You are on page 1of 18

Secretaria Municipal de Sade Assistncia Farmacutica SMS - Salvador

SELEO, PROGRAMAO E

AQUISIO

INTRODUO
Assistncia Farmacutica Conjunto de aes voltadas promoo, proteo e recuperao da sade individual e coletiva, tendo os medicamentos como insumos essenciais e visando viabilizao do acesso aos mesmos, assim como de seu uso racional. M.S.

INTERFACES DA ASSISTNCIA FARMACUTICA


A S S I S T E N C I A F A R M A C U T I C A

COORDENAO DOS PROGRAMAS ESTRATGICOS

INSTITUIES DIVERSAS CONSELHOS, ENTIDADES DE CLASSES, UNIVERSIDADES.

REAS TCNICAS DA SECRETARIA DE SADE

FORNECEDORES

REAS ADMINISTRATTIVAS DA SMS Ex Licitao, Procuradoria

CONSELHOS DE SADE NACIONAIS, ESTADUAIS E MUNICIPAIS

SELEO DE MEDICAMENTOS
Os medicamentos selecionados devem ser aqueles com eficcia e segurana comprovadas, ao melhor custo possvel, pois so imprescindveis para o tratamento das doenas prevalentes na populaoalvo, no mbito municipal, microrregional, estadual e nacional
fundamental uma seleo racional de medicamentos, de maneira a proporcionar maior eficincia administrativa e uma adequada resolutividade teraputica. Racionalidade na prescrio Instrumentos obtidos a partir da Comisso Farmcia e Teraputica (CFT) - RENAME - RESME - REMUME

SELEO DE MEDICAMENTOS
Fatores para o insucesso de uma Seleo:
Baixa qualidade tcnica do processo ou do produto, comprometendo sua resolutividade e aceitao;

Desinformao e/ou desconhecimento dispensadores acerca da REMUME;

dos

prescritores

No aceitao da REMUME pela equipe de sade; Irregularidade e descontinuidade no suprimento dos medicamentos selecionados, comprometendo a credibilidade quanto garantia dos tratamentos e, assim, a fidelidade dos prescritores REMUME.

PROGRAMAO
Por que Programar???
Para identificar as quantidades de medicamentos necessrias ao atendimento;

Para evitar compras e (descontinuidade no suprimento)

perdas

desnecessrias.
a serem

Para definir prioridades dos medicamentos adquiridos (de acordo com Recursos disponveis)

PROGRAMAO
PONTOS IMPORTANTES
Dados de consumo e demanda (atendida e no atendida)

Perfil Epidemiolgico local (morbimortalidades)


Dados populacionais

Conhecimento prvio da estrutura organizacional


Recursos financeiros disponveis

AQUISIO

Consiste num conjunto de procedimentos pelos quais se efetiva o processo de

compra dos medicamentos estabelecidos pela programao, com o objetivo de


suprir as unidades de sade em quantidade, qualidade e menor custo/efetividade, visando manter a regularidade e funcionamento do sistema. Considerada etapa CRTICA do ciclo (um elenco bem definido, boas condies de armazenamento e profissionais capacitados no adiantaro quando houver descontinuidade no suprimento dos medicamentos).

MTODOS LEGAIS DE AQUISIO

Lei Federal n0. 8.666/93: rege os processos de compra de bens e servios no setor pblico, instituindo normas para licitaes e contratos da administrao pblica.
LICITAO: conjunto de procedimentos administrativos que impe concorrncia sobre aquisies ou vendas e prepara o processo administrativo para a contratao, visando proporcionar administrao propostas vantajosas em relao a preo, prazos e qualidade, garantindo aos participantes igualdade de condies.

MTODOS LEGAIS DE AQUISIO

O artigo 15 da Lei 8666/93 recomenda, que as compras devem, sempre que possvel, ser processadas atravs de um Sistema de Registro de Preos. Esta a forma pela qual um certame licitatrio pode desenvolver-se, visando a trazer mais facilidades para s contrataes da administrao.
A vigncia da Ata de Registro de Preos de 12 meses, contados a partir da data da publicao no Dirio Oficial.

MTODOS LEGAIS DE AQUISIO REGISTRO DE PREO

O vencedor aquele que atender as condies solicitadas no edital e possuir o menor preo;

Ao contrrio da concorrncia convencional, no tem por objetivo a certeza da aquisio, mas apenas o compromisso de contrataes futuras e eventuais.

MTODOS LEGAIS DE AQUISIO

DISPENSA DE LICITAO
Pode ser aplicada em casos de Emergncias, situaes que possam causar prejuzos ou comprometer a segurana das pessoas, guerra, perturbao da ordem e calamidade pblica. INEXIGIBILIDADE DE LICITAO Diz respeito a situaes em que impossvel a competio. Ex.: H um nico produtor no mercado, para um determinado medicamento

REQUISITOS NECESSRIOS PARA UMA BOA AQUISIO


Pessoal qualificado com conhecimentos especficos na rea; Existncia de uma seleo e programao de medicamentos; Catlogo ou manual de especificaes tcnicas dos produtos

(www.compras.salvador.ba.gov.br);
Definio de responsabilidades no processo, fluxos e procedimentos operacionais; Conhecimento dos dispositivos legais; Eficiente sistema de informaes e gesto de estoques; Definio do cronograma de compras; Articulao permanente com todos os setores envolvidos no processo (Comisso de

Licitao COPEL, CAD, FMS, Procuradoria)


Instrumentos de controle e acompanhamento do processo de compra; Avaliao do processo de aquisio, considerando, tambm, a rea fsica e condies

tcnicas adequadas armazenagem dos medicamentos a serem adquiridos.

ATRIBUIES DO FARMACUTICO NA AQUISIO

Solicitar pedidos de compras, definindo especificaes tcnicas; Estabelecer requisitos tcnicos e participar da elaborao de normas administrativas que iro compor o Edital; Emitir parecer tcnico dos processos de compras relacionados a medicamentos; Acompanhar e avaliar o processo de compra e desempenho dos fornecedores.

CLASSIFICAO DOS MEDICAMENTOS PARA FINS DE AQUISIO

A classificao dos medicamentos para fins de aquisio dos medicamentos que compe a REMUME foi elaborada com base na origem da fonte de recursos utilizada para sua aquisio. A diviso constituda de seis elencos:
1. 2. Elenco Bsico: agrupa medicamentos definidos por Portarias do Ministrio da Sade, constituindo a Farmcia Bsica, alm dos itens dos Programas estratgicos do Governo. Elenco Bsico Complementar: grupo de medicamentos bsicos que complementam o elenco bsico, de acordo com o perfil epidemiolgico da populao, mas no so determinados por Legislao Federal. 3. Sade Mental: constitudo dos itens de controle especial contemplados pela Portaria 3237/2007, alm de itens padronizados pelo municpio destinados ao atendimento nas Unidades de Sade Mental e CAPS.

CLASSIFICAO DOS MEDICAMENTOS PARA FINS DE AQUISIO


4 . Medicamentos de Pronto Atendimento: usados em Unidades de
Pronto Atendimento e SAMU no contemplados nos elencos anteriores.

5. Medicamentos Especiais: agrupa todos os medicamentos que no so contemplados nos elencos anteriores, ou seja, no selecionados na REMUME. 6. Medicamentos de Aquisio Centralizada: so os medicamentos estratgicos do MS, com aquisio centralizada e repasse feito pelo gestor estadual/federal, no h compra por parte do municpio.

FLUXOGRAMA DE AQUISIO

1) Formao de requisio contendo justificativa,

especificaes, quantidade e exigncias tcnicas


2) Processo Licitatrio (Edital) 3) Propostas dos fornecedores 4) Julgamento das propostas (Parecer Tcnico) 5) Adjudicao

6) Homologao
7) Assinatura da Ata de Registro de Preo

Obrigada!!! farmacia.saude@salvador.ba.gov.br

You might also like