You are on page 1of 28

Contabilidade Sistemas de Informao

Para que a informao contbil seja usada no processo de administrao, necessrio que essa informao contbil seja desejvel e til para as pessoas responsveis pela administrao da entidade.

Para os administradores que buscam a excelncia empresarial, uma informao, mesmo que til, s desejvel se conseguida a um custo adequado e interessante para a entidade. A informao no pode custar mais do que ela pode valer para a administrao da entidade.

Diante desses pressupostos bsicos para a informao contbil, fica claro o caminho a ser adotado para que a contabilidade se transforme em ferramenta de ao administrativa e se torne um instrumento gerencial. Para se fazer, ento, contabilidade gerencial, necessrio a construo de um Sistema de Informao Contbil Gerencial.

SISTEMA E

SISTEMAS DE INFORMAO

Sistema pode ser definido como um complexo de elementos em interao. Em outras palavras, sistema um conjunto de elementos interdependentes, ou um todo organizado, ou partes que interagem formando um todo unitrio e complexo.

Como uma resultante do enfoque sistmico, o todo deve ser mais que a soma das partes. Fundamentalmente, o funcionamento de um sistema configura-se a um processamento de recursos (entradas do sistema), obtendo-se, com esse processamento, as sadas ou produtos do sistema (entradas, processamento, sadas).

Os sistemas classificam-se em sistemas abertos e fechados. Os sistemas fechados no interagem com o ambiente externo. Existem sistemas fsicos e sistemas informacionais. A empresa um sistema aberto, bem como os sistemas de informaes, pois h um processo de interao com o ambiente.

Os elementos bsicos que compem um sistema so: objetivos do sistema, ambiente do sistema ou processamento, recursos ou as entradas do sistema, componentes do sistema, sadas do sistema, administrao ou controle e avaliao do sistema.

Podemos definir Sistema de Informao como um conjunto de recursos humanos, materiais, tecnolgicos e financeiros agregados segundo uma sequncia lgica para o processamento de dados e traduo em informaes, para com seu produto, permitir s organizaes o cumprimento de seus objetivos principais

Os sistemas de informao classificam- se em: Sistemas de informao de Apoio s Operaes Sistemas de Informao de Apoio Gesto.

Os sistemas de Apoio s Operaes tm como objetivo auxiliar os departamentos e atividades a executarem suas funes operacionais (compras, estocagem, produo, vendas, faturamento, recebimentos, pagamentos, qualidade, manuteno, planejamento e controle de produo etc.).

Os Sistemas de Apoio Gesto preocupam-se basicamente com as informaes necessrias para gesto econmico-financeira da empresa. O Sistema de Informao Contbil um sistema de apoio gesto, juntamente com os demais sistemas de controladoria e finanas.

Os sistemas de apoio gesto tm como base de apoio informacional as informaes de processo e quantitativas geradas pelos sistemas operacionais.

Pressupostos Bsicos A informao contbil precisa atender primeiramente a dois pressupostos bsicos, para que tenha validade no processo de gesto administrativa: a) Sua necessidade como informao b) Seu planejamento e controle

Planejamento e Controle
O sistema de Informao contbil deve produzir informaes que possam atender aos seguintes aspectos:

I Nveis Empresariais (estratgicos,tticos, operacional).


II Ciclo Administrativo (planejamento, execuo, controle).

III Nvel de estruturao da informao ( estruturada, semiestruturada, no estruturada).

Fundamentos de um Sistema de Informao Contbil Trs pontos so fundamentais para que um sistema de informao contbil tenha validade perene dentro de uma entidade. So os seguintes: *Operacionalidade *Integrao *Custo da Informao

Operacionalidade As informaes devem ser coletadas, armazenadas e processadas de forma operacional. O fundamento da operacionalidade significa que todos os que trabalham com a informao contbil devem saber e sentir que esto operando com dados reais, significativos, prticos e objetivos.

So caractersticas bsicas de operacionalidade :


a)Relatrios concisos b)Elaborados de acordo com as necessidades do usurio c)Coletados de informaes objetivas e de imediato entendimento pelo usurio

Integrao e navegabilidade de dados Considera-se um sistema de informao contbil como integrado quando todas as reas necessrias para o gerenciamento da informao contbil estejam abrangidas por um nico sistema de informao contbil.

Custo da informao No sistema de informao contbil deve ser analisado a relao custo-benefcio.

Construo dos relatrios e caractersticas da informao contbil

Viso do contador e posio do usurio Rapidez da informao e prazos para entrega dos relatrios Exatido

Plano de Contas Contbeis no Sistema de Informao Gerencial


Os planos de contas contbeis devero ser construdos tendo em vista os relatrios futuros que eles se originaro e a necessidade da interao de todo o sistema de informao contbil atravs da navegabilidade de dados.

Exemplo de contas adicionais a serem criadas no plano de contas


Ativo Permanente Aquisies do ms Baixas do ms Depreciaes

Sistemas de Informaes Contbeis Objetivo:


Proporcionar ao aluno, a compreenso do estado da arte dos sistemas de informaes econmico-financeiras dentro de uma viso atual de controladoria, considerando a sua influncia estratgica para as organizaes .

Sistemas de Informaes Contbeis Contedo Programtico


SISTEMAS DE INFORMAO INTRODUO CONCEITOS APLICADOS A CONTABILIDADE E A CONTROLADORIA EMPRESA COM SISTEMA E SUBSISTEMAS VISO SISTMICA DA EMPRESA SISTEMA INSTITUCIONAL SUBSISTEMA DE GESTO SUBSISTEMA FORMAL SUBSISTEMA SOCIAL SUBSISTEMA DE INFORMAO SUBSISTEMA FSICO-OPERACIONAL SISTEMAS OPERACIONAIS REAS DO SISTEMA OPERACIONAL CONTABILIDADE E CONTROLADORIA COMO SISTEMA DE INFORMAO CONTBIL SISTEMAS DE GESTO CONCEITOS INTEGRAO SISTEMAS DE SUPORTE A DECISO SISTEMAS DE INFORMAES GERENCIAIS CONCEITOS SISTEMAS INTEGRADOS CONCEITOS FASES DO PROJETO IMPLANTAO.

Sistemas de Informaes Contbeis Bibliografia


PADOVEZE, Clvis Lus.Contabilidade gerencial: um enfoque em sistema de informao contbil 3 Edio, SP Atlas 2000
PADOVEZE, Clvis Lus.Sistemas de Informaes Contbeis,2 Edio , SP Atlas 2000

You might also like