo V ou Sextavadas.

Correias V Lisa
So utilizada geralmente para transmitir fora em maquinas grandes, o modelo mais simples de correias. Trabalham com grandes unidades de fora e rotaes

Correias em V Dentadas
So modelos utilizado geralmente por motores de quatro tempo, onde no pode haver alterao na relao, o que ocasionaria falha nos tempos, visto que, a Correia Dentada mais flexvel que a Lisa.

Correias em V Conjugada ou Germinadas


Foram projetadas para combinar a grande flexibilidade das correias planas com a eficincia das transmisses de Correia em V, sendo assim, as Correias com frisos se encaixam perfeitamente nos frisos das Polias.

Correias Duplo V ou Sextavadas


As correias em duplo-V ou sextavadas, ou ainda hexagonais, atendem s necessidades de sistemas de transmisso que utilizam eixos paralelos, proporcionando flexibilidade na direo longitudinal e rigidez na transversal.

POLIAS
Tipos de Polias: Polia Plana ou Abaloada; Polia para Correias em V.

Polia Plana ou Abaloada


A Polia com a superfcie plana conserva melhor as Correias e a Polia com a superfcie Abaloada guia melhor as Correias.

Polia para Correias em V


A Polia em V recebe o nome de Trapezoidal porque a superfcie na qual a Correia se assenta apresenta a forma de Trapzio ou da letra V

Correntes
Tipos de Correntes:
Correntes Dentadas; Corrente de Rolos.

Correntes Dentada
So correntes projetadas para equipamentos que solicitam esforos de trao. Para resistir aos esforos de trao, as foras atuam sobre as placas.

Corrente de Rolos
A transmisso por corrente de rolo um meio altamente eficiente e verstil para transmitir potncia mecnica em aplicaes industriais.

Rodas de Atrito
Os eixos so paralelos e as rodas giram em sentidos contrrios.

Engrenagens
A engrenagem o elemento mecnico composto de rodas dentadas que se ligam a um eixo rotativo, ao qual imprimem movimento.

Tipos de Engrenagens:
Engrenagens cnicas; Engrenagens retas; Engrenagens hipides; Engrenagens helicoidais; Engrenagem Cremalheira; Engrenagens de parafuso sem fim.

Engrenagens cnicas
Os dentes das rodas cnicas tem um formato tambm cnico, o que dificulta a sua fabricao, diminui a preciso e requer uma montagem precisa para o funcionamento adequado. A engrenagem cnica e usada para mudar a rotao e a direo da fora, em baixas velocidades.

Engrenagens retas
o tipo mais comum de engrenagem e o de mais baixo custo. usada em transmisso que requer mudana de posio das engrenagem em servio, pois fcil de engatar. mais empregada na transmisso de baixa rotao do que na de alta rotao , por causa do rudo que produz.

Engrenagens Hipides
So empregadas para transmitir movimento e cargas elevadas entre eixos que no se cruzam. Podem ser de diversos tipos de dentados espirais.

Engrenagens Helicoidais
usada em transmisso fixa de rotaes elevadas por ser silenciosa devido a seus dentes estarem em componente axial de fora que deve ser compensada por mancal ou rolamento. Serve para transmisso de eixos paralelos entre si e tambm para eixos que formam um ngulo qualquer entre si (normalmente 60 ou 90).

Engrenagem Cremalheira
uma barra de dentes destinada a engrenagens em que uma roda deitada. Assim pode se transformar um movimento de rotao em movimento retilneo ou vice-versa.

Engrenagens de parafuso sem fim


Esse tipo de engrenagem costuma ter redues de 20:1, chegando at a nmeros maiores do que 300:1. Muitas engrenagens sem-fim tm uma propriedade interessante que nenhuma outra engrenagem tem: o eixo gira a engrenagem facilmente, mas a engrenagem no consegue girar o eixo. Isso se deve ao fato de que o ngulo do eixo to pequeno que quando a engrenagem tenta gir-lo, o atrito entre a engrenagem e o eixo no deixa que ele saia do lugar. Essa caracterstica til para mquinas como transportadores, nos quais a funo de travamento pode agir como um freio para a esteira quando o motor no estiver funcionando.

Redutores de Velocidade
um dispositivo mecnico que reduz a velocidade (rotao) de um acionador. Seus principais componentes so basicamente: Eixos de entrada e sada, rolamentos, engrenagens e carcaa. O redutor de velocidade utilizado quando necessria a adequao da rotao do acionador para a rotao requerida no dispositivo a ser acionado.

Cabo de ao
Elemento de extrema importncia na operao de movimentao de materiais, realizando uma trao para tal procedimento com finalidade de transportar materiais.

Trabalhar em equipe ... Ser unir em prol do melhor Quando somamos foras e dividimos tarefas conseguimos adquirir para transmitir conhecimento e desenvolver um bom trabalho. A Equipe Transmisso Muito obrigado, pela Unio e Dedicao.
Fabiana Cristian

Referncia Bibliogrfica
Manual de manuteno tcnica-NuclepFrez. TRAUB; FEUP-Univercidade de Engenharia-Joo Manuel R. S. Tavares; Protec- Projetista de Mquina; http://pt.wikipedia.org/wiki/Engrenagem operadorponte.blogspot.com/.../cabo-deao.html www.serolf.pt/carretoscorr.htm

You might also like