You are on page 1of 12

Vanguardas Europeias

Futurismo
Movimento idealizado pelo italiano Marinetti, propunha a rejeio ao passado, s tradies e ao academicismo. Preconizava o verso livre, a destruio da sintaxe. Em sntese, valoriza a construo de um novo mundo, dominado por homens superiores, senhores da tecnologia e

Museus: cemitrios!... Idnticos, realmente, pela sinistra promiscuidade de tantos corpos que no se conhecem. Museus: dormitrios pblicos onde se repousa sempre ao lado de seres odiados ou desconhecidos! Museus: absurdos dos matadouros dos pintores e escultores que se trucidam ferozmente a golpes de cores e linhas ao longo de suas paredes!
Fragmento "Fundao e manifesto do futurismo", 1908, publicado em 1909.

FUTURISMO

Cubismo
Representar os objetos com todas as suas partes num mesmo plano. como se eles estivessem abertos e apresentassem todos os seus lados no plano frontal em relao ao espectador. Na verdade, essa atitude de decompor os objetos no tinha nenhum compromisso de fidelidade com a aparncia real das coisas. Principais caractersticas: geometrizao das formas e volumes ; renncia perspectiva ; o claro-escuro perde sua funo ; representao do volume colorido sobre superfcies planas ; sensao de pintura escultrica ;

Com a tela As senhoras de Avignon, Picasso prope a destruio das imagens convencionais, estticas. Formas e planos descontnuos rompem com o realismo fotogrfico, constituindo imagens multifacetadas, tridimensionais. Destaca-se tambm a tcnica da colagem.

Cubismo

Dadasmo
Decepes em relao a incapacidade da cincias, religio, filosofia que se revelaram pouco eficazes em evitar a destruio da Europa. A palavra Dada foi descoberta acidentalmente por Hugo Ball e por Tzara Tristan num dicionrio alemo-francs. Dada uma palavra francesa que significa na linguagem infantil "cavalo de pau". Esse nome escolhido no fazia sentido, assim como a arte que perdera todo o sentido diante da irracionalidade da guerra. Dada foi um movimento de negao.

Dad seria algo infantil, prlgico, incompreensvel. Tal como a vida, a arte no possui, necessariamente um significado.

Dadasmo

Surrealismo
Foi a corrente artstica moderna da representao do irracional e do subconsciente. Preconizava a escrita automtica, um fluxo de palavras sem qualquer esforo de controle moral ou esttico. Manifesto do Surrealismo foi assinado por Andr Breton em outubro de 1924.

Nas duas primeiras dcadas do sculo XX, os estudos psicanalticos de Freud e as incertezas polticas criaram um clima favorvel para o desenvolvimento de uma arte que criticava a cultura europeia e a frgil condio humana diante de um mundo cada vez mais complexo. Surgem movimentos estticos que interferem de maneira fantasiosa na realidade.

Surrealism o

Expressionismo
a arte do instinto, trata-se de uma pintura dramtica, subjetiva, expressando sentimentos humanos. Utilizando cores irreais, d forma plstica ao amor, ao cime, ao medo, solido, misria humana, prostituio. Deforma-se a figura, para ressaltar o sentimento.

Principais artistas: Paul Czanne, Vicent Van Gogh, Toulouse-Lautrec, Kirchner, Paul Klee , Amadeo Modigliani e Munch.

Expressionism o

Fontes
www.historiadaarte.com.br http://literatura-edir.blogspot.com http://www.pitoresco.com.br

Preparado pela professora Cristiane Roveda Gonalves rovedacris.wordpress.com

You might also like