You are on page 1of 59

SISTEMA ESQUELTICO

O corpo humano tem aproximadamente 206, que formam o chamado sistema esqueltico. Os ossos so rgos vivos e dinmicos e, como os demais, tm vasos sanguneos e nervosos. Por isso, crescem e, quando so danificados, podem se recuperar. medida que se tornam mais velhos, os ossos se modificam ou so submetidos a situaes especiais. Quando no so usados, como, por exemplo, no caso de um membro paralisado, ficam enfraquecidos. Ao contrrio, quando suportam um aumento de carga por um longo perodo, podem se tornar mais resistente.

O osso tambm pode ser absorvido pelo organismo, como acontece com parte da mandbula aps a extrao de um dente. Portanto, uso ou desuso, carga de trabalho, posio e compresso, entre outros fatores, determinam modificaes nos ossos. Esse processo, tecnicamente denominado remodelao ssea, constante ao longo da vida, ou seja, o organismo est sempre formando e absorvendo massa ssea.

OSTEOPOROSE
uma das doenas mais comuns na atualidade, especialmente frequentemente em mulheres idosas e de meia idade. A osteoporose consiste na reduo progressiva da massa dos ossos, com aumento de sua porosidade, consequncia de uma taca de reabsoro ssea maior que a taxa de formao. O desenvolvimento dessa doena pode estar relacionado a fatores hormonais (queda dos estrognios), histria familiar, alcoolismo, tabagismo e sedentarismo. A osteoporose pode provocar dores e deformaes sseas, mas pode ser prevenida, ao menos parcialmente, com uma dieta rica em clcio e com exerccios

Os ossos do corpo humano possuem formatos variados. Para classificao, eles so divididos em grandes grupos: Longos quando o comprimento significativamente maior que a largura e espessura, como nos ossos dos braos, antebraos, coxas e pernas. Para efeito de estudo, os ossos longos so divididos em partes: as extremidades so denominadas epfises, entre elas fica o corpo ou difise.

Chatos ou planos quando o comprimento e a largura so equivalentes, sendo ambos consideravelmente maiores que a espessura, como na calota craniana ou na escpula.

Curtos quando o comprimento, a largura e a espessura se aproximam, como nos ossos do tarso, localizados nos ps.

Pneumticos quando possuem cavidades cheias de ar, denominadas seios, como no osso frontal e nos maxilares e temporais.

Irregulares quando as formas no se enquadram a nenhum padro predeterminado, como as vrtebras e alguns ossos da face.

Sesamoides pequenos ossos arredondados ou ovais, semelhantes a sementes de sesmo ou gergelim, que se formam no interior de tendes, como a patela, no joelho. Alguns ossos sesamoides so inconstantes, isto , podem estar presentes em algumas pessoas e em outras no. Em geral, surgem no interior dos tendes submetidos a maior atrito e tenso, ajudando na sua proteo

ESTRUTURA DE UM OSSO LONGO


Um osso longo em corte longitudinal revela uma camada mais densa de tecido sseo na periferia, o osso compacto, e uma camada interna com espaos areos entre colunas finas sseas, o osso trabeculado (ou osso esponjoso). No interior dessa camada interna h uma cavidade, o canal medular, onde se encontra a medula ssea a produo das clulas sanguneas, particularmente nos ossos longos e planos.

FRATURAS
As faturas so rupturas na estrutura do osso provocados por acidentes contusos (a popular pancada) ou fragilidade ssea. Podem ser dos seguintes tipos: Fraturas expostas uma ou mais extremidades fraturadas perfuram a pele e ficam expostas ao ambiente (h mais facilidade de ocorrer infeco por contaminao bacteriana). Fratura cominutiva ocorre maior destruio ssea, deixando vrios fragmentos de osso no local. Fratura impactada uma das extremidades fraturadas penetra a outra geralmente pelo canal medular.

Fratura em galho verde apenas um dos lados do osso se fratura, deixando o outro ntegro, porm encurvado. Mais comum em crianas devido maior flexibilidade do osso.

O conjunto dos ossos e das articulaes forma o esqueleto ou o sistema esqueltico. Suas funes so: Sustentao e conformao do corpo, j que os ossos so estruturas rgidas que sustentam o peso de toas as partes do corpo e do forma a elas. Proteo de vrios rgos nobres, como crebro, o corao e os pulmes, que ficam dentro de caixas sseas. Movimentao, graas aos msculos que esto fixados nos ossos. As articulaes ordenam e dirigem os movimentos. Armazenamento de minerais, como o clcio e o fsforo, que so essenciais em vrios processos realizados pelo organismo.

Produo de clulas do sangue, o que ocorre na medula ssea, localizada no interior de alguns ossos, como os do quadril e o fmur. O sistema esqueltico subdivide-se em duas partes principais: o esqueleto axial e o esqueleto apendicular. O axial constitudo por ossos que acompanham o eixo longitudinal central do corpo crnio, coluna vertebral e caixa torcica. O apendicular compreende os membros inferiores e superiores, alm da cintura plvica e da cintura escapular, que ligam, respectivamente, cada um desses membros ao esqueleto axial.

ESTUDO DO ESQUELETO AXIAL


Crnio O Crnio a poro mais superior do esqueleto axial. Ele repousa acima da coluna vertebral e possui 22 ossos, dos quais somente a mandbula amplamente mvel. Pode ser dividido em suas partes, de acordo com as suas funes: neural e visceral. O crnio neural, de localizao superior e posterior, abriga e protege o encfalo, que toda a parte do sistema nervoso, localizada dentro do crnio possuir oito ossos:

Um frontal, que delineia a testa. Dois parietais, no alto na cabea. Um occipital, na parte posterior da cabea ou nuca, estendendo-se para a base do crnio. Dois temporais, na pores laterais prximas s orelhas Um esfenoide, na base do crnio Um etmoide, na base do crnio, que ajuda na formao da rbita e das fossas nasais. Esse um osso de difcil localizao por estar situado profundamente no crnio

O crnio visceral ou face, de localizao anterior ou inferior, abriga e protege os rgos dos sentidos e dos aparelhos respiratrio e digestrio, como olhos, orelhas, nariz e boca. Essa parte do crnio possui 14 ossos: Dois zigomticos , que formam as maas do rosto. Dois maxilares, que incluem a arcada dentria superior. Uma mandbula, onde se implanta a arcada dentria inferior. Dois platinos, que formam parte do palato, tambm conhecido como cu da boca. Dois nasais, na poro externa e mais alta do nariz. Um vmer, no septo nasal.

Duas conchas nasais inferiores, no interior das fossas nasais. Dois lacrimais, dentro da cavidade orbitria.

To importante quanto conhecer os ossos que compe o crnio reconhecer alguns acidentes sseos, isto , proeminncias, depresses, fissuras ou aberturas que se destacam pelo relevo sseo e tem importncia na prtica diria.

Vista anterior do crnio Observam-se as duas rbitas, cavidades com bordas formadas pelos ossos frontal, maxilar e zigomtico, que abrigam os globos oculares. Mais abaixo, percebese a abertura piriforme, abertura anterior da cavidade nasal, delimitada pelos maxilares e pelos ossos nasais. Nota-se ainda o processo alveolar superior (osso maxilar) e o processo alveolar inferior (mandbula), onde se prendem os dentes superiores e inferiores respectivamente.

Vista Lateral do crnio O arco zigomtico, formado por partes do zigomtico e do temporal, serve para fixao do principal msculo envolvido na mastigao. O meato acstico externo, no osso temporal, a abertura externa do canal auditivo. O processo mastoide, estrutura arredondada posterior ao meato acstico externo, pode ser facilmente apalpado e serve de fixao para alguns msculos do pescoo.

Vista superior do crnio Essa perspectiva permite observar algumas das suturas cranianas: a sutura sagital ( entre os dois parietais), a sutura coronal (entre o frontal e os parietais) e a sutura lambdoide (entre o occipital e os parietais).

Vista inferior do crnio Na base do crnio h diversas aberturas, tecnicamente chamadas de forames. Os vasos sanguneos e os nervos que saem do encfalo passam atravs delas em direo s diversas partes do corpo e vice-versa. O maior forame o forame magno, no osso occipital, por ele passa a medula espinhal. Ele tem, de cada lado, um cndilo occipital, rea arredondada que articula o crnio com a coluna vertebral. Outras aberturas de destaque so o canal carotdeo, por onde entra no crnio a artria cartida interna, e o forame jugular, por onde sai do crnio a veia jugular interna. Na poro anterior observa-se o palato sseo, formado por partes de ossos maxilares e palatino.

Posteriormente v-se a protuberncia occipital externa, que pode ser palpada facilmente na regio posterior da cabea, na juno com o pescoo.

Vista interna da base do crnio Essa perspectiva permite a visualizao do assoalho do crnio, que pode ser dividido em trs fossas de alturas diferentes. A fossa anterior a mais rasa e contm a lmina crivosa do osso etmoide, por onde passam os nervos olfatrios em direo cavidade nasal. A fossa mdia formada em grande parte pelo esfenoide e contm a sela trcica, uma estrutura ssea em forma de sela de cavalo onde se abriga a glndula hipfise. A fossa posterior a mais funda, abrigando o tronco enceflico e o cerebelo.

Coluna Vertebral A coluna vertebral, parte tambm do esqueleto axial, o eixo sseo central do corpo humano. Suas funes so: Sustentao e transmisso do peso do corpo para o cho por meio dos ossos do quadril e dos membros inferiores. Mobilidade e flexibilidade do tronco e da cabea. Fixao das costelas e de diversos msculos Proteo da medula espinhal

Para realizar suas funes, a coluna precisa ser uma estrutura slida, resistente, porm mvel e flexvel, o que possvel graas sua composio por pequenos ossos, as vrtebras. A coluna formada por 33 vrtebras, e entre cada par de vertebra existe um disco intervertebral de fibrocartilagem que ajuda a amortecer o peso sustentado pela coluna.

Vrtebra

Disco Intervertebral

A coluna vertebral dividida nas seguintes regies: Cervical na altura do pescoo, sendo formada por sete vrtebras. Torcica no trax, onde se articulam as costelas, sendo formada por 12 vrtebras. Lombar na curvatura lombar, sendo formada por cinco vrtebras. Sacral articulada com o osso do quadril, para qual transmite peso que sustenta. formada por cinco vrtebras. Coccgea uma estrutura rudimentar de pequeno tamanho (equivalendo, no ser humano, cauda dos animais). formada por quatro vrtebras.

A coluna no uma estrutura retilnea, possuindo curvaturas consideradas normais. As regies torcica e sacrococcgea tm curvaturas de concavidade anterior denominada cifoses. As regies cervical e lombar apresentam curvaturas de concavidade posterior denominadas lordose. O exagero dessas curvaturas pode ser denominado hpercifose ou hiperlordose. A coluna normalmente no possui curvaturas laterais, e a existncia delas sempre consideradas patolgicas so as escolioses

ESTRUTURA DAS VRTEBRAS


Cada vrtebra da coluna composta por um corpo vertebral, que sustenta o peso transmitido coluna, e por um arco vertebral. Entre o corpo e o arco vertebral existe o forame vertebral, que acomoda a medula espinhal. Posteriormente, no arco, existe uma proeminncia, o processo espinhoso, que pode ser apalpado das costa. Vale notar que os corpos vertebrais vo aumentando de tamanho da base do crnio para a regio lombar. Ou seja: as vrtebras lombares so mais robustas que as cervicais por que so adaptadas para suportar mais peso.

Uma situao especial a da primeira e da segunda vrtebras cervicais. A primeira delas, denominada atlas, no tem corpo vertebral e permite a flexo e extenso da cabea ao articular-se com o crnio, como acontece do gesto de dizer sim. A segunda vrtebra cervical, a xis, apresenta uma salincia, o dente da xis, por meio da qual que articula com o atlas. Essa ligao permite os movimentos de rotao da cabea, como o do gesto de dizer no

CAIXA TORCICA
A caixa torcica a terceira parte do esqueleto axial, sendo formada pela coluna torcica, que a poro torcica da coluna vertebral, pelas costelas (verdadeiras, faltas e flutuantes) e pelo esterno. Sua forma semelhante a de uma gaiola, pela posio de suas costelas, que na parte de trs se prendem s vrtebras torcicas. Na parte da frente, as costelas se ligam ao osso esterno por meio das camadas cartilagens costais.

O externo um osso alongado e achatado. Localizado no meio do peito, cuja funo dar sustentao anterior s costelas. Ele dividido em trs partes: a superior denomina-se manbrio, a parte mais abaixo dita corpo do esterno e a parte mais inferior, uma estrutura pequena e pontuda, recebe o nome de processo xifoide. Entre o manbrio e o corpo h uma protuberncia palpvel, o ngulo do esterno. Na direo dele, insere-se a segunda cartilagem costal

As costelas consistem em 12 pares de ossos em forma de arco que vo da coluna em direo ao esterno. So classificadas assim: Verdadeiras ligadas ao esterno, cada qual por sua prpria cartilagem. No total, so 7 pares Falsas no se ligam diretamente ao esterno, mas fundem suas cartilagens com as outras, unindo-se, por fim, stima costela, A borda inferior da caixa torcica assim formada chamada de rebordo costal. No total, so trs pares. Flutuantes no se ligam ao esterno. No total so 2 pares

ESTUDO DO ESQUELETO APENDICULAR


Membro superior O membro superior composto por ombro, brao, antebrao e mo. Anatomicamente, braos apenas a poro compreendida entre o ombro e o cbito, embora o termo seja popularmente usado para denominar membro superior como um todo. No ombro est localizado a cintura escapular, formada pela escpula, por meio da qual se articulam os ossos do brao. E pela clavcula, que se prende ao esqueleto axial por meio do manbrio esternal.

O brao tem apenas um osso longo, o mero. Na sua epfise encontramos a cabea do mero, estrutura arredondada que serve para a articulao com a escpula. Na epfise distal existem reas que se articulam com ossos do antebrao

O antebrao, por sua vez composto por dois ossos, a ulna e o rdio, sendo a ulna medial e o rdio lateral. A articulao entre o antebrao e a mo se faz entre epfise distal do rdio e os ossos do carpo, formando a articulao radiocrpica. A ulna se separa da mo por um disco de fibrocartilagem.

Na mo h trs grupos de ossos Carpo constitudo por oito ossos dispostos em duas fileiras que se articulam com o rdio, dando forma ao punho. So eles: escafoide, semilunar, piramidal, pisiforme (fileira proximal), trapzio, trapezoide, capitato e hamato ( fileira distal). Metacarpo formado por cinco ossos, os metacarpos de cada dedo, que ficam numa regio intermediria entre os ossos do carpo e dos dedos, na regio da palma da mo. Quirodctilos so os dedos das mos, formados pelas falanges proximal mdia e distal para cada dedo (exceto para o polegar, que no tem a falange mdia).

MEMBRO INFERIOR
O membro inferior composto por quadril, coxa, perna e p. Anatomicamente, perna apenas a poro compreendida entre o joelho e o tornozelo, embora o termo seja popularmente usado para denominar o membro inferior como um todo. A cintura plvica formada, pelos ossos do quadril, que se articulam com o sacro, formando a pelve ssea, at recentemente denominada bacia e ainda conhecida popularmente assim. Na criana, o quadril formado por trs ossos : o lio, o squio e o pbis, que se fundem na juventude para formar um osso s.

A coxa tem um nico osso, o maior do corpo humano: o fmur, que se articula com o osso do quadril na cavidade denominada acetbulo. O fmur possui na sua epfise proximal uma cabea arredondada, e, logo abaixo, uma regio mais fina denominada colo do fmur - local comum de fraturas em pacientes idosos com perda de massa ssea. Na epfise distal encontram-se os cndilos do fmur, que o articulam com a tbia. Ainda na poro inferior da coxa, situada no tendo do seu principal msculo, est o maior osso sesamoide do corpo humano: a patela, antiga rtula. Seu posicionamento anterior ao joelho.

A perna formada por dois ossos: a tbia e a fbula, sendo a tibia medial e a fbula lateral. Na epfise proximal da tbia encontra-se a tuberosidade tibial, local de insero muscular. Pontos anatmicos importante da poro distal da perna so as salincias sseas que podem ser palpadas de cada lado do tornozelo: o malolo medial, na tbia, e no malolo lateral, na fbula. O p formado pelos seguintes conjuntos sseos: Tarso constitudo por sente ossos que se articulam com a tbia e a fbula, formando o tornozelo. So eles tlus (que se articula com a tbia), calcneo (que se apoia no cho), cuboide, navicular e trs cuneiformes (medial, lateral e intermedirio)

Metatarso formado por cinco ossos intermedirios entre os ossos do tarso e os dedos do p. H um metatrsico para cada dedo Pododctilos so os dedos dos ps, formados pelas falanges proximal, medial e distal para cada dedo. Somente o hlux, popularmente chamado de dedo do p, no tem a falange mdia

You might also like