You are on page 1of 38

PRAGAS DA CANA-DEAUCAR

Docente: Joo Luis Discentes: Euripedes Balsanufo Roberta Mendes

INTRODUO Os danos causados pelas pragas a cana so variados e podem ser observados em todos os rgos vegetais. Devido ao ataque de pragas, a cultura de cana-de-aucar contabiliza anualmente perdas muito altas. O uso incorreto dos defensivos agrcolas pode colaborar para o aumento das pragas, forando uma evoluo e surgimento de espcies resistentes a determinados inseticidas, causando reduo da produtividade pela dificuldade de controle. Para um controle eficiente das pragas, necessria a correta identificao e quantificao e consequentemente uma associao de mtodos de controle: culturais, comportamental, fsico, biolgico, qumico, entre outros.

Prejuzos econmicos
A cana-de-acar pode ser atacada por mais de 80 espcies de pragas, sendo que algumas delas, como alguns besouros e cupins, muitas vezes so observadas nas lavouras somente aps terem causado danos. Para uma produtividade de 80 toneladas por hectare, as perdas ocasionadas pela broca so de 616 quilos de cana, 28 quilos de acar e 16 litros de lcool, aproximadamente.

Controle de Pragas

Mtodos culturais: baseiam-se na utilizao dos conhecimentos ecolgicos e biolgicos das pragas, empregando prticas culturais. As mais comuns so: *Rotao de culturas; *Arao do solo; *poca de plantio e colheita; *Destruio de restos de cultura; *Cultura no limpo; *Poda; *Adubao e irrigao; *Plantio direto e outros sistemas de cultivo.

Mtodo de resistncia de plantas: baseia-se no emprego de plantas resistentes a inseto. ideal para ser utilizada em qualquer programa de manejo de pragas.

Mtodos de controle fsico: envolvem processos como queima, drenagem, inundao e temperatura.

Mtodos de controle por comportamento: baseiam-se nos estudos de fisiologia dos insetos. Esses mtodos no apresentam riscos de intoxicao para o homem e para animais domsticos, no geram resduos txicos e evitam desequilbrios ecolgicos. Uma das formas de controle por comportamento o uso de hormnios de inseto. Mtodo qumico: constitui-se no uso de inseticidas compostos qumicos e biolgicos que so aplicados, direto ou indiretamente, para matar insetos.

FORMIGAS CORTADEIRAS
Savas Essas so as formigas cortadeiras mais conhecidas no Brasil. As operrias, que possuem trs pares de espinhos no dorso do tronco e a superfcie dorsal lisa, sem tubrculos, so extremamente agressivas quando manuseadas. So facilmente reconhecidas porque apresentam grande variao no tamanho das operrias. Quenquns Suas operrias, que nem sempre demonstram agressividade, tm no dorso do tronco quatro ou cinco pares de espinhos e numerosos tubrculos na superfcie dorsal. Apesar serem parecidas com as savas, um ninho de quenqum fcil de ser reconhecido, porque raramente atinge a profundidade e o tamanho avantajado dos sauveiros e as colnias no apresentam soldados cabeudos como as savas.

CONTROLE DE FORMIGAS Na fase inicial de desenvolvimento, o combate s formigas deve ser feito com bastante rigor, usando pessoas treinadas para aplicao dos formicidas (p, isca ou gs).

BROCA DA CANA-DE-ACAR (DIATREA SACCHRALIS)

Tambm conhecida como Diatraea saccharalis, cujo adulto uma mariposa de hbitos noturnos, realiza a postura na parte dorsal das folhas. Nascidas, as lagartinhas descem pela folha e penetram no colmo, perfurando-o na regio nodal. Dentro do colmo, cavam galerias, onde permanecem at o estdio adulto.

Prejuzos diretos causados pela abertura de galerias: *Perda de peso e morte das gemas; *Tombamento pelo vento, se as galerias forem transversais; *Secamento dos ponteiros, conhecido como corao morto, na cana nova; *Enraizamento areo e brotaes laterais.

Sintomas de galeria transversal

Sintomas de corao morto .

Sintomas de enraizamento areo.

Prejuzo indireto causado pela abertura de galerias: Podrido vermelha do colmo, causada pelos fungos Colletotrichum falcatum e Fusarium moniliforme, que penetram pelos orifcios do colmo e invertem a sacarose, o que diminui a pureza do caldo.

CONTROLE

O mais eficiente o controle biolgico atravs de inimigos naturais que, criados em laboratrios, so liberados no campo. Algumas medidas culturais auxiliares podem ser adotadas, como o uso de variedades resistentes; o corte da cana o mais rente possvel do solo; evitar o plantio de plantas hospedeiras (arroz, milho, sorgo e outras gramneas) nas proximidades do canavial; e evitar queimadas desnecessrias.

Controle biolgico Por meio da vespinha Cotesia flavipes Este o mtodo mais empregado no Brasil para o controle da broca-da-cana.

BROCA-GIGANTE (TELCHIN LICUS)


A forma adulta da broca-gigante uma borboleta preta com uma faixa branca transversal nas asas anteriores. As asas posteriores apresentam uma faixa branca curva e sete manchas vermelhas na margem externa Os prejuzos causados pela broca-gigante so: *Galerias verticais; *Destruio completa do colmo por causa do tamanho; *Reduo do poder germinativo; *Corao morto; *Podrides. No existe um mtodo de controle eficiente da praga. Atualmente, o meio utilizado consiste na catao manual de larvas e captura de adultos com o uso de rede entomolgica.

Adulto da broca-gigante

Larva da broca-gigante

ELASMO (ELASMOPALPUS LIGNOSELLUS) Esta lagarta muito ativa, de colorao verde-azulada com a cabea marrom-escura. Ela se alimenta das folhas na fase inicial para, depois, alojar-se na parte inferior dos colmos rente ao solo, nas canas novas. A lagarta elasmo constri galerias compostas de terra e teia, abaixo da superfcie do solo. Durante o perodo de pupa, ela permanece prximo base da planta. A mariposa mede de 15 a 20 milmetros e de colorao cinza.

Os prejuzos causados pela lagarta elasmo so: *Amarelecimento da planta; *corao morto.

Esses prejuzos ocorrem devido s galerias no centro da cana e se manifestam, principalmente, nas canas recmbrotadas, mas os danos so piores na cana-planta, j que o nmero de brotaes menor.

CONTROLE Em glebas infestadas, onde a praga constitui problemas, pode-se indicar o controle qumico, por meio de pulverizaes de inseticidas.

CIGARRINHA-DA-RAIZ - MAHANARVA FIMBRIOLATA O macho de colorao vermelha com algumas faixas pretas longitudinais no dorso. J a fmea apresenta as mesmas caractersticas, mas marrom-escura. As formas jovens fixam-se nas razes, onde sugam a seiva. A infestao da cigarrinha-daraiz identificada pela presena de uma espuma esbranquiada semelhante espuma de sabo, na base da touceira

Espumas da ninfas da cigarrinha-da-raiz

Macho e fmea da Mahanarva fimbriolata.

Os prejuzos causados pela cigarrinha-da-raiz so:

*Extrao de grande quantidade de gua e nutrientes das razes pelas ninfas; *Reduo do teor de acar nos colmos; *Aumento do teor de fibras; *Aumento dos colmos mortos, o que diminui a capacidade de moagem; *Aumento do teor de contaminantes, o que dificulta a recuperao do acar e inibe a fermentao.

Controle biolgico A cigarrinha-da-raiz pode ser controlada pela aplicao de Metarhizium anisopliae, tambm chamado de fungoverde.

Controle qumico Para as ninfas, recomenda-se o uso dos inseticidas granulados, aplicados de um dos lados da touceira. Para adultos, recomenda-se a aplicao de um inseticida seletivo que no atinja inimigos naturais da cigarrinha.

PERCEVEJO-CASTANHO - SCAPTOCORIS

CASTANEA E ATARSOCORIS BRACHIARIAE Tanto os jovens quanto os adultos tm hbito subterrneo e sugam a seiva das razes. A forma jovem do percevejocastanho de colorao branca e a adulta, de colorao marrom. As duas espcies so fceis de ser distinguidas: oScaptocoris castanea marrom-escuro, enquanto o Atarsocoris brachiariae mais amarelado. Ambos exalam um cheiro desagradvel, que facilmente reconhecvel na abertura de sulcos.

Adulto do Scaptocoris castanea

Larva do Scaptocoris castanea

Os prejuzos causados pelo percevejo-castanho podem ser altos se a infestao for intensa. Por causa da grande quantidade de seiva perdida, as plantas atacadas apresentam:
*Murchamento; *Amarelecimento; *Secamento da cana.

Para o controle do percevejo-castanho necessrio: *Constatar a presena da praga durante o preparo de solo; *Demarcar a reboleira para o controle; *Aplicar inseticida granulado sistmico, como aldicarb, disulfoton, carbofuran e terbufs, no plantio.

CUPINS

Os cupins atacam os toletes, danificando as gemas, o que influi na germinao. Isso provoca falhas na lavoura e exige o replantio. Os prejuzos atingem dez toneladas de cana por hectare, anualmente. O ataque maior em terrenos arenosos

Ataque por cupins

Canavial atacado por cupins

Adulto do Heterotermes tenuis

Adulto do Neocapritermes sp.

CONTROLE O controle feito com a destruio dos ninhos e dos restos culturais, atravs de um profundo preparo do solo. No controle dos cupins subterrneos, recomendam-se, normalmente, aplicaes de inseticidas de longo poder residual, impedindo, assim, que esses insetos infestem as touceiras de cana.

BICUDO DA CANA-DE-ACUAR
- uma importante praga dos canaviais no estado de So Paulo. - As larvas desse inseto destroem rizoma da planta, causando prejuzos da ordem de 30 toneladas de cana por hectare, alm de reduzir a longevidade do canavial.

CONTROLE O principal mtodo de controle consiste na destruio das soqueiras, com o eliminador mecnico, preferencialmente no perodo de maio a setembro, aliado ao plantio de mudas insentas da praga.

Destruio mecnica de restos culturais

Enleiramento da palhada

Besouro Migdolus O besouro Migdolus fryanus (Coleoptera: Vesperidae) conhecido por sua grande capacidade destrutiva. Os danos so provocados por suas larvas, que se alimentam e destroem o sistema radicular de pelo menos dez famlias de plantas.

Danos e sintomas - Os danos so provocados pelas larvas de Migdolus, que se alimentam e destroem o sistema radicular das plantas em qualquer idade. - Com isso, pode haver grande reduo na absoro de gua e nutrientes pelas plantas, levando-as ao secamento e morte.

Controle mecnico e cultural

Prticas mecnicas e culturais tm sido de grande utilidade na reduo populacional ou na melhoria da cultura sob o ataque de Migdolus. 1) correta destruio das soqueiras de cana (reforma); 2) incorporao de matria orgnica; 3) adubao verde.

Controle por comportamento Embora poucos estudos tenham sido conduzidos com o feromnio sexual, existem boas perspectivas considerandose que o perodo de acasalamento restrito a alguns dias do ano. Esse perodo crtico para a sobrevivncia desse inseto e, se interrompido, pode afetar sua nova gerao. Para tanto, as reas devem ser monitoradas com feromnio sexual a partir do incio das chuvas a cada ano. Com o incio das revoadas, armadilhas devem ser instaladas a 30 m uma das outras nos carreadores principais, com o propsito de coletar o maior nmero de machos na rea.

Armadilhas com feromnio

NEMATIDES
So endoparasitas que penetram no tecido vegetal das razes, depositando e multiplicando ovos, ocorrem em reboleira . Prejuzos: os sintomas da parte area so reflexos dos ataques que se restrigem ao sistema radicular. Os nematoides injetam toxinas nas razes. As razes ficam pouco desenvolvidas, a planta fica com tamanho reduzido, ocorre murchamento da folhas nas horas mais quentes, queda prematura das folhas e nanismo. Reduo da produtividade agrcola. Controle: qumico com nematicidas quando detectada infestaes altas. Uso de variedades resistentes.

REFRENCIAS http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/cana-deacucar/arvore/CONTAG01_53_711200516718.html

http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/cana-deacucar/arvore/CONTAG01_131_272200817517.html

GALLO, D. et al. Entomologia agrcola. Piracicaba: FEALQ, 2002. 920 p.


http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/cana-deacucar/arvore/CONTAG01_132_272200817517.html

You might also like