You are on page 1of 34

Aula 01

Os filsofos buscam constantemente solues para os problemas que o correm em seu meio podendo ser externo ou at mesmo interno. Eles buscaram em sua poca o que as organizaes buscam constantemente: planejamento, organizao das tarefas, direo e controle.

Plato (429 a.C. 347 a.C.) discpulo de Scrates - preocupou-se com os problemas de natureza poltica e social relacionados ao desenvolvimento do povo grego. Em sua obra, A Repblica, expe o seu ponto de vista sobre a forma democrtica de governo e de administrao dos negcios pblicos.

Aristteles (384 a.C. 322 a.C.), discpulo de Plato - Aristteles impulsionou o pensamento da Filosofia e no seu livro Poltica estudou a organizao do Estado e distingue trs formas de Administrao pblica: Monarquia, Aristocracia e democracia.

Nicolau Maquiavel (1469 1527) O Prncipe (escrito em 1513 e publicado em 1532) refere-se forma de como um governante deve se comportar.
Segundo Maximiano (2000, p.146), Maquiavel pode ser entendido como um analista do poder e do comportamento dos dirigentes em organizaes complexas.

- Se tiver que fazer o mal, o prncipe deve faz-lo de uma s vez. O bem deve faz-lo aos poucos. - O prncipe ter uma s palavra. No entanto, dever mudla sempre que for necessrio. - O prncipe deve preferir ser temido do que amado.

Francis Bacon (1561 1626) - considerado um dos pioneiros do pensamento cientfico moderno, fundador da Lgica Moderna baseada no mtodo experimental e indutivo (do especfico para o geral). Segundo Chiavenato (1983, p.22) com Bacon que encontra-se a preocupao com a separao experimental do que essencial em relao ao que acidental. Antecipou-se ao princpio da Administrao prevalncia do principal sobre o acessrio.

Ren Descartes (1596 1650) - O Discurso do Mtodo - mtodo cartesiano


- Princpio da Dvida Sistemtica ou da Evidncia no verdadeiro at que se saiba com evidncia, ou seja, como realmente verdadeiro. - Princpio da Anlise ou da Decomposio - dividir e decompor cada parte de um problema para analisar as suas partes separadamente. - Princpio da Sntese ou da Composio processo racional que consiste no ordenamento dos pensamentos, dos mais fceis e simples para os mais difceis e complexos. - Princpio da Enumerao ou da Verificao em tudo fazer recontagens, verificaes e revises de modo a tornar-se seguro de no ter havido qualquer omisso durante o processo de raciocnio (checklist).

Thomas Hobes (1588 1679) O homem primitivo era um ser anti-social por definio, atirando-se uns contra os outros pelo desejo de poder, riquezas e propriedades. O Estado surge como a resultante da questo, que, de forma absoluta, impe a ordem e organiza a vida social.

Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) desenvolveu a teoria do Contrato Social: O Estado surge de um acordo de vontades.

Karl Marx (1818 1883) e Friedrich Engels (1820 1895) propuseram uma teoria da origem econmica do Estado. Chiavenato (1983, p.23) escreve que, de acordo com Marx e Engels a dominao econmica do homem pelo homem a geradora do poder poltico do Estado, que vem a ser uma ordem coativa imposta por uma classe social exploradora. No Manifesto Comunista, ainda segundo Chiavenato, Marx e Engels afirmam que a histria da humanidade sempre foi a histria da luta de classes, resumidamente, entre exploradores e explorados.

Adam Smith (1723 1790) - criador da Escola Clssica da Economia.

em 1776 publica a sua obra Uma investigao sobre a natureza e as causas da riqueza das naes, mais conhecido como A Riqueza das Naes. Conforme Chiavenato (1983, p.30), para Adam Smith, a origem da riqueza das naes reside na diviso do trabalho e na especializao das tarefas, preconizando o estudo dos tempos e movimentos, pensamento que, mais tarde, Frederick Winslow Taylor e o casal Frank e Lilian Gilbreth viriam a desenvolver, fundamentando a Administrao Cientfica.

David Ricardo (1772 1823) - obra Princpios de Economia Poltica e Tributao, publicada em 1817. Segundo David Ricardo o crescimento da populao tenderia a provocar a escassez de terras produtivas. Tal como Adam Smith, Ricardo admitia que a qualidade do trabalho contribua para o valor de um bem. O trabalho era visto como uma mercadoria.

John Stuart Mill (1806 1873) - Princpios de Economia Poltica segundo Chiavenato (1983, p.31) apresenta um conceito de controle objetivando evitar furtos nas empresas. Acrescenta duas qualidades importantes, a fidelidade e o zelo.

Peter Drucker (A partir do Sc. XX) Preocupao com as novas formas de atuao do administrador enquanto individuo e da administrao enquanto prtica para que tal indivduo alcance e desenvolva a felicidade, zelo, controle do trabalho, utilidade do valor, a ordem, a organizao, e outros aspectos j evidenciados pelos filsofos clssicos diante de um mundo to complexo como o que vivenciamos hoje, chamado de mundo globalizado.

Atravs dos sculos, as normas administrativas e princpios de organizao pblica foram-se transferindo das instituies dos Estados (Roma, Atenas, etc.) para as instituies da nascente Igreja Catlica e para as organizaes militares.

Ao longo dos sculos, a Igreja Catlica foi estruturando sua organizao, sua hierarquia de autoridade, seu estado-maior (assessoria) e sua coordenao funcional, juntas eram comandadas por uma nica pessoa o Papa. Hoje a Igreja tem uma organizao hierrquica to simples e eficiente que a sua enorme organizao mundial pode operar satisfatoriamente sob o comando de uma s cabea executiva.

De qualquer forma, a estrutura da organizao eclesistica serviu de modelo para muitas organizaes que, vidas de experincias bem sucedidas, passaram a incorporar uma infinidade de princpios e normas administrativas utilizadas na Igreja Catlica.

A organizao militar tem influenciado enormemente o desenvolvimento das teorias da Administrao ao longo do tempo.

A organizao linear, por exemplo, tem suas origens na organizao militar dos exrcitos da Antigidade e da poca medieval. O principio da unidade de comando (pelo qual cada subordinado s pode Ter um superior) fundamental para a funo de direo. A escala hierrquica, ou seja, a escala de nveis de comando de acordo com o grau de autoridade e responsabilidade correspondente tipicamente um aspecto da organizao militar utilizado em outras organizaes.

Uma outra contribuio da organizao o princpio da direo, atravs do qual todo soldado deve saber perfeitamente o que se espera dele e aquilo que ele deve fazer. Mesmo Napoleo, o general mais autocrata da histria militar, nunca deu uma ordem sem explicar o seu objetivo e certificar-se de que haviam compreendido corretamente, pois estava convencido de que a obedincia cega jamais leva a uma execuo inteligente de qualquer coisa.

A Revoluo Industrial foi um fenmeno internacional, tendo acontecido de maneira gradativa, a partir de meados do sculo XVIII. A Revoluo Industrial provocou mudanas profundas nos meios de produo humanos at ento conhecidos, afetando diretamente nos modelos econmicos e sociais de sobrevivncia humana. Primeiramente em nvel local, regional, para, logo em seguida, dar incio Revoluo Industrial: em nvel internacional de larga escala.

1760 a 1860 : 1a. Revoluo Industrial, ou revoluo do carvo e do ferro; 1860 a 1914: 2a. Revoluo Industrial ou do ao e da eletricidade.

Comeou na Inglaterra, no setor da Indstria Txtil Mecanizao dos sistemas de produo. Burguesia Industrial
Maiores lucros Menores custos produo acelerada

Principal fonte de energia:


Carvo mineral Minrio de Ferro

Mo de obra; Consumo de tecido de l era muito maior que o de algodo (importados da ndia)

Parlamento Ingls: protecionismo 1764 maquina de fiar, 24X maior a produo James Hargreaves Bastidor Hidrulico de Richard Arkwright aumento de 200 a 300 vezes da produo. Mudana do local da produo:
Casas -> oficinas/fbricas perto dos cursos de gua fora motriz.

1851 das pessoas trabalhavam em fbricas de mdio e grande porte.

1760 exportava 250 libras tecido de algodo 1860 exportava mais de 5 milhes 1763 Surge a mquina vapor de James Watts transportes ferrovirios e martimos e na indstria de minerao. A exploso das ferrovias provocou um surto de expanso em todas as reas industriais
Carvo e matrias-primas Trilhos, locomotivas, vages, sinais...

Consequncias:
Mecanizao X Desemprego Revoluo Agrcola Produo agrcola de algodo X Caprino cultura xodo rural Excesso de mo de obra X Salrios Surgimento de doenas (Clera, tifo, tuberculose...) Mortalidade infantil Jornada de trabalho de 12 a 14 h/dia Fbricas sujas, acidentes de trabalho Preferncia pela contratao de mulheres e crianas

Consequncias
Cartismo Associao dos operrios que conseguem a primeira lei de proteo ao trabalho da criana (1833) e das mulheres (1842), tambm a limitao da jornada de trabalho a 10 h/dia (1847). 1857 Nova York Reivindicaes a jornada de trabalho, salrios das mulheres iguais aos dos homens e tratamento digno dentro das fbricas.

A 1a. Revoluo Industrial, passou por quatro fases: 1a. Fase: Mecanizao da indstria e da Agricultura, em fins do sec. XVIII; 2a. Fase: Aplicao da fora motriz indstria; 3a. Fase: O desenvolvimento do sistema fabril. O arteso desaparece para dar lugar ao operrio e fbricas, baseadas na diviso do trabalho. 4a. Fase: Um espetacular aceleramento dos transportes e das comunicaes.

A Partir de 1860, a Revoluo Industrial entrou na sua segunda fase: 2a. Revoluo industrial, provocados por trs fatos importantes:
O aparecimento do ao (1856) O aperfeioamento do dnamo (1873) O motor de combusto interna (1873) por Daimler

As caractersticas da 2a. Revoluo Industrial, so as seguintes:


Substituio do ferro pelo ao como material industrial bsico. Substituio do vapor pela eletricidade e derivados do petrleo como fontes de energia Desenvolvimento da maquinaria automtica e da especializao do trabalhador

As caractersticas da 2a. Revoluo Industrial, so as seguintes:


Transformaes radicais nos transportes e telecomunicaes (ferrovias e telgrafo) Crescente domnio da indstria pela cincia Desenvolvimento de novas formas de organizao capitalista

A organizao e a empresa moderna nasceram com a Revoluo Industrial graas a vrios fatores, como:
A ruptura das estruturas corporativas da Idade Mdia O avano tecnolgico e a aplicao dos progressos cientficos produo A substituio de um tipo artesanal por um tipo industrial de produo.

Integrao vertical Fuses e Incorporaes Gesto Empresarial


Compras, marketing, distribuio... Complexa estrutura administrativa

Lucro
Curto prazo X Longo prazo

Lucratividade da Cincia EUA


Adequao e aceitao de produtos padronizados

Energia eltrica
Aumento do lucro Diminuio do tamanho das mquinas Encarecimento da mo de obra domstica Indstria de utilidades domsticas

Explorao do trabalho infantil


Mesmas condies que os adultos (rgido e desumano) Baixos salrios, CH excessiva, multas por falhas... Vantagens (fiar, obedincia, custava menos, Salrio ou apenas alojamento e alimentao...) Comeavam aos sete anos de idade

Consequncias
Diviso do trabalho Produo em srie Linha de montagem

You might also like